20 Situações em que pode poupar

poupar-dinheiro 20 Situações em que pode pouparNo dia-a-dia acabamos por gastar e desperdiçar mais porque nos esquecemos de coisas tão simples como reciclar ou reutilizar.

Pequenos truques simples podem fazer com que consigamos poupar imenso dinheiro e ainda podem ser os responsáveis por ganharmos o bichinho da poupança!

Veja um exemplo de 20 situações em que pode poupar e comece a pôr em prática aquelas que mais lhe agradarem!

VAMOS POUPAR – 20 SITUAÇÕES 

  1. Reutilize garrafões para colocar algumas plantas de varanda – Corte o garrafão um pouco acima da metade, faça uns furos no fundo e tem um prático vaso para plantas a custo zero. Pode colocar alface, tomate-cereja, ervas aromáticas ou outra da sua preferência.
  2. Faça refeições limpa-frigoríficos – Um ou dois dias por semana declare a refeição de limpa-frigoríficos. Utilize os restos de refeições e recicle numa nova. Omeletes, quiches e salteados são boas opções.
  3. Guarde os frascos de doce – Se tem frascos de doce ou mel vazios lave e guarde. Assim poderá reutilizá-los para os seus doces caseiros em vez de comprar novos.
  4. Faça os seus rebentos em casa – Gosta de rebentos de feijão, lentilhas, etc.? Sabe que pode fazê-los em casa e só precisa de um frasco? Poupa dinheiro e come de forma mais natural. Veja aqui como o fazer: Como fazer rebentos em casarebentos-lentilha 20 Situações em que pode poupar
  5. Plante ervas aromáticas em casa – Simples, não precisa de muito espaço e pode poupar imenso dinheiro. Coentros, salsa, cebolinho e orégãos são boas opções.
  6. Guarde a água da cozedura de legumes para as suas regas – Tem nutrientes benéficos para a rega e ainda poupa água. Deixe arrefecer totalmente.
  7. Adira ao minimalismo – Reduz o stress, tem menos coisas para limpar e não gasta dinheiro em coisas que não precisa realmente. Saiba mais sobre o minimalismo. 
  8. Plante alfaces e rúcula na varanda – Se tiver uma varanda pode plantar alfaces e rúcula com grande facilidade. Apenas precisa de um vaso (ou de meio garrafão) e sementes que pode comprar em qualquer loja de jardinagem ou mesmo supermercados. Opte por alfaces de folha lisa para colher só as folhas que vai comer e assim poupar.
  9. Reduza os cafés fora de casa – Sabia que se beber 3 cafés por dia fora de casa está a gastar em média 60€ por mês só em café para si?
  10. Guarde as borras de café – Servem com um excelente (e gratuito) adubo para a terra.graos-cafe 20 Situações em que pode poupar
  11. Acalme o consumismo – A verdade é que todos nós somos um pouco (ou muito) consumistas. Se não consegue acalmar essa necessidade de comprar, opte por estabelecer um limite de 1 ou 2 Euros e faça uma compra semanal no Ebay ou Amazon (onde por esse valor consegue comprar coisas úteis). Assim, está a comprar, mas não a gastar muito dinheiro.
  12. Diga não às refeições já confecionadas – Prefira comprar produtos frescos. São mais saudáveis e mais baratos. Planear as refeições pode ajudar a conseguir tempo para cozinhar.
  13. Guarde aquilo que já não quer – Principalmente se for alguém que gosta de mudar a decoração da casa com frequência. Uma lata que hoje não gosta pode ser perfeita para guardar umas canetas daqui a um mês.
  14. Reutilize as cápsulas da sua máquina de café – Pode poupar bastante no café se reencher as cápsulas com café mais barato. Veja aqui um exemplo de como o fazer: Nespresso Low-Cost. Se preferir, pode tirar dois cafés com a mesma cápsula alternando as chávenas.
  15. Não deite fora cremes de rosto de que já não gosta – Utilize-os no pescoço, cotovelos e joelhos.
  16. Tenha um hobbie – Ter um hobbie preenche as horas mortas e evita que vá fazer compras.
  17. Guarde latas – As latas, como as do chocolate para o leite, são ótimas para guardar alimentos na despensa.
  18. Experimente os e-books – Existem imensos e-books gratuitos, pode ler sem gastar dinheiro nem se deslocar a uma biblioteca.
  19. Esteja atento aos vales de desconto – Siga blogues que publicam vales e utilize-os, mas atenção, não compre nada que não precisa só porque tem um vale.
  20. Pondere antes de deitar fora – Antes de deitar fora seja o que for, pondere se não poderá ser útil. Uma garrafa de plástico pode ser um funil, botões de roupas velhas podem servir para novas e lençóis velhos podem dar uns panos novos.

Texto da autoria de Marisa Barata

Comentários

comentários

2 respostas

  1. Ad diz:

    Já sigo quase todas as situações. Agora acho que a questão do Ebay ou Amazon não compensa, pelo tempo de espera.

  2. Bidoof Racer diz:

    21. Usa os sites de anúncios que são grátis e vende o que já não precisas em vez de deitar fora.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.