Conheça as Armadilhas dos Supermercados

armadilhas-supermercado-1 Conheça as Armadilhas dos SupermercadosDepois de ler este artigo, acredito que passará a encarar com outros olhos uma ida ao supermercado ou hipermercado!

Essas superfícies comerciais estão repletas de “armadilhas” criadas com o objetivo de o fazer comprar mais e mais… e mais!
Da próxima vez que for às compras, atente os seguintes pormenores:

  • Não verá relógios nem janelas – para que perca a noção do tempo… e se concentre apenas em comprar!
  • Os locais de exposição dos produtos são alterados com alguma frequência – para que o cliente seja obrigado a percorrer zonas novas e assim conhecer novos produtos.
  • Perto da entrada são colocados os produtos mais tentadores e as ofertas sazonais (artigos de natal, ovos da Páscoa, etc) – como o carrinho ainda está vazio, o cliente fica mais propenso a comprar.
  • Os corredores são estreitos – para evitar que o cliente olhe apenas para um lado.
  • A música ambiente e os aromas estimulam a compra e ajudam a retardar o passo.
  • Os produtos de primeira necessidade (pão, leite, etc) estão normalmente ao fundo do hipermercado ou pelo menos longe da entrada – obrigando o cliente a passar por outros produtos tentadores.
  • Junto às caixas registadoras são colocados produtos de pequeno porte – mesmo que o cliente tenha o carrinho de compras muito cheio, há sempre lugar para mais um pacotinho de rebuçados!

Estas são apenas algumas das muitas formas utilizadas para nos induzir a vontade de comprar. Só pelo facto de as conhecermos, torna-se mais fácil resistir-lhes.

… teremos mais sucesso numa batalha se conhecermos as armas do inimigo! 😀

Boas (mas poucas) compras! 😉

Comentários

comentários

10 respostas

  1. Teresa diz:

    Podemos juntar a isto o facto dos carrinhos fugirem sempre para um dos lados, haver promoções de toda a forma e feitio que por vezes não compensasm e “experimenta grátis” que nos fazem levar produtos que não compraríamos só porque nos devolvem o dinheiro (este caso ainda é menos mau, mas é um incentivo à compra)

  2. Sandra-Info-Macross diz:

    Olá Miguel!
    É exatamente isso, queremos comprar um pão e acabamos por percorrer o mercado todo! Já me aconteceu de entrar no mercado para comprar uma coisa, sair com um monte de outras coisas e ainda por cima sem o que ia comprar!
    Um abraço!
    .-= Venha ler o meu último post ..Como criar um blog: Blogs de Nicho (Parte 1) =-.

    • maria diz:

      No Pingo Doce da minha área de residência o pão encontra-se logo na entrada, quando lá vou não sinto que seja induzida a trazer o que me não interessa……

  3. Sara diz:

    Realmente têm razão, outro assunto alguem conhece uma loja em Lisboa que venda caixas de musica com uma musica que eu escolha?

  4. Alexandra diz:

    Quando querem vender um produto colocam-no no meio do corredor principal a dizer que está em promoção, quando muitas vezes continua ao mesmo preço, ou então fazem publicidade a dizer que tem uma nova embalagem para camuflar a “ligeira” subida de preço.

  5. Liliana Pinto diz:

    realmente faz todo o sentido e se repararem mudam a disposição várias vezes no natal…

  6. Frutinha diz:

    Já tinha reparado em algumas dessas coisas.
    Uma outra que me contaram e que depois vi que é mesmo verdade e passei a tar atenção a isso, os produtos mais caros estão sempre nas parteleiras do meio ao nivel dos nossos olhos. Se virmos, na parteleira junto ao chão, ou na de cima que temos de nos esticar todas, muitas vezes tem o mesmo produto mas de outra marca e bem mais barato!!!!

  7. Idalina Duarte Ferreira Domingues diz:

    Um bom gestor é isso mesmo que faz muda tudo de vez em quando assim passamos ao pé das coisas e por fim disemos que horror que Conta!!!

  8. Daniele diz:

    Sim é verdade que eles fazem isso, mas de mim não conseguem arrancar nada pois eu tenho auto controle rs. Podem fazer as mudanças e as tentações que forem, se eu não preciso mesmo disso então nem adianta insistir porque eu não compro.

  9. Alexandra Rasteiro diz:

    Isto é marketing!

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