8 Passos Essenciais para Comprar Casa em Leilão

casa-nota 8 Passos Essenciais para Comprar Casa em LeilãoPara a maioria das pessoas, a maior compra que farão será a compra do seu próprio espaço de habitação. Por isso vale a pena perder algum tempo com esta aquisição.

Atualmente existem ótimas oportunidades para comprar imóveis a preços mais acessíveis. Segundo a Proteste pode chegar a poupar 40% do valor de venda normal do imóvel. Ora 40% dum imóvel de 100 mil euros são 40 mil euros. É uma quantia substancial!

No entanto precisa de estar atento a alguns pormenores para não se vir arrepender da compra. Se seguir os seguintes passos certamente tudo correrá bem.

1º Passo – Estar atento aos leilões

Existem vários tipos de leilões e se está à procura duma casa seria ótimo ficar de olho nesses leilões.

Uns são boas oportunidades, … outros nem tanto. O que é preciso é ficar de olho. O ideal é saber de antemão que tipos de imóveis e em que zonas lhe interessam.

Quer uma propriedade horizontal ou vertical? Quer um imóvel no Porto ou em Cascais?

Esse género de pormenores são importantes. Deste modo filtra de antemão as ofertas dos diferentes tipos de leilões disponíveis.

Existem os leilões das Autoridade Tributária e Aduaneira. Nestes leilões pode encontrar vários imóveis penhorados, e muitos outros itens (ferramentas, limusines, motas, móveis, etc) aos contribuintes com dívidas por pagar às finanças. Para estar atento a este tipo de leilão vá a AT: Vendas de Bens Penhorados

Outro tipo de leilões que existem são os dos Bancos. Devido ao incumprimento das prestações acordadas com os clientes os bancos ficaram com um excesso de imóveis em carteira. Como o banco só tem despesas se ficar com esses imóveis, muitas vezes fazem leilões a preços competitivos e com possibilidade de obter crédito em leiloeiras especializadas. Pode ver aqui alguns sites dessas leiloeiras:

Também pode aproveitar os imóveis que as Câmaras Municipais colocam à venda em hasta pública nos seus sites, e os imóveis de vendas de bens penhorados da Câmara dos Solicitadores.

A Segurança Social também coloca periodicamente imóveis à venda por concursos públicos. Pode acedê-los aqui: Segurança Social – Património Imobiliário

2º Passo – Verificar com atenção a descrição do imóvel

Antes de o visitar é preciso prestar bastante atenção à descrição da habitação.

É somente uma fração/parte que está em leilão ou a sua totalidade?

Destina-se a habitação? Qual é o seu tamanho? Quantas divisões tem?

3º Passo – Visitar o imóvel

Após ter efetuado a primeira triagem este é um passo fulcral que deve efetuar.

Um bom exemplo do que não se deve fazer foi a aquisição efetuada dum apartamento que tinha ardido num incêndio. Quem o adquiriu não foi visitar o imóvel, e tal facto não constava da descrição.

Há muitos pormenores que não constam da descrição, por isso não compre nada que não tenha visto antes com os seus próprios olhos .

4º Passo – Verificar se a compra no leilão compensa

Antes de adquirir o imóvel em leilão vá ver imóveis para venda nos seus arredores. Às vezes as diferenças podem não compensar.

5º Passo – Conhecer as regras dos leilões

Cada tipo de leilão tem as suas próprias regras. Por isso é necessário informar-se, ou através do site ou com alguém com conhecimento de causa antes de efetuar qualquer oferta.

Após ter efetuado uma oferta não pode cancelá-la por desconhecimento dessas mesma regras.

6º Passo – Estar atento às datas limite

Esteja sempre atento às datas limite, para não perder uma oportunidade por falta de atenção.

7º Passo – Verificar se possui os fundos necessários

Antes de adquirir o imóvel verifique se possui crédito suficiente para adquirir o imóvel.

Lembre-se que também terá de pagar outras taxas associadas à compra.

E não para por aí. Pois mesmo após a sua compra terá custos relacionados com a manutenção, condomínio, seguros e impostos. O melhor mesmo é imaginar o tipo de despesas (e vida) que teria se vivesse nesse imóvel.

Veja se não está a tentar dar um salto maior do que as suas pernas!

8º Passo – Efetuar a compra

Ao efetuar a compra tenha uma lista de todos os cuidados legais que necessita para a efetuar.

Boa sorte!!!

Texto da autoria de Filipa Seixas

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.