50 Dicas para Poupar Água

poupar-agua 50 Dicas para Poupar ÁguaA água é um dos bens mais preciosos que temos e do qual damos menos atenção na maior parte das vezes. Isso deve-se ao facto de, pelo menos no mundo ocidental, ser tão facilmente acessível, estando à simples distância de um abrir de torneira ou de uma garrafa de plástico em qualquer máquina de vending.

No entanto, é fundamental termos noção que a água potável representa apenas 3% de toda a água existente no planeta e que é cada vez mais um bem escasso, devido ao aumento do consumo inerente ao estilo de vida da era moderna e ao crescimento galopante da poluição. Assim, as linhas abaixo servem para deixar 50 dicas para poupar água.

1. Feche a torneira enquanto está a escovar os dentes. É um hábito bastante comum o de abrirmos a torneira e deixarmos a água correr enquanto lavamos os dentes. No entanto, a água que não usa nesses segundos é água que gasta desnecessariamente. E isso multiplicado pela quantidade de vezes que escova os dentes ao dia e à semana, aumentam exponencialmente esse desperdício.

2. Encha o lava-loiça com água ao lavar os pratos. Lavar os pratos à mão poupa muito mais água do que utilizar a máquina de lavar, especialmente se estivermos a falar de uma quantidade reduzida de loiça. No entanto, poupará muito mais água ainda se, em vez de deixar a água correr com a torneira aberta, encher o lava-loiça. No final, basta enxaguar os pratos pela água corrente.

3. Reutilize as garrafas de água de plástico. É uma dica muito simples para poupar água. Ao reutilizar uma garrafa de plástico para beber regularmente em casa, evita sujar copos e, consequentemente, gastar mais água ao lavar mais loiça.

4. Lave os legumes numa bacia com água. Já vimos que deixar a torneira aberta é sinónimo de grande desperdício de água. Portanto, quando vai cozinhar e pretende lavar os legumes, encha uma bacia de água e lave-os no interior. No final, até pode reutilizar essa água para lavar a loiça.

5. Instale o esquentador junto da casa de banho. Nem sempre é possível por razões relacionadas com a segurança, mas é preferível ter o esquentador instalado junto da casa de banho. Isso faz com que a água aqueça mais rápido e evita ter de deixar a torneira correr durante muito tempo.

6. Não cozinhe em panelas demasiado grandes. Ao preparar a sua comida, não utilize panelas e tachos demasiado grandes. Isso faz com que acabe por gastar mais água durante a preparação de forma desnecessária.

7. Se deixar cair um cubo de gelo não o atire fora. Em vez de o deixar descongelar no lava-loiça, coloque-o num vaso de flores, por exemplo.

8. Lave a roupa escura em água fria. Ao fazê-lo estará não só a desperdiçar menos água, já que a lavagem a frio utiliza menos, como ajudará a manter as cores da roupa.

9. Diminua os seus duches em 1 ou 2 minutos. Pode parecer insignificante, mas ao final do ano essa redução significa vários litros de água poupados.

10. Desligue a água quando lava o cabelo ou as mãos. Quem tem cabelo longo sabe quanto tempo necessita para lavar o cabelo em condições. Ao fazê-lo, desligue a água enquanto o ensaboa. Ao deixar a água correr, estará a desperdiçar litros de água desnecessariamente. O mesmo acontece quando lava as mãos. Enquanto as ensaboa, a torneira não precisa de estar aberta, a correr.

11. Troque o banho de imersão pelo duche. É certo que o banho de imersão é relaxante e sabe muito bem, mas um duche, além de ser mais rápido, gasta menos de metade da água que necessita para encher toda a banheira.

12. Recolha a água corrente. Enquanto espera que a água do duche fique quente, coloque uma bacia ou um balde para recolher a água em vez de a desperdiçar pelo cano abaixo. Mais tarde, poderá reutilizá-la para lavar a loiça ou regar as plantas.

13. Atire os lenços usados para o caixote do lixo. Muitas vezes, os lenços usados ou o papel higiénico vai parar à sanita. Logo de seguida, ocorre uma descarga completamente desnecessária. Poupe assim água ao atirar esses papéis para o caixote do lixo.

