5 dicas para evitar ser assaltado quando viaja

carteira-bolso 5 dicas para evitar ser assaltado quando viajaViajar é um dos melhores passatempos de todos. Aliás, estudos recentes até já provaram que viajar faz bem à saúde mental. No entanto, existem também alguns riscos inerentes para os quais convém estar preparado. E o mais comum de todos tem a ver com os roubos e assaltos.

Se está a preparar uma viagem para breve, convém ter isso em atenção. Portanto, confira de seguida 5 dicas bastante simples para evitar ser assaltado quando viaja.

1. INFORME-SE SOBRE O DESTINO PARA ONDE VAI VIAJAR

Fazer o trabalho de casa é meio caminho andado para evitar dissabores quando viaja. É certo que o prazer de viajar é partir à descoberta, sem grandes planificações, mas um pouco de pesquisa prévia não faz mal a ninguém.

Portanto, antes de embarcar pesquise na internet ou junto de pessoas que possa conhecer e que vivam no destino, quais os sítios mais perigosos. Todas as cidades têm ruas ou bairros menos seguros que outros. Não necessita de os evitar, mas conhecê-los ajuda-o a manter-se prevenido quando os visita. Além disso, no destino, procure não caminhar sozinho em ruas mal iluminadas ou mais ou menos desertas. No fundo, basta seguir as mesmas recomendações que toma na sua cidade normalmente.

2. MANTENHA O DINHEIRO ESCONDIDO

Evite levar consigo muito dinheiro e procure não ostentar riqueza. Quando viajamos, principalmente para um país com uma moeda diferente da nossa, podemos cair na tentação de trocar logo uma grande quantia de dinheiro. Se o fizer, não o coloque todo na carteira e distribua-o por duas bolsas, por exemplo.

Existem sempre olhares atentos nos sítios mais inesperados, por isso procure não dar muito nas vistas quando vai pagar algo. Mantenha-se reservado.

Além disso, pagar com o cartão de crédito é também uma boa opção para evitar carregar grandes quantias de dinheiro. Contudo, tenha atenção ao utilizar o cartão em locais que não lhe ofereçam grande confiança, uma vez que é bastante fácil clonar os cartões de crédito hoje em dia.

3. TIRE FOTOCÓPIA DOS DOCUMENTOS E UTILIZE UMA CARTEIRA FALSA

Todos os hotéis têm um cofre no quarto que pode utilizar para guardar os documentos mais importantes que não vais necessitar, incluindo o bilhete de avião, por exemplo.

Deve andar sempre identificado na rua, por isso tire uma fotocópia ao passaporte e deixe-a também no cofre. Se o perder ou for assaltado, a cópia poderá vir a ser muito útil.

Além disso, se tiver grandes quantias de dinheiro consigo, deixe algum guardado também. Quando sair, leve a carteira num bolso interior, onde seja mais difícil alguém ter acesso.

Pode também recorrer  a um truque bastante antigo, mas extremamente eficaz, que passa por usar uma carteira fácil num bolso de exterior. Isso poderá atrair o assaltante e desviar a sua atenção para um engodo inofensivo.

4. DESCONFIE SE FOR ABORDADO NA RUA

Quando viajamos é muito fácil sermos abordados na rua. Se isso acontecer, tenha cuidado e mantenha alguma distância até ter a certeza de que é seguro. Principalmente, se for abordado por mais do que uma pessoa, já que normalmente os assaltantes atuam em grupo.

Se achar o motivo da abordagem pouco credível ou descabido, procure não dar grande conversa e confiança e desloque-se para um local mais movimentado. Evite, no entanto, ser mal-educado ou desagradável, mas seja seguro e assertivo. Proteja os objetos de valor.

5. NÃO SEJA “TURISTA”

No fundo, é tudo uma questão de bom-senso. Quando viajamos é muito fácil demonstrarmos que somos turistas, até porque vamos andar de mapa na mão invariavelmente e a tirar fotografias. Não há mal nenhum nisso, mas convém manter-se atento e assumir comportamentos de risco.

Já demos o exemplo de não andar sozinho em becos escuros ou ruas pouco movimentadas, mas evite também beber demasiado em territórios desconhecidos, por exemplo. No fundo, seja responsável. É meio caminho andado para evitar assaltos quando viaja.

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.