Domine a regra dos 10 segundos

cronometro Domine a regra dos 10 segundosConheça uma táctica que o ajudará a poupar dinheiro, e que apesar de parecer simples, exige algum treino e autodomínio.

Quando vamos às compras ou simplesmente “passear” pelas lojas, existem imensos aliciantes ao consumo e à compra não planeada.

Muitas vezes damos por nós a pegar num determinado item que nos chamou à atenção e porque até nem era muito caro, lá o acabamos por comprar. Depois, e muitas vezes até nem muito depois, lá nos apercebemos que aquele item afinal não nos serve de nada e que fomos simplesmente iludidos por motivos que até já nem nos lembramos!

Já antes falei sobre uma tal de Regra dos 3 dias, mas essa regra e esse prazo é mais adequado para compras de maior valor, tais como um eletrodoméstico, um gadget, etc. Muito provavelmente, poucos serão os que ponderariam esperar 3 dias para decidir se compravam ou não um livro, um bloco de notas, um videojogo, uma caneca, um par de sapatos.

Afinal, se é barato, está ali e se eu posso pagar, porque não o comprar já? – Pois bem, é mesmo essa linha de pensamento que leva a um monte de gastos desnecessários!

E é aqui que entra a regra dos 10 segundos… sim, 10 segundos são suficientes para evitar um acumular de despesas supérfluas.remorsos-compra Domine a regra dos 10 segundos

DEZ SEGUNDOS… COMPRAR OU NÃO COMPRAR

Da próxima vez que estiver dentro de uma loja e prestes a fazer uma compra de qualquer tipo, simplesmente para durante 10 segundos e pergunte a si mesmo:

  • Será esta uma compra de valor?
  • Realmente preciso disto?
  • Causará algum tipo de realização na minha vida que não seja já alcançada pelo que possuo atualmente?
  • Poderia dar melhor uso ao dinheiro que vou gastar nesta compra?

Se ao fim dos 10 segundos mantiver a convicção que se trata de uma boa compra, siga em frente e compre com a certeza de que no dia seguinte não se arrependerá desse gasto.

Mas o mais certo é que na maioria das vezes dê por si a devolver o item à prateleira e a sair da loja muito orgulhoso por não ter desperdiçado dinheiro. 😉

Diga não às compras impulsivas e compulsivas!

Comentários

comentários

2 respostas

  1. Alex diz:

    Comigo funciona, já sigo estas mesmas regras á um tempinho e depois de no maximo de uma semana já nem nos lembramos.

  2. Ad diz:

    Já sigo esta regra há muito. Nem sempre resulta.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.