Como aproveitar os restos e fazer refeições deliciosas

sobras-comida Como aproveitar os restos e fazer refeições deliciosasAtualmente é cada vez maior a procura por receitas que aproveitem os restos de outras refeições. Os alimentos que sobram do almoço ou do jantar podem ser muitas vezes reaproveitados, de forma a fazer refeições deliciosas, e que ao mesmo tempo, lhe permitam poupar dinheiro.

Apesar da tendência de utilização de restos ser maior agora, durante os tempos de crise, a verdade é que aproveitar as sobras para confecionar novas refeições é uma forma simples e prática de poupar dinheiro, que deve ser seguida sempre.

Neste artigo poderá conhecer algumas receitas deliciosas, simples e fáceis de fazer, aproveitando restos.

EMPADÃO DE CARNE

Já lhe deve ter acontecido ficar no frigorífico com pequenos pedaços, de carnes diferentes, que restaram de várias refeições. Na maioria das vezes, esses pedaços são insuficientes para uma refeição. Contudo, se triturar esses vários pedaços de carne, pode fazer um empadão de carne muito saboroso.

Como preparar:

Triture os vários pedaços, até a carne ficar moída. Depois, faça um estrugido, adicione a carne, polpa de tomate e meio copo de vinho branco. Deixe em lume brando até o molho reduzir. Por fim, retifique o tempero e reserve. De seguida faça o puré, e coloque uma camada no fundo do pirex. Deite a carne por cima, e tape depois com o restante puré. Se quiser pode pincelar com ovo batido. Por fim, coloque no forno, a 175º, e deixe alourar. Ao fim de 15/20 minutos estará pronto a comer.

CROQUETES

Os croquetes são outra forma de utilizar os restos de carnes cozinhadas. Para fazer esta receita, para além das sobras de carne, necessita de molho bechamel, farinha, ovo e pão ralado.

croquetes Como aproveitar os restos e fazer refeições deliciosas

Como preparar:

Triture os restos de carne, até ficarem bem moídos. De seguida, adicione o molho bechamel, mexendo até formar uma mistura homogénea. Depois, faça pequenas bolas com essa mistura, envolvendo-as com farinha. Passe por ovo previamente batido e pão ralado, e por fim, fritam-se em óleo bem quente. Quando estiverem prontas, retira-se o excesso de óleo com ajuda de papel de cozinha absorvente.

BACALHAU, BATATAS E COUVE SALTEADAS

Esta é uma das minhas preferidas, e que faço sempre com os restos de uma refeição com bacalhau, batatas e couves cozidas. Com as sobras destes alimentos, faço um prato delicioso muito rápido de fazer.

Como preparar:

Desfie os pedaços de bacalhau e corte as batatas e a couve em pedaços pequenos. Numa frigideira, cubra o fundo com azeite e adicione dois alhos picados (ou um, se forem grandes). Quando o azeite estiver quente, basta colocar os restos, e ir mexendo para não agarrar. Ao fim de alguns minutos, terá uma refeição pronta e muito saborosa. Se não sobrar bacalhau, mas apenas as batatas e as couves, pode igualmente saltear estes restos, fazendo depois algo para acompanhar.

Estas são apenas algumas receitas para reutilizar sobras de comida. Existem inúmeras formas de aproveitamento de restos, e com um pouco de criatividade, conseguirá fazer refeições deliciosas ao mesmo tempo que poupa muito dinheiro. Veja aqui mais algumas ideias para aproveitar as sobras das refeições.

Texto da autoria de Filipe Araújo

Comentários

comentários

5 respostas

  1. Susana Galveias diz:

    Essa do bacalhau usa-se muito no Norte no almoço de Natal, chama-se “Roupa velha” 😀

  2. Gisela Rego diz:

    Costumo realmente fazer empadão quando sobra carne.

  3. Sofia Oliveira diz:

    Quando sobra carne faço muitos pratos diferentes, até mesmo lasanha.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.