Cartões de Cliente – Vantagens e Cuidados a Ter

mulher-cartao Cartões de Cliente – Vantagens e Cuidados a TerCartões de cliente… esses famosos cartões de plástico que servem para as empresas fidelizarem os clientes e aumentarem as vendas. Mas será que também é vantajoso para si ter cartões de clientes?

Ao ler esta lista de vantagens e cuidados a ter, certamente passará a saber como utilizar os cartões de fidelização de clientes a seu favor, para assim conseguir poupar algum dinheiro.

1. ESTÁ A FORNECER OS SEUS DADOS PESSOAIS

Ao fazer um cartão de cliente está a fornecer os seus dados pessoais, como morada, nome, número de telemóvel, etc.

Mas não só! Também está a fornecer outros dados ,como o tipo de compras que efetua naquele local, que tipo de produtos compra, e quanto dinheiro gasta.

Se não deseja este tipo de invasão de privacidade consentida, ou simplesmente não lhe traz quaisquer vantagens o cartão, não vale a pena criar um, e ceder os seus dados pessoais.

Esteja atento às opções de quadradinhos, pois se não os assinalar pode estar a consentir que os seus dados sejam dados (ou até mesmo vendidos) a terceiros, e a consentir que efetuem telemarketing, e outro tipo de marketing.

2. TEM VANTAGENS?

Muitos cartões dão acesso a ofertas e descontos especiais, acumulações de pontos, presentes de aniversário, linhas de crédito, etc.

Por isso tem que responder a esta questão antes de fazer o cartão: se fizer o cartão tem realmente alguma vantagem?

Se não, não vale a pena fazer, só está a fornecer os seus dados pessoais gratuitamente.

Se é um sítio que costuma frequentar ou pelo menos gastar uma bela quantia de dinheiro, ou dá-lhe jeito ter crédito numa compra, então deve criar um cartão de cliente.

Informe-se sempre das condições do cartão, antes de criar um cartão de fidelização. Se não tiver tempo, ou não trouxer os seus óculos consigo, veja em casa as condições. Nunca assine nada antes de ler tudo primeiro!

3. CARTÃO DE CRÉDITO

Tome em atenção ao tipo de cartão que está a criar. Pode estar a criar um cartão de crédito, o que até poderá ser vantajoso para si se tomar as devidas precauções.

Leia todas as letras miúdas do contrato. Se não tem tempo para ler na loja, leve para casa, e escreva num papel as suas dúvidas.

Em muitos desses cartões poderá ter que pagar uma anuidade se não efetuar compras na loja.

É preciso também estar atento, pois se deixar de pagar o crédito poderá ter que pagar juros altíssimos, na ordem dos 20%.

Tendo em atenção ao contrato que assinou, e aos juros, o cartão de crédito poderá dar-lhe a vantagem de poder pagar as suas compras às prestações, pagar no mês seguinte, e dar-lhe acesso a descontos e promoções.

4. CARTÕES DE PONTOS

Muitas vezes este tipo de cartões não é muito vantajoso.

Terá de ter em atenção como é feita a conversão de pontos. Ganha descontos ou brindes?

Será que vale a pena o desconto que ganha com esse cartão em relação às outras marcas?

Qual é o prazo de expiração dos pontos?

Se após responder a estas questões, constatar que o cartão de pontos é realmente vantajoso, faça-o!

5. PONHA OS SEUS CARTÕES POR ORDEM

Para ser mais fácil de utilizar, ponha os seus cartões por ordem na sua carteira.

Os que utiliza mais frequentemente, como as compras de supermercado, coloque-os primeiro, e os que utiliza menos frequentemente, coloque depois.

6. ANTES DE COMPRAR, DEVE PENSAR

Antes de ir fazer compras deve elaborar uma lista do que realmente necessita.

Deve ver se há alguma promoção interessante em artigos que costuma consumir.

Se enquanto estiver a fazer compras encontrar um artigo em promoção que não estava na sua lista, faça as seguintes questões antes de o comprar:

  • É-lhe útil?
  • Quantos artigos semelhantes a este já tem?
  • Quanto custam os artigos semelhantes a este?
  • Vai utilizá-lo?

Não vale a pena adquirir um par de jeans em promoção quando já tem 20 pares de jeans em casa!

E, frequentemente as promoções são falsas promoções. São artigos que normalmente não costumavam ter nessa loja, e que está a pagar o preço normal deles. Ou podem ser artigos que a loja subiu o preço propositadamente para fazer promoções.

Muitas vezes não compensa comprar os artigos em promoção em relação aos artigos de marca branca, ou outros artigos semelhantes. Especialmente se não nota qualquer diferença!

Não vale a pena comprar um artigo em promoção que não é mais barato, não necessita dele e nem sequer vai utilizá-lo. Portanto, pense antes de o adquirir, especialmente se for um artigo dispendioso.

Vale sempre a pena perder algum tempo a comparar preços.

Boas compras!!!

Texto da autoria de Filipa Seixas

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.