Como ter “Ar Condicionado” gratuito em sua casa

predio Como ter "Ar Condicionado" gratuito em sua casaEis uma sugestão muito útil principalmente para os dias de calor infernal que temos vivido ultimamente!

Esta dica é da autoria de João Pedro Lampreia, um leitor deste blogue que decidiu partilhar o seu truque caseiro para tornar a casa mais fresca.

Dentro de casa de noite está a suar com 30ºC, janelas abertas e fresco lá fora mas sem vento, mosquitos a zunir… Ahhh, quem me dera ter ar condicionado… 🙁

SOLUÇÃO: Ventoinha a puxar todo o calor do interior da casa para a rua e entrando o fresco pela janela da divisão ou local onde se encontra. Fresco instantâneo!

A ventoinha deverá ser preferencialmente quadrada para maximizar a sucção, colocada no canto de uma janela a jogar o ar quente do interior para a rua, com a janela totalmente encostada lateralmente e a persiana encostada no topo.

Deste modo esta ventoinha não tem outro remédio senão ir buscar ar à janela do lado contrário, onde você se encontra, entrando o belo fresco. Solução económica, tanto pela energia poupada, como pelo evitar da aquisição de um aparelho de ar condicionado!

Nota: todo o ar que sai obriga à entrada de ar novo, pelo que a persiana no topo e a janela lateralmente a vedar a circulação gerada pela ventoinha são cruciais: se tiver pouco vedado, a ventoinha não puxará tanto ar da outra janela, pois irá buscar o ar nas laterais fazendo um “loop” de ar. Assim irá se refrescar consumindo apenas uns 30 ou 40 watts!

Quem experimentar, deixe por favor aqui o seu testemunho! 😉

Comentários

comentários

6 respostas

  1. Célia Rodrigues diz:

    Esta não percebi! Seria possível explicar melhor o procedimento, ou fazer um desenho, pra quem é muito burra, como eu? 🙂

  2. Alexandra Galado diz:

    Pois….Eu também não! Já li e reli e ainda não entendi… 🙁

  3. Miguel diz:

    Bem… hummm… eu copiei o texto tal como me foi enviado pelo João! (Não me batam) 🙂
    A mensagem pode estar confusa, mas está lá.

    Trocando por miúdos, o que o João sugere… é que utilizemos uma ventoinha, não para nos refrescar directamente, mas sim para expulsar o ar quente do interior da casa.

    Na teoria, faz sentido, uma vez que até é dessa forma que é feita a refrigeração dos nossos computadores… agora na prática, para ser eficaz teríamos de ter uma janela do lado oposto para permitir a circulação de ar que o João mencionou e a periferia da ventoinha teria de ficar totalmente vedada.

    Espero não ter complicado ainda mais… 😀

    • Alexandra Galado diz:

      Ok, já entendi. A ideia é fazer da ventoinha uma “extractor” de ar quente. Fisicamente não sei se funcionará em pleno… Obrigada

  4. Renato diz:

    Meu amigo João, esta dica pode funcionar na sua casa, pois na minha isso não existe, afinal no verão não há ventoinha que resolva o problema.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.