14. Evite fugas de água. Se as suas torneiras estão a pingar, troque-as imediatamente. Gota a gota, o desperdício é imenso e a sua conta de água no final do mês também. Tenha também atenção a fugas no autoclismo, porque são mais difíceis de detetar.

15. Não se esqueça de verificar possíveis fugas no exterior. É certo que as fugas no interior da casa são mais fáceis de detetar, mas estas também podem ocorrer lá fora. Não se esqueça disso.

16. Comunique a sua leitura mensal de água. Ao fazê-lo, não só estará a garantir que paga exatamente o que gasta mensalmente, mas também o ajudará a controlar possíveis fugas de água nas suas canalizações, porque lhe permite detetar gastos acima do normal.

17. Reutilize as toalhas. Não as coloque para lavar imediatamente após o banho. Uma toalha aguenta muito bem várias utilizações. Seque-a no exterior depois de se secar a ela e estará prontos a ser reutilizada no próximo duche.

18. Ensine os seus filhos a fechar sempre as torneiras. É muito fácil as crianças utilizarem a casa de banho e deixarem as torneiras mal fechadas. É fundamental ensinar-lhes desde cedo a importância em poupar água e uma forma de o fazer é evitando fugas desnecessárias.

19. Envolva-se com a sua escola. Mostre-se ativo com o conselho diretivo da escola dos seus filhos e envolva-se na promoção e sensibilização dos mais novos para a poupança da água. É importante que os bons exemplos venham também da escola.

20. Recompense os seus filhos quando adotam comportamentos responsáveis. Se está a encorajar os seus filhos a pouparem água, transmitindo-lhes dicas como estas, então não deixe de os recompensar quando o fazem com sucesso. Mas não exagere nas recompensas, uma vez que eles devem-no fazer por si próprios e não apenas a pensar no que irão receber em retorno.

21. Contrate um profissional para arranjar fugas de água. Existem fugas fáceis de arranjar, é certo, mas na maior parte das vezes é mais seguro contratar um canalizador profissional. É certo que o problema até pode ficar resolvido por conta própria, mas não de forma correta, o que significa que irá manifestar-se novamente num futuro próximo. E aí estará novamente a gastar água e dinheiro.

22. Não construa uma piscina. Tem um terreno e espaço para uma piscina? E que tal optar antes por uma piscina comunitária? Além de ser mais económica, estará a poupar água e dinheiro. Além disso, fica com mais espaço para outras coisas na sua casa.

23. Lave o seu carro no jardim. Se tem um terreno ou um jardim, aproveite para lavar o seu carro aí em vez de o fazer na entrada ou na garagem. Assim, a água gasta irá ser usada simultaneamente para regar a relva e as plantas.

24. Dê banho aos seus cães no exterior. Se tem animais de estimação, nomeadamente cães, então repita a dica acima. Em vez de lhes dar banho em casa, por exemplo, faça-o no jardim e aproveite a água para regar a relva ao mesmo tempo.

25. Não deite fora a água do seu animal de estimação quando lhe der água fresca. Deve renovar a água dos seus animais de estimação diariamente, uma vez que a água estagnada pode ser um perigo para a saúde. Contudo, não deite fora a água antiga. Reutilize-a para lavar a loiça ou regar as plantas.

26. Utilize um vassoura em vez da mangueira ao limpar o exterior. É certo que uma mangueirada é uma forma bem mais rápida de lavar o seu pátio, mas a vassoura ajuda-o a poupar água.

27. Troque os seus eletrodomésticos por modelos mais recentes. Se tem máquinas de lavar loiça ou roupa antigas então se calhar está na altura de trocá-las por modelos mais recentes. Poderá gastar agora mais dinheiro, mas será um investimento com retorno a médio prazo, uma vez que poupará em água desperdiçada. O mesmo se aplica aos autoclismos, por exemplo.

28. Apoie projetos que ajudem a poupar água. Seja altruísta e apoie projetos comunitários ou privados que ajudem a economizar e a evitar o desperdício de água. A maioria destas iniciativas não têm apoios públicos e todas as ajudas são poucas.

