Como Conservar Alface

alface Como Conservar AlfaceSabe bem acompanhar uma refeição com uma salada de alface, e então com o tempo quente… ainda melhor!

Hoje trago-lhe uma sugestão para melhor conservar a alface e manter as suas folhas bem “estaladiças” por mais tempo, mas antes deixo-lhe alguma informação interessante sobre este legume.

A ALFACE

Alimento pouco calórico, rico em carotenos, ácido fólico, potássio, magnésio e moderadamente rico em fibra. 96% do seu peso é água. Pode ser visto como um auxiliar das dietas: aumenta a sensação de saciedade durante a refeição e, assim, diminui o apetite e reduz a quantidade de alimentos consumidos.

São cultivadas em climas temperados e apresentam um vasto leque de variedades. Eu prefiro a alface frisada! 😛

COMPRAR E CONSERVAR A ALFACE

Na hora de escolher, prefira alface com folhas limpas, brilhantes e sem marcas de picadas de insectos. Retire as folhas estragadas ou murchas e guarde-a no frigorífico dentro de um saco plástico aberto.

Ao preparar a alface para uma salada, não utilize utensílios metálicos tais como facas e tesouras para a cortar. Em vez disso, prefira cortá-la usando as mãos ou então usando uma faca plástica. A alface quando em contacto com o metal tende a oxidar ficando acastanhada e murcha. Por esse motivo, evite também pousar a alface na banca (se esta for metálica).

Bom apetite! 😉

Comentários

comentários

13 respostas

  1. Rita diz:

    GOSTEI DESSA DICA E VENHO PARTILHAR UM PASSATEMPO, O PASSATEMPO ZARROZ NET DO SITE – http://WWW.ZARROZ.COM – EU PARTICIPEI….

  2. libania neves diz:

    Além de alguns dos seus conselhos, que sigo, sobre a alface, designadamente tratá-la sempre com as mãos para não oxidar, utilizo um método, que tem resultado, e que é o seguinte: lavo as alfaces, passando-as por várias águas, sendo que na penúltima passagem deixo-as estagiar uns minutos em água acidulada com vinagre, que desinfecta e mata qualquer bicharoco que tenham, passando-as novamente por água. Todo este processo é realizado com as folhas das alfaces separadas uma a uma. Seco-as então cuidadosamente com um pano de cozinha de algodão e envolvo-as já secas noutro pano também de algodão que meto num saco de plástico sempre sem apertar as folhas das alfaces. As ditas ficam prontas a consumir e duram vários dias, na gaveta dos legumes do frigorífico! Felizmente que raramente preciso de as comprar pois tenho uma amiga que as cultiva e passa cá por casa cerca de uma vez por semana…

  3. jotix diz:

    Não fazia ideia que a alfaçe em contacto com o metal, tende a oxidar-se. De qualquer forma, quando a corto, é porque a vou comer de imediato 🙂

    Obrigado por este conhecimento.

    @ jotix do Eurito.net

  4. Maria Lopes diz:

    Felizmente, alface é coisa que não falta cá em casa. A sogra planta alfaces durante todo o ano, e em quase todas as refeições há um pratinho desta bendita verdura. Costumo trazer uma grande quantidade para comer durante a semana cá em casa, guardo-a em sacos de plástico no frigorífico, e costuma aguentar-se bem uma semaninha!

  5. Tânia Mota diz:

    Realmente qualquer dica para manter a vida deste vegetal é bem vinda. Adoro alface mas só a posso comprar 1x semana fazendo com que ao fim de 3-4 dias esteja estragada. A ver se com estas dicas dura mais. Obrigada 🙂

  6. Catarina Lino diz:

    Tenho alfaces plantadas no quintal, por isso felizmente não tenho o problema de ela ficar murcha por estar guardada no frigorífico. Quando se quer é só ir à horta buscar. De qualquer forma, não sabia que oxidava em presença de objectos metálicos.

  7. Pepe Costa diz:

    Se a alface estiver ja com um ar meio estragado há uma dica muito boa e simples: Molhar a alface em água fria com umas gotas de Vinagre. A alface fica como nova. Usem esta dica que resulta mesmo

  8. Ana Paulino diz:

    Assim dura mais, ja comprovei.

  9. Rafa diz:

    Cortei sempre a alface com as mãos, e é sempre bom saber que fiz bem.
    Mas é sempre bom saber novos aspectos sobre a nossa cozinha, como o metal e a alface não se darem bem.
    Obrigado Poupa e Ganha.

    • Pepe Costa diz:

      Tambem desconhecia o facto de alface e metal nao combinarem. Tamos sempre a tempo de apreender.
      Outra coisa que nao combina com a alface é o frio. Cuidado com a temperatura do frigorico 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.