26 utilizações alternativas para o sal

tigela-sal 26 utilizações alternativas para o salO sal é muito mais do que um ingrediente dos seus cozinhados, ele pode ser um poderoso aliado na limpeza da casa e não só.

Hoje trago-lhe uma lista de diversas situações em que o sal o pode ajudar. Se experimentar alguma, partilhe nos comentários como lhe correu a experiência.

AS UTILIDADES DO SAL EM CASA

 

  1. Limpe as flores artificiais. Coloque as flores artificiais num saco de papel juntamente com um pouco de sal. Feche bem o saco e agite-o. As pedras de sal ao friccionarem as flores, vão arrastando e removendo a sujidade.
  2. Mantenha as flores frescas por mais tempo juntando uma pitada de sal na água do vaso.
  3. Se ao cozinhar com gorduras, estas começarem a arder, extinga o fogo lançando sal para as chamas.
  4. Retire a neve da rua polvilhando o sal sobre a neve ou geada, impedindo que essa cole no chão.
  5. Afaste as formigas espalhando sal na entrada de casa, em volta das janelas e por baixo das portas.
  6. Proteja os móveis de vime, evitando que fiquem amarelados. Aplique o sal com uma escova húmida e deixe secar no sol.
  7. Aumente a vida útil das esponjas de banho ou cozinha. Depois de usá-las, coloque-as de molho na água com sal.
  8. Evite a geada nas janelas de casa e do carro esfregando uma esponja com água e sal.
  9. Coloque um pouco de sal no interior dos sapatos para eliminar a humidade e o mau cheiro.
  10. Remova manchas de vinho dos tecidos. Aplicando sobre a área atingida uma quantidade generosa de sal e esfregue. Deixe por alguns minutos e depois enxague caso se trate de uma peça de roupa. Se for um tapete, varra e aspire.
  11. Controle as ervas daninhas dos jardins, espalhando o sal nas fendas das telhas onde essas ervas crescem.sal-erva1 26 utilizações alternativas para o sal
  12. Elimine as manchas de ferrugem nos tecidos, misturando um pouco de sal com sumo de limão, humedecendo bem e secando ao sol. Lave depois como habitual.
  13. Elimine as manchas de água dos móveis de madeira, depois de pousar um copo ou algo molhado. Aplique uma camada de óleo e sal sobre a mancha, esfregue suavemente, deixe por uma hora e depois remova.
  14. Retire a casca aos ovos cozidos sem a partir em mil pedaços. Junte uma colher de chá de sal à água em que vai cozer os ovos. Depois de cozidos, verá que é mais fácil descascar os ovos (quase) de uma só vez.
  15. Remova o óleo dos utensílios de ferro da cozinha. Espalhe um pouco de sal em cima deles e deixe por alguns minutos. Retire o excesso e lave. A mesma técnica pode ser utilizada para eliminar as manchas escuras de café e chá nas chávenas.
  16. Reduza o mau cheiro nos frascos e garrafas de vidro e de plástico. Adicione uma colher de sal dentro do recipiente e deixe por alguns minutos. Lave-o normalmente com detergente ou outro produto de limpeza.
  17. Retire as manchas da banheira, lavatório e banca da cozinha. Faça uma mistura de aguarrás com sal. Aplique sobre as superfícies e deixe por 15 minutos. Desse modo, aquela incómoda cor amarela sairá. Depois, passe uma esponja húmida para retirar os excessos e ficar com as peças limpas.
  18. Limpe os pisos de toda a casa. Adicione meia chávena de sal em um balde com água morna. Limpe como de costume.
  19. Dê brilho às peças de bronze, estanho, prata e cobre. Faça uma mistura em partes iguais de vinagre, farinha e sal. Aplique nos objetos e deixe por quinze minutos. Retire com uma escova suavemente e seque com um pano seco. Depois é só polir.
  20. Previna a acumulação de gordura e mau cheiro na banca da cozinha. Prepare uma pasta com vinagre e sal, espalhe e depois deixe que escoe pelo ralo.
  21. Limpe as teclas amareladas do piano. Coloque sal e sumo de limão em um pano fino e com ele esfregue até remover as manchas causadas pela humidade ou com o uso constante. O mesmo tratamento pode ser usado nas peças de mármore ou de marfim.
  22. Remova as manchas de suor da roupa. Coloque quatro colheres de sal em um litro de água quente. Esfregue essa mistura na roupa com uma esponja até que a auréola desapareça.
  23. Remova manchas de sangue. Molhe a roupa na água fria com sal, lave em água com sabão e ferva. Apenas para roupas de algodão, linho e fibras naturais.
  24. Remova leite queimado das panelas. Humedeça o interior da panela e salpique-a com sal. Aguarde cerca de 10 minutes e esfregue a panela. O sal facilita a limpeza e também ajuda a remover o odor.
  25. Remova manchas de baton dos copos de vidro. Se mesmo após lavar na máquina de lavar loiça, as manchas de baton não desaparecerem, basta esfregar a zona manchada com sal.
  26. Previna o aparecimento de bolor no queijo. Embrulhe o queijo num pano molhado com água salgada e guarde-o no frigorífico.

Conhece mais alguma utilização alternativa para o sal? Partilhe-a nos comentários.

Quer conhecer mais utilizações alternativas para coisas do dia-a-dia? Veja aqui: Utilizações Alternativas

Comentários

comentários

1 resposta

  1. Daniel diz:

    Também serve para Combater a caspa, a próxima vez que lavar a cabeça, se tem problemas de caspa, massaje primeiro o couro cabeludo com um pouco de sal e depois então use um champô normal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.