Ao parar desligue o motor

ignicao-carro Ao parar desligue o motorQuando precisar de fazer uma paragem prolongada com o seu automóvel, não hesite em desligar o motor.

Podemos considerar uma paragem prolongada quando o automóvel fica imobilizado por mais de três minutos.

Estima-se que o consumo de combustível ao ralenti é de meio litro por hora. Logo, consegue-se poupar algum combustível evitando manter o motor a trabalhar com o carro parado.

Mas não o faça caso tenha um automóvel antigo!
Nos automóveis mais antigos (com carburador), o consumo de desligar e ligar novamente o motor é superior ao consumo de o manter ao ralenti.

Existem automóveis com uma função que desliga automaticamente o motor sempre que o veículo pára! Já imaginou quanto pouparia em combustível por cada semáforo ou congestionamento em que é obrigado a parar?

Infelizmente os automóveis equipados com esta tecnologia ainda não estão equipados com “preços baixos”! 😛
Se ficou curioso, espreite aqui: BMW – Função Auto Start Stop

Comentários

comentários

5 respostas

  1. Iúri diz:

    Muito bacana mesmo a dica!

    Realmente acho que poucos têm o costume de desligar o carro quando a previsão de parada é baixa. Não fazia ideia do consumo do carro quando parado. Vou fica atento e utilizar a dica.

    Abraços.
    .-= Venha ler o meu último post ..Empatia – Use-a e Seja Feliz! =-.

  2. Miguel diz:

    Obrigado Iúri!
    Existem até alguns condutores que desligam o motor mesmo em situações em que o carro fica imobilizado por menos de 3 minutos… mas isso já considero um pouco exagerado!

  3. Liliana Pinto diz:

    nao sei se conheces a ponte móvel de Matosinhos mas quando abre aquilo é a seca total, e normalmente desligo o carro mesmo para poupar

  4. ntunix diz:

    Com todo o respeito por esta prática, penso que é bastante ridícula e só serve para atrasar ainda mais o congestionamento do trânsito nos semáforos e filas…

    A poupança é insignificante, principalmente se considerarmos o desgaste sobre os componentes do veículo que cada ciclo de arranque do motor provoca sobre as correias, motor de arranque e bateria! Numa situação típica em que o veículo não fica desligado mais do que 5 minutos, poupa-se até 0,042 litros (cerca de 0.07 €) por cada paragem do motor. Se ao longo de um dia isto acontecer 10x, poupou 0,70 €. Mas também “deu à chave” 10x a mais do que necessitaria, mesmo sem contar as vezes que arrancou o veículo ao fim de um período normal de estacionamento. Especialmente no Inverno, a sua bateria vai sofrer com este desgaste adicional e provavelmente terá de a trocar mais cedo do que o esperado, o que é bom para os fabricantes, mas mau para o seu bolso. Já para não falar do desgaste a nível mecânico. Os carros que já suportam start/stop de origem costumam vir com baterias mais resistentes, e provavelmente já estarão um pouco mais preparados para todos estes ciclos de arranque, mas a longo prazo todos veremos que foi mais uma manobra de marketing que só conduziu mais lucros para os fabricantes (ao venderem este extra, mais as respetivas manutenções antecipadas dos veículos).

    Se já costuma trocar de bateria ao fim de 4/5 anos com 3/4 arranques do carro por dia (de casa para o trabalho, do trabalho para a escola dos miúdos, da escola para casa, etc) e passar a dar 13/14 arranques diários, é um aumento de 3,5x do desgaste típico. Não fiz o teste, mas não me admirava nada se a bateria passasse a durar menos de 2 anos… o mesmo para as correias e motor de arranque que terão os seus tempos de vida reduzidos prematuramente devido ao desgaste acentuado.

    Ao parar pelo menos 5 minutos de cada vez, 10x por dia, 5 dias por semana, ao fim de um ano se calhar até consegue poupar 168 euros. Mas isto seria em condições ideais, tipicamente um semáforo muda ao fim de 2 minutos, o que reduz logo os ganhos para menos de metade, embora o desgaste do veículo seja o mesmo. Portanto, no melhor dos casos e considerando todos os fatores, acredito que fique ela por ela e ainda causa transtorno a quem está atrás de si por demorar mais tempo a arrancar quando finalmente fica verde! 😉

    Uma pesquisa rápida depois de escrever isto também me conduziu a este artigo: http://www.thetruthaboutcars.com/2011/06/the-shocking-truth-about-start-stop-systems/

    • Miguel diz:

      Fiquei surpreendido com esse ponto de vista! Não fazia ideia…
      Agradeço a sua contribuição bastante construtiva. É realmente interessante e dá que pensar.
      É como se costuma dizer: “o que hoje é verdade, amanhã é mentira”.

      Obrigado 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.