Como Ensinar as Crianças a Poupar

moedas-mealheiros-crianca Como Ensinar as Crianças a PouparAs crianças de hoje são os adultos de amanhã. Por isso, é muito importante ensiná-las a poupar e a perceber o valor e a importância do dinheiro desde bem pequeninos. Como o fazer? Neste artigo vamos responder a essa pergunta.

MOSTRE-LHES A REALIDADE

Os pais são os responsáveis por mostrar a realidade aos seus filhos. No entanto, muitos pais dão dinheiro aos seus filhos sem qualquer tipo de regra. Aliás, alguns fazem-no para tentar compensar o pouco tempo que passam com eles. No entanto isso é muito errado. Se habituar o seu filho a ter sempre tudo aquilo que quer de “mão beijada” ele nunca vai saber dar o real valor ao dinheiro.

PROPONHA-LHE DESAFIOS

Dar uma mesada ou uma semana a uma criança é uma ótima forma de a incentivar a poupar e a gerir o dinheiro. Uma vez que tem determinada quantia para gastar durante aquela semana ou aquele mês, a criança vai aprender a gerir o seu dinheiro e até a por algum de lado. Não vale ter pena do seu filho e dar-lhe dinheiro a mais por ele o teu gastado todo.

A quantidade dada à criança deve variar consoante a sua idade e necessidades.

DICAS ÚTEIS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A POUPAR

  • Jogos didáticos – Quando as crianças são mais pequenas os jogos didáticos conseguem resultados muito bons. Neste caso experimente o “Monopólio”.
  • Valor/preço – Explique-lhe a diferença entre o valor e o preço e aquilo que é uma necessidade e o que pode esperar.
  • Muito esforço – A criança deve perceber que o dinheiro resulta de muito trabalho. Aprendendo assim a esforçar-se para o conseguir e a valorizá-lo. Pode ainda incentivá-lo a fazer tarefas domésticas e a dar-lhe uma moeda como recompensa pelo seu esforço.
  • Incentive a poupança – Ofereça ao seu filho um porquinho mealheiro e incentive-o a ir colocando lá dinheiro. Para despertar a sua atenção pode dizer-lhe que está a juntar dinheiro para um jogo, uma guloseima ou uma ida ao cinema.
  • Todos devem estar de acordo – Fale com os outros familiares próximos para que apenas dêem dinheiro ao seu filho em determinadas situações. Caso ele se aperceba de que há um familiar que lhe dá sempre dinheiro facilmente, irá recorrer muitas vezes a ele, perdendo assim a noção do valor do dinheiro.
  • Seja um exemplo – Mostre ao seu filho que também poupa e que isso é muito importante. Os pais são um grande exemplo para os seus filhos. Aliás, em muitos casos, eles tornam-se os espelhos dos seus pais.
  • Elogie o seu filho – Sempre que ele se lembrar de poupar e que tenha uma boa atitude em relação ao dinheiro, elogie-o. Desta forma a criança vai sentir-se mais motivada e apreciada pelo seu esforço.

Conhece outras dicas para estimular e ensinar as crianças a poupar? Partilhe connosco a sua opinião.

Texto da autoria de Sara Guiomar

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.