Compras planeadas, impulsivas ou compulsivas?

cartao-credito Compras planeadas, impulsivas ou compulsivas?Considera que faz as suas compras de forma planeada, impulsiva ou compulsiva?

Para podermos responder a esta questão, vamos analisar esses três tipos de comportamentos. Para tal, vamos pegar num simples exemplo – a renovação do seu guarda-roupa.

Compra Planeada – você começa por identificar a necessidade de substituir uma peça do seu guarda-roupa (por exemplo, uma camisa), de seguida desenvolve o seguinte processo com o objetivo de satisfazer essa necessidade:

  • Reconhecimento da necessidade – reflete sobre o tipo de produto que pretende adquirir com base na qualidade, marca, urgência na aquisição, etc.
  • Procura de Informação – desloca-se a várias lojas, experimenta várias camisas que julga corresponder às suas necessidades, pesquisas informações relacionadas com a qualidade do tecido, marca, preços, etc.
  • Avaliação de Alternativas – analisa toda a informação recolhida de acordo com os critérios que definiu e com a importância que atribui a cada um. Ou seja, tendo em mente as camisas que viu ou experimentou anteriormente, analisa as características de cada uma de modo a optar pela que vai ao encontro das suas necessidades.
  • Decisão de Compra – compra a camisa que obedece aos critérios de avaliação que definiu ou então desiste da compra por não encontrar nada que cumpra os requisitos definidos por si.
  • Comportamento Pós-compra – avalia a experiência e o grau de satisfação face às suas expectativas. Com base nessa avaliação, cria uma opinião que o ajudará a decidir em compras futuras.

Compra Impulsiva – apesar de ter uma ideia global sobre o que tem e não tem no seu guarda-roupa, você não tem por hábito fazer essa análise.
O seu guarda-roupa é abastecido com base na aquisição de produtos resultante de decisões de compra tomadas no momento.
Você desloca-se às lojas não só pela necessidade de comprar, mas também pelo simples prazer de as frequentar e a realização da compra resulta de um enorme desejo de comprar por comprar ou da gratificação emocional desse acto.

Compra Compulsiva – este tipo de compra não se destina a satisfazer uma necessidade de abastecer o seu guarda-roupa. Até pode ter um excesso de peças de roupa repetidas e mesmo falta de peças essenciais. Faz compras como forma de ultrapassar momentos de mau estar, de angústia ou de depressão. É provável que tenha o seu guarda roupa repleto de artigos que nunca usa.

E você, com que tipo de comportamento se identifica mais? Felizmente enquadro-me mais no de “Compra Planeada”!

Este texto foi elaborado com recurso a um livro que estou a ler: O Comportamento do Consumidor de Adelino Alves Cardoso.

Comentários

comentários

5 respostas

  1. claudia diz:

    gostei muito da dica de limpeza do microndas,obrigada,ate logo!

  2. claudia diz:

    gostei muito de todas as dicas,obrigada por facilitar nossas vidas.

  3. Alexandra diz:

    Eu acho que cada vez mais as compras estão a ser planeadas, mas por vezes é importante saber fazer compras impulsivas, já me aconteceu não as fazer e perder a oportunidade de ter esse artigo, porque entretanto foi adquirido, ou o preço mudou. Acho que de vez em quando até é saudável, mas é claro que a maioria das compras deve ser planeada, mas só se formos capazes de tomar uma decisão, para quem é muito indeciso aconselho pedir ajuda na parte final.

  4. Ana Paulino diz:

    Cada vez mais temos de planear as compras, mas existem tentações que nos fazem fazer compras compulsivas. Tantas promoções por vezes são aliciantes.

  5. AMITI diz:

    O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.

    Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:

    * Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
    * Aumento progressivo do volume de compras.
    * Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
    * Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
    * Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
    * Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
    * Problemas financeiros causados por compras.

    Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.com

    Site:www.amiti.com.br

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.