Coworking Ou Escritório Privado?

escritorio-em-casa Coworking Ou Escritório Privado?Apesar de ser um conceito ainda relativamente desconhecido em Portugal, são cada vez mais os profissionais que escolhem trabalhar num espaço de coworking, vez de optarem pelo aluguer de um escritório privado.

A facilidade introduzida pelas novas tecnologias e o incentivo ao empreendedorismo são fatores que têm contribuído para que cada vez mais pessoas optem por lançar as suas próprias startups ou por trabalhar como freelancer.

Muitas dessas pessoas começam por trabalhar em casa, mas rapidamente percebem que essa opção acarreta diversas limitações e prejudica a produtividade. Nesse momento, pode surgir a questão: alugar um escritório privado ou apostar num espaço de coworking?

Ambas as opções possuem aspetos contra e a favor, e por isso é importante avaliar de forma ponderada qual é a opção mais vantajosa. Apresentamos em seguida alguns motivos que favorecem a opção por um espaço de coworking.

A Solidão

Optar por alugar um escritório privado, ou por trabalhar em casa conduz muitas vezes a um sentimento permanente de solidão. A impossibilidade de simplesmente fazer uma pequena pausa para trocar algumas palavras com outra pessoa pode ter um grande impacto e conduzir até à depressão.

Pelo contrário, quem trabalha num espaço de coworking consegue facilmente ultrapassar esta questão, já que existe sempre alguém por perto.

Networking

Quer estejamos a falar de uma pequena startup em início de vida ou de um profissional em regime de freelancing, é fundamental apostar em networking. Um espaço de coworking é um excelente local para travar novos conhecimentos e para desenvolver novas linhas de ação.

O contacto com outros profissionais contribui para a evolução e muitas vezes pode até fomentar novas parcerias e ideias de negócio. Uma pequena conversa na hora da pausa pode facilmente tornar-se num novo projeto.

Outro aspeto muitas vezes esquecido sobre os espaços de coworking é que estes são locais muito atrativos para angariar novos clientes. A presença de várias empresas e profissionais de nichos diferentes geram um certo dinamismo e corrupio de pessoas, que facilita a captação de clientes.

Flexibilidade

O aluguer de um escritório particular significa quase sempre que terá que se comprometer com um contrato de arrendamento e que terá que pagar alguns meses de renda adiantada. Este tipo de exigência pode ser demasiado pesada para quem está a dar os primeiros passos numa nova atividade.

Já no que diz respeito aos espaços de coworking, a flexibilidade é a palavra-chave. Na maioria dos casos pode fazer um contrato de curta duração e se precisar de recursos adicionais pode contratá-los à parte e apenas quando realmente necessário.

As empresas de coworking também oferecem quase sempre a possibilidade de alugar um gabinete ou uma sala de reunião durante um dia, ou algumas horas. Isto permite responder a situações inesperadas, mantendo uma imagem de profissionalismo e rigor.

Controlo dos Custos

Trabalhar num espaço privado significa investir em mobiliário e equipamento informático e suportar mensalmente despesas como água, telefone, eletricidade e internet. Tudo isto em cima da renda mensal.

Ao escolher o coworking terá apenas que suportar um custo fixo e bastante mais acessível do que uma renda tradicional.

Outros Fatores

Existem alguns outros fatores que tornam a opção pelos espaços de coworking apelativa, como o aumento da produtividade. Nestes espaços surge, muitas vezes, um clima de motivação mútua e de alguma competitividade, que contribui para que os seus frequentadores se tornem ainda mais produtivos.

Os espaços de coworking também apresentam a vantagem de contarem com excelentes infraestruturas, como salas de reuniões e ligações à internet de alta velocidade, que são atributos valiosos para a generalidade dos profissionais.

Bons Espaços de Coworking em Portugal

Para ajudá-lo a escolher um espaço de coworking que vá de encontro às suas necessidades, partilhamos uma lista de algumas das melhores opções em Portugal.

Iman Work – Espaço situado em Vila do Conde com diversas opções de aluguer de secretárias e escritórios. Conta com copa, lounge e sala de reuniões.

CoWork Lisboa – Situado no LxFactory é um dos espaços mais versáteis da capital. As opções variam de mesas, a hubs (espaços para equipas ou mesmo empresas), passando pelas tradicionais salas.

AllWork – Um espaço de coworking situado a poucos passos da Praia da Rocha, em Portimão. Oferece serviço de receção, copa, sala de reuniões, climatização e Internet.

Procure um bom espaço de coworking e melhore a sua produtividade!

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.