Faça Você Mesmo um Arranhador para Gatos

gato Faça Você Mesmo um Arranhador para GatosArranhar faz parte do comportamento dos gatos e o seu bichano não é certamente exceção!

Por mais que gostemos do nosso felino, não nos agrada nada que ele se entretenha a arranhar os nossos móveis e outros objetos lá de casa.

Já me falaram que é possível remover cirurgicamente as unhas dos gatos! É algo que considero extremamente cruel e impensável! Se pondera esse tipo de cirurgia estética para o seu gato, talvez mude de ideias depois de ler isto: Ablação das Unhas

Outra solução menos radical que se fala por aí é esta: Soft Pawns
Trata-se de umas capas protetoras que se colam nas garras dos gatos… algo um pouco ridículo, mas menos drástico do que a amputação!

Voltemos à Terra e vamos falar de algo mais simples e acessível para evitar que o nosso gato deite a garra onde não deve!

CRIE UM ARRANHADOR PARA GATO

Se quer manter o seu gato feliz e os seus pertences intactos, ofereça-lhe algo que ele possa arranhar.

Já deve conhecer os arranhadores para gatos, normalmente feitos de cartão ou de sisal enrolando envolta de um tronco. Pode adquirir um ou optar pela solução mais económica – fazê-lo você mesmo.

Enrole um cordel num tronco de madeira ou ofereça uma velha carpete ao seu gato.

Se optar pela carpete, tenha em atenção que se tiver outra igual mas a uso (que obviamente não quer ver arranhada), o seu gato pode não distinguir qual é que está autorizado a arranhar!

Depois, só terá de o  incentivar a arranhar unicamente esse objeto:

  • Coloque o arranhador próximo do local onde ele dorme. Os gatos gostam de se esticar e arranhar algo assim que acordam.
  • Experimente também esfregar o arranhador com erva para gato para o atrair até lá.

E se quiser apostar num projeto mais ambicioso, veja o vídeo seguinte:

Respeite os instintos do seu gato e desfrute da sua companhia. 😉

Comentários

comentários

9 respostas

  1. Silvia diz:

    É realmente a melhor opção! Eu AMO gatos tenho uma que trato como um bébe, tenho outra em casa da minha mãe e sempre pensei que me passava quando me nascesse um filho, pois já nasceu, á 5 anos uma menina e o meu amor pelas minhas “bichas” não mudou, por isso nunca faria uma crueldade como essa de arrancar literalmente as unhas a um gato. Eu tenho um arranhador que comprei, no LIDL e não foi nada caro para o que tinha andado a ver. Tenho-o perto do caixote da areia, pois sempre que de lá sai, vai lá para limpar as unhas. Antes de o comprar, andou a arranhar os meus sofás de pele 🙁 . Já a outra gata que está na minha mãe, costuma arranhar no tapete da entrada que é tb de sisal. De vez em quando a minha mãe põem o tapete para dentro de casa e ela vem logo a correr. E acreditem que se tiverem onde arranhar, nunca mais arranharão onde não devem.
    .-= Venha ler o meu último post ..Ovas á Lagareiro =-.

  2. Jaime diz:

    Eu coloquei o sofá que o gato arranhou na marquise e é todo dele 🙂 já que o adoptou para afiar as unhas e ele tb já era velhote……

  3. dyannye diz:

    Olha, eu acho que não devemos nos influenciar por coisas tão “desnaturais” ! Esses arranhadores não fazem a felicidade do gato, pois ele apenas param de arranhar o seu cantinho. Eu sei que os arranhadores podem parecer a melhor opção, mas eu descordo, porque se você realmente ama o seu gato nada te fará mais feliz. Mesmo que ele prefira o sofá não custa pensar. Você tem duas opções:
    1-)Compra um sofá novo, de pele de onça, e manda o seu gato embora.
    ou:
    2-)Deixa o seu gatinho arranha o quanto ele quiser o sofá, dexa ele ser feliz!

    Mas tanto faz a sua decisão, porque, se você fica com o seu gato, você vai ser feliz, se você compra um sofá de diamantes, sua casa vai ficar linda, mas lembre-se: quando você estiver triste e desconsolado, não adianta pedir pro sofá chorar do seu lado, pois ele não vai te acolher. O contrário do gato que é mais barato e mais amável, pois é nosso melhor amigo.

  4. Maria Lopes diz:

    Eu comprei um arranhador de unhas para o meu gato, porque ele destruiu-me as cadeiras da cozinha e a mesa. De vez em quando ía arranhar as unhas numa cadeira, e o engraçado é que ía sempre á mesma. Depois que lhe comprei o arranhador, ele deixou de estragar as cadeiras e passou a arranhá-las lá no objecto!

  5. Liliana Pinto diz:

    Nunca faria isso aos meus gatos…corto-lhes as unhas regularmente e têm um arranhador para se entreterem, acho muito cruel quem faz esse tipo de barbaridades (remover cirurgicamente)

  6. Frutinha diz:

    acho que depende muito dos gatos. Ehehe.
    Isto porque tive um gato que era um amor. Eu comprei caminhas, eu comprei arranhadores e nada….
    O que ele gostava mesmo era dormir numa mantinha (acabamos por ter uma so dele e ora estana no sofa ora na cama para ele dormir a vontadinha), e gostava era de arranhar as unhas nos tapetes. lolol

  7. Liliana Mota diz:

    Os meus gatos especialmente o mais velho deu-me cabo do sofá! E ainda por cima tão cedo não posso comprar outro que seja com tecido anti-gatos (nas fábricas de sofás costumam chamar o Rustika o tipo de tecido em questão, é lavável e também é adequado às crianças que gostam de pintar e escrever nos sofás) porque também é um sofá mais caro do que o meu que foi comprado na altura na Moviflor (e ainda nem eu sonhava que ia ter um gato quanto mais dois). De qualquer dos modos eu tinha três arranhadores e agora já só tenho. Os meus gatos (não sei qual deles) partiu-me a parte de cima e acabou por ir para o lixo (e foi o último que comprei aliás!). Eles utilizam os que têm mas de facto tenho que adquirir e substituir um deles por o menos que também já quase não tem corda tal é a brutidade deles a arranharem.

  8. Pepe Costa diz:

    Ca em casa o arranhador do gato é mesmo a carpete :p
    Ele ja está ensinado e sabe que nao é para arranhar os sofás! Mesmo assim quando a arranha la temos nós de lhe dar um raspanete.

  9. Ana Paulino diz:

    Por acaso não tenho gatos, mas se tivesse ja sabia o que fazer…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.