Porquê comprar uma placa de indução

placa-de-inducao Porquê comprar uma placa de induçãoNa hora de comprar eletrodomésticos para a cozinha, é essencial pensar no futuro. Afinal, esses aparelhos irão ser utilizados por si durante anos. Como tal, é fundamental avaliar vários aspetos desses aparelhos: qualidade, durabilidade, e claro, os seus gastos energéticos.

Muitas vezes, na procura de aparelhos mais baratos, adquirem-se eletrodomésticos que têm gastos energéticos superiores e com menos tempo de vida. Assim, uma compra na qual pensava estar a poupar dinheiro, pode na realidade, tornar-se mais dispendiosa.

Um dos aparelhos de cozinha que mais deve fazê-lo refletir é a placa. A seguir ao frigorífico, é o eletrodoméstico que consome maior quantidade de energia numa cozinha, e como tal, uma escolha bem feita pode ajudá-lo a poupar muitos euros por ano.

Existem diversas placas, com diferentes funcionamentos e gastos energéticos, entre as quais as placas de gás, de eletricidade, de cerâmica ou de indução. Esta última, apesar de mais cara, é a escolha ideal para quem pretende poupar dinheiro no dia-a-dia. De seguida poderá conhecer as principais características uma placa de indução, bem como as vantagens quando comparada com as restantes.

COMO FUNCIONA UMA PLACA DE INDUÇÃO?

Uma placa de indução é uma placa para qual o calor é transmitido. Assim, de uma forma simples, a placa de indução tem o mesmo funcionamento que uma placa a eletricidade ou uma placa de cerâmica. Contudo, a placa de indução difere na forma como esse calor é gerado.

Nesta placa existem bobines que emitem magnetismo, que quando em contacto com materiais adequados, geram calor. Por essa razão, apenas recipientes apropriados podem ser usados neste tipo de placas.

MAIOR POUPANÇA ENERGÉTICA

As placas de indução, pelo seu funcionamento, irão ter um gasto energético menor relativamente a qualquer uma das placas mencionadas. Isso acontece pois, numa placa de indução, apenas é gerado calor na superfície de contacto entre a placa e o recipiente. Assim, comparando com as placas de gás, mais baratas na compra, a poupança pode chegar aos 60%. Mesmo em relação às restantes placas (a eletricidade ou de cerâmica), essa poupança é significativa, pois estas, ao contrário da placa de indução, geram sempre calor em toda a área selecionada.

Numa placa de indução não existe qualquer desperdício de energia. Além disso, devido ao facto de a energia estar focada apenas na área em contacto com o fundo do recipiente, também o tempo de cozedura diminui. Além de dinheiro, poupa também tempo.

MAIOR SEGURANÇAmao-placa-de-inducao Porquê comprar uma placa de indução

Também neste ponto a placa de indução tem vantagens relativamente às restantes. Uma placa a gás, a eletricidade, e mesmo de cerâmica, apesar de terem um foco de aquecimento, acabam por aquecer também a área envolvente. Pelo contrário, numa placa de indução, isso não ocorre. Dessa forma, o risco de queimaduras acidentais diminui consideravelmente.

LIMPEZA

A limpeza de uma placa de indução é mais fácil, principalmente devido ao facto de a superfície da placa à volta do recipiente estar fria. Dessa forma, se derramar qualquer líquido, ele não irá incrustar como nas outras placas.

Uma placa de indução tem um valor de compra mais elevado que todas as outras placas aqui referidas. Contudo, não necessitará de muito tempo para recuperar o seu investimento e começar a poupar bastante dinheiro todos os meses.

Texto da autoria de Filipe Araújo

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.