Como conservar bem os ovos

ovo Como conservar bem os ovos

Para melhor conservar os ovos…

  • Guarde-os com o lado pontiagudo para baixo. Desta forma garante que a gema fica por cima da clara impedindo que a mesma seque.
  • Não lave nem esfregue os ovos antes de os guardar pois danificará a cutícula que protege o ovo das bactérias.

COMO VERIFICAR A FRESCURA DOS OVOS

Para verificar a frescura do ovo, mergulhe-o em água. Se o ovo ficar no fundo do recipiente, ele está fresco. Se ficar a meio do recipiente, significa que já tem cerca de uma semana. Se ficar à superfície, já é um ovo velho.

Isto acontece porque o ovo é constituído por uma câmara de ar que ao longo do tempo vai alargando… logo permite que flutue melhor.

E já agora… sabe como pode confirmar se um ovo está bem cozido? Faça-o rodopiar em cima de uma superfície plana, se o ovo balouçar enquanto rodopia significa que ainda está cru. Se o movimento for suave, está cozido.

Se desejar conservar as gemas ou as claras separadas, veja aqui como fazer: Como conservar as gemas ou as claras que sobraram?

Comentários

comentários

14 respostas

  1. elsa121 diz:

    Já conhecia a técnica de colocar os ovos em água. O problema é que por vezes esqueço-me de qual das hipóteses é que significava que o ovo já estava estragado… Mas agora com a explicação, nunca mais me esqueço.
    .-= Venha ler o meu último post ..Trial Nort’4×4 2009 – 1ª Prova: Braga =-.

  2. Isa Ribeiro diz:

    Por isso é que costumo comprar poucos ovos de cada vez.. E assim também evito que estes se estraguem

  3. nelia guerreiro diz:

    na agua e sal se nao forem ao fundo estao estragados. tb os podemos congelar e usar mais tarde assim nao se estraga nada

  4. Maria diz:

    Aqui ficam mais umas dicas de como conversar os ovos:

    – Não lave os ovos antes de guardá-los no frigorifico e, podendo, guarde-os em recipiente fechado. Dessa forma eles durarão por muito mais tempo;

    – Os ovos devem ser retirados da geladeira uma meia hora antes de serem usados;

    – Quando os ovos ficarem grudados na caixa de papelão, molhe a caixa e os ovos sairão com facilidade;

    – As gemas serão mais facilmente separadas das claras dos ovos se estes estiverem gelados;

    – Para que a gema do ovo cozido não se esmigalhe ao cortar, experimente molhar, antes de cortá-la, a lâmina da faca ou o cortador de ovos;

    – O cheiro de ovo cozido em uma panela é eliminado com um jato de água fria e casca de limão. Passe primeiro a água, esfregando em seguida a casca de limão.

  5. Miguel diz:

    Excelentes dicas Maria, é destes comentários que precisamos.
    São sempre um bom complemento às sugestões dadas.
    Obrigado 😉

  6. Teresa diz:

    Mais alguns conselhos sobre ovos:
    Para descascar Ovos cozidos sem dificuldade, coloque-os em água fria para arrefecerem e descasque-os sob água fria para que a cutícula saia mais facilmente.

    2. Para conservar melhor os Ovos cozidos, sem que fiquem escuros, guarde-os num recipiente com água fria, dentro do frigorífico.

    3. Para estrelar ou mexer ovos é importante que a frigideira utilizada tenha uma base pesada e paredes baixas. Os Ovos mexidos devem ser cozinhados em lume brando.

    4. Antes de bater claras em castelo, coloque-as num recipiente e deixe que atinjam a temperatura ambiente. Ficarão mais macias e volumosas.

    Qtas vezes o ovo arrebenta ao cozer? Se juntarmos uma colher de sopa de vinagre na água a ferver evitaremos que a clara saia!

  7. Maria Lopes diz:

    Não compro ovos, já que a sogrinha tem sempre lá por casa ovos fresquinhos e caseiros. Costumo guardá-los no frigorífico. Já ela não, tem-os guardados na cozinha, mas fora do frigorífico. Qual destas duas maneiras é a mais correcta?

    • Alberta Cruz diz:

      Não se devem guardar ovos caseiros no frigorífico. As galinhas caseiras, como não são submetidas a tratamentos com antibióticos e similares, podem, eventualmente, transmitir salmonelas ou qualquer outra doença que passe para os ovos. Se estes estiverem no frigorífico as salmonelas não actuam e acabamos por consumir os ovos porque parecem em bom estado. Se estiverem à temperatura ambiente, estragam-se natural e rapidamente, pelo que assim já não os consumimos.
      Pela sua saúde, não os guarde no frigorífico pois só assim saberá que estão bons.

  8. Alexandra diz:

    Quando batemos as claras em castelo basta uma pequena gota de gema ficar nas claras para já não se conseguir faze-las crescer, ou demorar muito mais tempo.
    Cuidado com a frescura dos ovos se forem fazer um doce em que os ovos permanecem crus, por ex: mousse.

  9. Frutinha diz:

    Eu guardo sempreeeeee os ovos no frigorifico, agora essa do lado pontiagudo para baixo nao sabia. No entanto quando quero ver se estao estragados ou nao, parto-os e divido a gema da clara… Se a gema se partir logo é porque não está em condiçoes de se comer.

  10. Pepe Costa diz:

    Para que os ovos durem mais tempo basta guarda-los no frigorifico 🙂

  11. Ana Paulino diz:

    Por acaso não preciso de comprar ovos, as minhas galinhas põem que sobra, mas são sempre boas técnicas para aprender. Não conhecia a técnica para ver se está bem cozido.

  12. Isidro Maia diz:

    ja agora tenho ovos das minhas galinhas no frigorifico sei que estão fresco mas vêm ao de cima na agua penso que estarão bons ???? alguns ao partir t~em a clara liquida gostaria dum conselho

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.