Antes de comprar, reutilize!

reutilizar Antes de comprar, reutilize!Poupar não significa apenas comprar mais barato, também passa por não comprar aquilo que não precisamos!

Existem imensos materiais em casa que podem ser reutilizados e dar origem a um novo utensílio ou mesmo a uma nova decoração.

Com alguma criatividade podemos reduzir bastante (ou mesmo eliminar) as compras de produtos não alimentares/consumo.

A DECORAÇÃO RECICLADA

A decoração deve ser a secção mais simples de utilizar materiais reciclados. Já há uns bons tempos que não compro qualquer peça decorativa para a casa, em vez disso, transformo, mudo de lugar, reutilizo.

Veja algumas ideias!

  • Frascos – Excelentes objetos de decoração! Podem ser pintados, forrados a tecido ou mesmo deixar no formato original. Nunca deito um frasco fora. Pode-se utilizar para guardar alimentos na dispensa, colocar canetas numa secretária ou mesmo como uma mini jarra.frascos1 Antes de comprar, reutilize!
  • Tecidos – Não vão tecidos para o lixo cá em casa, a não ser que já estejam mesmo muito estragados. Uma camisa que já não serve pode servir para fazer um forro para um cesto, forrar um caderno, moldura ou qualquer outro objeto que precise de uma mudança.
  • Garrafas e garrafões – São utilizados para vasos, para guardar a água das regas ou mesmo para fazer sistemas de rega por evaporação. Para dar um aspeto mais bonito podem ser forrados a tecido, pintados ou podemos colocar apenas uns apliques.
  • Caixas de madeira de morangos – Aquelas caixas de madeira onde se costuma vender morangos são excelentes para guardar materiais. Forro com tecido e uso para guardar as minhas linhas ou outros tecidos. Bonitas e funcionais. Também são perfeitas para guardar brinquedos de crianças!

MUDAR MENTALIDADES – PENSE ANTES DE COMPRAR

Ver ideias engraçadas para reutilizar não é suficiente para conseguir realmente poupar. Pode até aproveitar as ideias para replicar em sua casa, mas será que quando precisar de algo diferente do que viu vai lembrar-se de reutilizar?

Sempre que precisar de comprar algo, evite o impulso da compra e pondere ou pesquise se haverá forma de poder reutilizar. Como exemplo, recentemente necessitei de uma pequena pá exclusiva para a varanda e pesquisei por pás recicladas e o resultado foi este!pas-recicladas- Antes de comprar, reutilize!

Tinha embalagens semelhantes em casa e fiz a minha própria pá, sem gastar nada e reutilizando materiais.

Para a decoração da casa uso o mesmo sistema. Quando pretendo mudar a decoração de uma divisão, reutilizo decorações anteriores e altero o aspeto recorrendo a tecidos, cestos e até as caixas de morangos!

Com alguma imaginação consegue-se criar uma decoração totalmente nova, gratuita e muitas vezes mais bonita do que se fosse feita por materiais de compra.

Quem tem animais de estimação também pode poupar imenso! Quantas vezes não gastamos imenso dinheiro em camas para gatos e depois estes preferem uma simples caixa de cartão?

Atualmente tenho duas camas para gatos, uma feita de cartão onde revesti o exterior a tecido e outra que é uma velha almofada também revestida com tecido! Eles adoram!

Para conseguir realmente poupar tem que criar o hábito de primeiro tentar reciclar e apenas se depois não for realmente possível, aí sim, comprar.

Recicle e poupe!

Texto da autoria de Marisa Barata

Comentários

comentários

1 resposta

  1. Boas,

    realmente existem muitas soluções para produtos ou artigos que pensamos que não servem para mais nada. Não tenho o hábito, nem pensei muito nisso antes…mas vou começar a tentar!

    Cumprimentos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.