7 Passos Para Aumentar a Produtividade no Trabalho

PT_BLOG_LaborProductivity 7 Passos Para Aumentar a Produtividade no TrabalhoQuer fazer mais e melhor no trabalho? Fazer mais horas de trabalho pode não ser a melhor solução para aumentar a produtividade laboral. Por outro lado, conseguir fazer a mesma quantidade de tarefas no menor tempo possível é sim, o desafio desejável para qualquer trabalhador, seja colaborador, coordenador, gestor ou diretor. Conheça quais os 7 passos que vão ajudá-lo a aumentar a produtividade laboral.

Mantenha-se alerta

Nunca se esqueça que estamos em constante aprendizagem. Tudo o que puder absorver, seja em contexto de trabalho ou explorado por iniciativa própria, pode servir para enriquecer as ferramentas que tem ao seu dispor para desempenhar as suas tarefas.

Aposte na formação

As ações de formação para colaboradores podem ser para melhorar aptidões profissionais específicas ou ser generalizadas à empresa, como códigos editoriais ou medidas de segurança. Quanto mais um trabalhador souber, mais produtivo será.

Aprofundar conhecimentos académicos também pode ser uma maneira de aumentar aptidões profissionais, seja um curso ou uma pós-graduação. Em Portugal, existem várias alternativas de crédito especializado que o ajudam no percurso académico.

Descanse

Se pensa que trabalhar noite e dia o torna mais produtivo, engana-se, uma vez que baixa consideravelmente os rendimentos físicos e mentais, pondo em risco a sua performance no trabalho. Tente descansar entre 6 a 8 horas por dia.

Não guarde ideias

Se lhe ocorrer alguma ideia, aponte! No telemóvel, num bloco de notas ou mesmo na palma da mão, não interessa onde, desde que o tenha à mão. Nunca se sabe qual dessas ideias pode revolucionar a sua vida profissional. É de grandes ideias que os melhores negócios são feitos.

Delegue tarefas específicas

Aprenda a confiar na sua equipa. Existem atividades que não têm necessariamente de ser feitas por si. Porém, principalmente nas empresas mais pequenas ou startups, os colaboradores são multi-tasking. Se delegar papéis para os quais os trabalhadores não se sentem à vontade ou não têm muita experiência, o seu rendimento vai invariavelmente diminuir e, consequentemente, a sua produtividade.

Faça um esforço para fazer coincidir as habilidades dos colaboradores com as tarefas que precisa que sejam feitas. Ao mesmo tempo que ficarão mais satisfeitos, também produzirão mais.

Crie apontamentos

Nem sempre podemos confiar na nossa memória. Apesar de a nossa caixa cinzenta ser das máquinas mais fascinantes à face da Terra, não dá para tudo. Sejam reuniões ou informações relevantes que precise para trabalhar, aponte. Nem que leve um bloco de notas para o trabalho.

Crie um calendário para tarefas de trabalho, atividades do dia-a-dia, reuniões e outras tarefas. O Google Calendar, por exemplo, é uma boa ferramenta para agendar qualquer tarefa que tenha para fazer. Pode também sincronizar com o smartphone ou descarregar a aplicação para iOS e Android.

Estabeleça objetivos

Diga aos colaboradores o que espera deles em termos de produtividade, estabelecendo metas e responsabilizá-los pelos resultados, sejam positivos ou negativos.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar os lucros anuais em 10%, dê a cada comercial um objetivo pessoal, como uma comissão, por cada venda. Marque reuniões regulares com os trabalhadores para estar a par dos progressos e dar os seus insights.

Este artigo foi produzido pela equipa do ComparaJá.pt, a mais recente plataforma online de agregação e comparação de produtos financeiros em Portugal, como cartões de crédito e crédito pessoal.

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.