Poupe Dinheiro a Cultivar em Casa

cultivar Poupe Dinheiro a Cultivar em CasaNos tempos que correm, é crescente o número de pessoas que se voltam para a agricultura. Uns como uma forma de rendimento, outros como uma maneira de dar o seu contributo para um planeta mais sustentável, e outros ainda, como uma forma de poupar dinheiro ao fim do mês.

Os produtos hortícolas estão cada vez mais caros, e se tiver a oportunidade de cultivar em casa, além de alimentos mais saudáveis, conseguirá ainda poupar algum dinheiro. Se você tem um pequeno quintal, ou até um espaço livre numa varanda do seu apartamento, então neste artigo poderá saber como poupar algum dinheiro no final do mês a cultivar em casa.

PORQUÊ CULTIVAR EM CASA?

Cultivar em casa apresenta várias vantagens importantes. Conheça de seguida as várias razões que levam cada vez mais pessoas a cultivar em casa.

  • Começando pela poupança de dinheiro, cultivar em casa permite-lhe ter alguns alimentos sem pagar as exorbitâncias que hoje em dia são pedidos por eles nos supermercados. Claro que se não tiver um espaço muito grande, apenas poderá produzir uma pequena parte dos alimentos consumidos em casa, mas é já suficiente para poupar alguns euros por mês.
  • Aparte o fator económico, há ainda a questão da qualidade desses alimentos. Ao contrário dos alimentos comprados, provenientes de agricultura intensiva, onde são usados pesticidas e outras substâncias, os produtos cultivados por si serão mais saudáveis.
  • A agricultura é uma prática ancestral humana. É por isso natural que muitas pessoas vejam nessa atividade, não apenas uma forma de rendimento, mas também uma ligação à Natureza. Dessa forma, cultivar em casa, pode também ser uma forma de relaxamento ao fim de um dia de trabalho stressante.

CRIAR UMA HORTA

Se você tem um quintal grande, então as possibilidades são grandes. Desde hortícolas, árvores de frutos, até alguns animais, se tiver tempo disponível poderá produzir boa parte dos alimentos consumidos em sua casa. Contudo, este artigo está mais vocacionado para quem tem pouco espaço, e mesmo assim pretenda cultivar em casa.

Criar uma pequena horta em casa não é difícil, mas terá de adaptar-se ao espaço disponível. Se tem um pequeno quintal, o segredo é apostar em plantas que lhe permitam ocupar de uma forma eficaz o espaço. Por exemplo, os tomateiros e os feijoeiros são plantas que irão crescer na vertical, mantendo-se assim com ajuda de apoios, e que irão produzir bastante num pequeno espaço. Para quem tem apartamentos, a dificuldade é maior. No entanto, é muito possível criar uma pequena horta produtiva num apartamento.

horta-garrafa Poupe Dinheiro a Cultivar em CasaNuma varanda, com uma floreira larga conseguirá ter um espaço de cultivo, limpo e com boa drenagem. Sendo esta uma boa solução, há formas mais eficazes de aproveitar o espaço numa varanda para cultivar.

As hortas verticais estão cada vez mais na moda, pois além de aproveitar uma parede para cultivar, são ainda uma forma muito interessante de decoração. Pode até reutilizar embalagens como pacotes de leite ou garrafas de plástico vazios para construir essa horta.

OS MELHORES ALIMENTOS PARA CULTIVAR EM CASA

Tendo em conta que cultivar em casa pressupõe um espaço mais reduzido, de seguida damos alguns exemplos de plantas adequadas a esse propósito. Agrupamos estas plantas em três grupos: legumes, frutos e ervas aromáticas.

  • Legumes: couves, alfaces, tomates, pimentos, pepinos, cenouras, curgetes, feijão, rabanetes, brócolos.
  • Frutos: morangos, framboesas, mirtilos.
  • Ervas aromáticas: coentros, orégãos, salsa, cebolinho, hortelã, alecrim, manjericão, tomilho.

Comece já a cultivar em casa! Aproveite o espaço que tem em casa, e crie a sua horta. Além de produzir alimentos mais saudáveis, irá também poupar dinheiro.

Existem livros interessantes sobre este assunto, tendo sido um deles já divulgado aqui no blog: refiro-me ao Cultive alimentos no seu apartamento.

Texto da autoria de Filipe Araújo

Comentários

comentários

1 resposta

  1. Dav7 diz:

    Já tentei cultivar em casa mas nunca resultou… he he

    Gostava era de encontrar um fórum, por exemplo, dedicado exclusivamente a esta prática!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.