23 Dicas para conseguir poupar dinheiro actualmente

poupar-dinheiro-carteira 23 Dicas para conseguir poupar dinheiro actualmenteParece-me correcto afirmar que esta crise veio para ficar e que não tem intenções de se ir embora tão cedo. Assim sendo quase todas as pessoas querem e/ou precisam de poupar algum dinheiro.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas de como é que pode colocar algum dinheiro de parte e fazer o seu ordenado render. Curioso?

“Grão a grão enche a galinha o papo”

Já lá dizia o velho ditado e é bem verdade. Por isso mesmo aqui ficam algumas dicas para o ajudar a fazer alguma ginástica monetária e a construir o seu pé-de-meia.

  1. Procure o banco mais lucrativo – Actualmente existem imensos bancos. Por isso, se o banco onde tem actualmente o seu dinheiro não lhe dá as melhores regalias nem tem propostas de investimentos que o cativem, nada o impede de procurar um banco que esteja mais na sua linha de interesses.
  2. Tente colocar algum dinheiro de lado – Sempre que receber o seu ordenado tente colocar sempre uma percentagem de lado. Por mais pequena que seja no final do ano fará toda a diferença.
  3. Faça os seus pagamentos com dinheiro – Hoje em dia temos muito a tendência de pagar as nossas despesas com o cartão multibanco. No entanto, se começarmos a pagar as nossas despesas com “dinheiro vivo” teremos uma maior noção da quantia que estamos realmente a gastar.
  4. Corte o seu cabelo de graça – Procure na Internet escolas que estejam à procura de modelos e terá o seu corte gratuitamente. O mesmo se aplica para arranjar as unhas.
  5. Faça o seu próprio SPA – Todos nós temos ou devíamos ter direito a momentos de relaxamento. No entanto, nem sempre é fácil ter e poder gastar dinheiro em algumas horas no SPA. A melhor solução é mesmo recorrer ao SPA caseiro e fazer as suas próprias máscaras faciais, esfoliação e etc.
  6. Pratique desporto gratuitamente – Se não quer abdicar de ir ao ginásio, pode sempre optar por aulas de fitness gratuitas. Os ginásios e outras entidades desportivas oferecem sempre, pelo menos, a primeira aula. Aproveite e conheça novos locais e pessoas.
  7. Evite desperdícios – Ou seja, não deixe a água a correr quando estiver a lavar os pratos ou os dentes e não deixe os seus electrodomésticos em stand-by. Irá notar a diferença na conta no final do mês. O mesmo se aplica a deixar as luzes acesas sem necessidade.
  8. Utilize moderadamente os aparelhos de aquecimento/arrefecimento – Este tipo de aparelhos se estiverem sempre ligados e na potência máxima podem causar um grande impacto na factura mensal. Assim sendo, tente regular a sua utilização e deixá-los desligados sempre que for possível. A diferença na conta será gigantesca.
  9. Jante fora sem gastar muito dinheiro – Jantar fora não tem de significar obrigatoriamente jantar num restaurante. Pode sempre optar por jantar num parque, na praia ou fazer um piquenique. Continua a ser giro e é bem mais económico.
  10. Jantares partilhados – Quer fazer um jantar com os seus amigos mas não quer gastar muito dinheiro? Então peça para cada convidado trazer um prato ou uma sobremesa. A despesa será menor e a diversão é garantida.
  11. Usufrua da biblioteca – Se é um amante de livros, música e filmes pode sempre recorrer à biblioteca para os obter gratuitamente. Outra boa ideia é fazer algumas trocas com os seus amigos e/ou familiares.
  12. Vá às compras apenas com determinada quantia – Quando for às compras estabeleça um limite máximo para gastar de, por exemplo, 50€ e leve apenas esse dinheiro consigo. Desta maneira não irá gastar mais do que tinha planeado.
  13. Opte por marcas brancas – Tanto para comida como para medicamentos existem muitas marcas brancas e genéricas que têm a mesma qualidade mas que são mais baratas. É uma questão de aproveitar.
  14. Aguarde pelas promoções – Se for possível e se tiver de fazer uma compra de elevado valor monetário aguarde pelas promoções para o fazer. Actualmente existem imensas promoções todas as semanas. É uma questão de ser paciente e de esperar pela melhor oportunidade.
  15. Faça uma lista de compras – Sempre que for ao supermercado leve consigo uma lista daquilo que realmente precisa e cumpra-a rigorosamente.
  16. Vá às compras depois das refeições e sozinho – Ir de “barriga” cheia e sozinho às compras vai evitar que faça compras por impulso. Como já comeu não sentirá o desejo de comprar alguns produtos por gula e nem será influenciado pelos seus filhos para comprar mais alguns doces se for sozinho.
  17. Opte por cestos – Por mais básica que pareça esta dica, quando for às compras prefira cestos a carrinhos. Além de serem mais pequenos, quando começarem a ficar muito cheios não comprará mais nada e ao mesmo tempo ainda estará a fazer algum exercício físico. Um verdadeiro dois em um, não acha?
  18. Leve sempre sacos – Quando for às compras não se esqueça de levar sempre sacos ou de ter alguns no carro. Hoje em dia os sacos pagam-se e assim são sempre alguns cêntimos que estará a poupar.
  19. Cultive uma pequena horta – Além de ser mais saudável irá ter sempre à sua disposição uma grande variedade de produtos frescos e baratos.
  20. Beba mais água – Além de estar a contribuir para melhorar a sua saúde irá também estar a poupar algum dinheiro. Refrigerantes e bebidas alcoólicas são sempre mais caros do que a água.
  21. Adira à marmita – Se tem de almoçar fora de casa opte por levar uma marmita. Além de ser mais saudável irá poupar bastante dinheiro em restaurantes.
  22. Junte-se ao carpool – Hoje em dia os gastos com combustível representam uma grande fatia das despesas. Faça carpooling com os seus colegas de trabalho ou da universidade e irá ver que as suas despesas a este nível vão sofrer uma redução significativa.
  23. Utilize transportes públicos – Outra dica bastante útil para diminuir a conta do combustível é optar por transportes públicos. Se esta for uma alternativa viável para chegar ao seu emprego ou à escola, use-a.

Estas pequenas dicas podem fazer uma grande diferença no seu dia-a-dia. Ponha-as em prática e depois partilhe connosco os resultados e a poupança que obteve.

Texto da autoria de Sara Guiomar

Comentários

comentários

1 resposta

  1. Maria Sanjuan Villarino diz:

    CONCLUINDO FAÇA VIDA DE POBRE!!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.