As 1001 utilidades do azeite

azeite As 1001 utilidades do azeiteMuito mais do que um ingrediente culinário, o azeite tem imensas aplicações! Na saúde, na beleza ou até na sua casa, o azeite é um extraordinário produto “multi-usos”!

Segue-se uma lista de diversas situações em que o azeite pode ser seu aliado:

  1. Silenciar uma porta que range: Lubrifique a dobradiça da porta com algumas gotas de azeite. É eficaz e evita a necessidade de recorrer a produtos químicos.
  2. Desencravar um fecho zipper: Se o fecho zipper de uma peça de roupa ficar encravado, experimente esfregá-lo com um cotonete embebido em azeite para ajudar a desencravar.
  3. Restaurar o brilho da mobília de madeira: Misture duas partes de azeite e uma parte de sumo de limão num frasco borrifador. Agite bem e vaporize na madeira. Deixe a mistura actuar durante 2 minutos e limpe com papel absorvente.
  4. Remover adesivos: Encharque com azeite o adesivo ou autocolante para facilitar a sua remoção.
  5. Limpar mãos sujas e gordurosas: Mãos sujas com tinta, gordura, massa consistente, etc? Experimente limpá-las com uma mistura de 1 colher de azeite e 1 colher de sal ou açúcar. Esfregue vigorosamente por alguns minutos e lave de seguida com água e sabão.
  6. Evitar que a cera das velas se agarre ao castiçal: Esfregue a base do castiçal com uma camada fina de azeite antes de colocar a vela. Desta forma, torna-se mais fácil remover as gotas de cera.
  7. Remover a maquilhagem dos olhos: Embeba um pedacinho de algodão em azeite e passe nas pálpebras para retirar o rímel. Não se esqueça depois de limpar os olhos com um lenço de papel.rimel2 As 1001 utilidades do azeite
  8. Remover tinta do cabelo: Esteve a pintar a casa e sujou o cabelo com tinta? Passe algodão embebido em azeite no cabelo e esfregue suavemente.
  9. Manter as mão impecáveis: Sendo o azeite um dos ingredientes, veja esta receita de beleza caseira para deixar as suas mãos impecáveis.
  10. Fazer a barba: Acabou o gel ou a espuma de barbear? Experimente usar azeite em sua substituição! Para além de permitir o deslizar suave da lâmina, deixa a sua pele muito macia e hidratada.
  11. Máscara peles secas: Veja esta receita de beleza caseira para saber como fazer uma máscara nutritiva para aplicar no rosto. Esta máscara é especialmente indicada para pele secas.
  12. Esfoliante para pés secos: Mais uma receita caseira em que o azeite faz parte da lista. Saiba como fazer aqui.
  13. Máscara para pontas espigadas: O seu cabelo é dado a pontas espigadas? Mel, azeite e óleo essencial de alecrim ou de rosmaninho, é o que necessita para um tratamento natural. Veja como proceder aqui.
  14. Unhas quebradiças: As suas unhas estão frágeis, secas e com tendência para quebrarem? Mergulhe as unhas em azeite morno durante 15 minutos e de seguida massaje-as com uma rodela de limão. Faça este tratamento diariamente antes de se deitar durante uma ou duas semanas.
  15. Reduzir a celulite: Borras de café e azeite, supostamente ajudam a reduzir (ou pelo menos disfarçar) a celulite. Saiba como proceder aqui – A celulite e o café.
  16. Hidratar o cabelo: O seu cabelo é seco e quebradiço? Experimente hidratá-lo com azeite. Aqueça meia chávena de azeite (sem deixar ferver) e aplique-o livremente por todo o cabelo. Cubra o cabelo com um saco plástico de supermercado e enrole uma toalha por cima. Deixe actuar durante 45 minutos e depois lave com champô e enxague abundantemente.
  17. Parar de ressonar: Tomar um gole de azeite antes de ir dormir lubrifica e diminui as vibrações da garganta ajudando a parar de ressonar.ressonar As 1001 utilidades do azeite
  18. Tratar queimaduras solares ligeiras: O azeite acalma a dor das queimaduras solares mais ligeiras e ajuda a reter a humidade na pele. Misture num frasco partes iguais de água e azeite. Agite bem e aplique na zona afectada. Agite a mistura várias vezes durante a aplicação para evitar que se separe.
  19. Proteger e “lubrificar” a voz: Não existem ainda evidências cientificas que apoiem esta solução, mas supostamente muitos cantores gargarejam azeite antes de cantar para lubrificar as cordas vocais.
  20. Conservar alhos: Pique os dentes de alho e coloque num recipiente cheio de azeite. O azeite deverá cobrir totalmente o alho picado. Para além de conservar mais tempo o alho picado, ainda ficará com um azeite aromatizado!
  21. Conservar enchidos: Evite o aparecimento de bolor nos enchidos, principalmente depois de cortados.Unte o enchido com azeite, enrole-o numa folha fresca de alface e envolva-o em papel de alumínio. O azeite pode alterar ligeiramente o sabor do enchido mas não o torna desagradável. Seria pior se o encontrasse com bolor!
  22. Pão com manteiga mais saudável: Se adora pão com manteiga, torne essa “iguaria” mais saudável usando azeite. Faça uma mistura de manteiga e azeite em partes iguais. Mexa bem até conseguir uma mistura homogénea. Conserve no frigorífico e utilize essa mistura para barrar no pão como se fosse apenas manteiga.

Conhece mais utilizações alternativas para o azeite? Partilhe-as nos comentários. 🙂

Quer conhecer mais utilizações alternativas para coisas do dia-a-dia? Veja aqui: Utilizações Alternativas

Comentários

comentários

1 resposta

  1. Idalina Domingues diz:

    Obrigada , gostei muito!!!!!!!!!!!!!11

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.