29. Instale dispositivos de redução de caudal nas suas torneiras. O que irá economizar em água compensará o seu investimento neste ponto.

30. Coloque um peso no interior do autoclismo. Uma garrafa cheia com areia, por exemplo, colocada no interior do reservatório do autoclismo diminui o quantidade de água gasta em cada descarga. Também é uma boa ideia optar por modelos de autoclismo com dupla descarga.

31. Faça sempre cargas completas na máquina de lavar roupa. Ao encher a máquina, evita não só o desperdício de água, mas também o de energia.

32. Reutilize a água da chuva. Coloque uma cisterna no exterior e reutilize essa água para lavar o carro, o pavimento do pátio ou para regar o seu jardim.

33. Evite regar o jardim em horas de muito sol. Faça-o antes de manhã ou ao fim do dia, quando o nível de evaporação da água é menor.

34. Utilize o regador em vez da mangueira. Ao regar as plantas, o uso da mangueira leva a um desperdício de água desnecessário.

35. Contacte as autoridades sempre que vir uma fuga no exterior. O espaço público é responsabilidade de todos nós. Se vir uma fuga de água num edifício ou na via pública, contacte imediatamente o piquete.

36. Evite chafarizes ou fontes na sua casa. Além de serem um desperdício de água, não são propriamente ornamentos que fiquem bem em qualquer pátio ou quintal.

37. Não encha demasiado a piscina. Se tem uma piscina, não a encha até acima. Assim, irá evitar desperdícios de água nos mergulhos ou nas brincadeiras.

38. Cubra a sua piscina. Ao deixá-la descoberta, estará a perder água por evaporação.

39. Troque os filtros da piscina. Existem modelos de filtros específicos para a poupança extra de água, que reduzem a evaporação e ajudam a poupar.

40. Descongele alimentos no exterior. Deixe-os ao ar livre ou mesmo no frigorífico e não os descongele sob água corrente.

41. Instale torneiras temporizadoras. Se vai remodelar a sua casa de banho, então essa é uma boa opção para poupar água.

42. Direcione bem os aspersores do jardim. Se tem rega automática no seu terreno, confira se os aspersores estão bem direcionados. Muitas vezes, a maior parte da água vai cair fora dos canteiros, levando a gastos desnecessários.

43. Faça xixi no duche. Pode parecer piada, mas não é. Para além de ser 100% saudável, é uma dica muito fácil para evitar desperdícios desnecessário de água.

44. Deite o lixo no lixo. Diretamente, o lixo e a água não estão relacionados, mas a um segundo nível acabam por estar. É que todo o lixo que não é colocado no balde vai parar aos cursos de água, poluindo-a e levando a uma despesa pública extra e elevada.

45. Não deite óleo de cozinha pelo ralo. Além de poder entupir as canalizações e deixar maus cheiros em casa, cada litro de óleo polui 25 mil litros de água potável. Por isso, o lugar do óleo de cozinha usado é no oleão.

46. Deixe acumular a roupa suja. Não faça máquinas de roupa a meia carga, nem lave a roupa a toda a hora. Deixe acumular uma carga completa de cada vez.

47. Não lave a roupa à mão. A máquina de lavar roupa poupa muito mais água do que a lavagem tradicional.

48. Use apenas a água que necessita. Parece uma dica desnecessária, mas não o é. Quantas vezes não enchemos a panela para cozinhar com água a mais do que necessário, por exemplo? Adote comportamentos responsáveis e inteligentes.

49. Envie estas dicas aos seus amigos e familiares. Sempre que escrever um email coloque uma dica de poupança de água no final. Indiretamente, estará a contribuir para evitar desperdícios maiores.

50. Implemente estas dicas no seu local de trabalho. Poupar água não é só em casa, é também no seu emprego ou na escola dos seus filhos. Por isso, transporte estas dicas e conselhos para esses locais, transmitindo-as ao seu patrão ou empregados e ao corpo docente e conselho diretivo da sua escola.

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.