Como Evitar o Cheiro a Mofo nas Roupas

estendal-roupa Como Evitar o Cheiro a Mofo nas RoupasCom o tempo frio e chuvoso, torna-se um pouco mais complicada a secagem da roupa.

Se tiver máquina de secar e optar por a utilizar ao longo de todo o inverno, prepare-se para acumular facturas da EDP com valores astronómicos.

Se simplesmente estender a roupa num estendal dentro de casa, a secagem será mais demorada. Para além disso, o facto da roupa se manter húmida por mais tempo, faz com que adquira um desagradável cheiro a mofo. E o pior é que a divisão onde o estendal se encontra também sofre com essa humidade.

EVITAR O CHEIRO A MOFO NA ROUPA

Para evitar que surja o cheiro a mofo na roupa húmida, podemos tentar eliminar o odor logo desde o inicio, mesmo antes de colocar a roupa a lavar.

Não utilize a máquina de lavar como cesto de roupa suja. Caso o faça, a sujidade, a humidade e o suor presentes nas peças de roupa terão condições para criar mofo no tambor da máquina e na própria roupa (podendo até causar manchas).

Por esse motivo, prefira acumular a roupa suja num cesto apropriado de preferência com orifícios que permitam a circulação do ar. Depois de cada lavagem, retire a roupa da máquina e estenda-a logo de seguida. Nunca deixe a roupa a “repousar” no interior da máquina.

Deixe a porta da máquina sempre aberta de modo a permitir que o tambor seque entre as lavagens. Evitará a formação de mofo no interior do tambor.

ACELERAR A SECAGEM DA ROUPA

Mesmo no inverno, surgem períodos sem chuva e com o sol a espreitar timidamente. Aproveite esses períodos sempre que possível para acelerar a secagem da roupa.

Para acelerar a secagem no estendal, deixe espaço suficiente entre as peças de roupa para melhorar a circulação do ar.

Se tiver recuperador de calor, experimente colocar o estendal em frente à porta do mesmo (quando o estiver a usar, claro). Para que a roupa não lhe roube o conforto, apenas coloque o estendal quando já não estiver nessa divisão, por exemplo quando se for deitar. Convém arejar a divisão de modo a evitar os malefícios da humidade provocada pela condensação. Não faça isto com uma lareira… deixaria a roupa com mau odor e ainda correria o risco de incêndio. E já agora, conheça a melhor forma de limpar o vidro do recuperador de calor.

Se utiliza máquina de secar roupa, esta dica ser-lhe-á muito útil: Dica para secar mais rapidamente a roupa na máquina de secar

Infelizmente não tenho nenhuma solução milagrosa para secar rapidamente a roupa sem custos, se alguém se lembrar de algo, partilhe as suas soluções nos comentários.

E se a sua roupa ficar com manchas de mofo, talvez lhe interesse ler isto: Como remover manchas de bolor na roupa

Comentários

comentários

14 respostas

  1. Antes de mais, para não chegar aqui de penetra, parabens pelo site, esta mesmo muito bom e ainda há poucos dias fiz menção ao mesmo no meu blog, de forma singela, mas prometo que nos proximos dias lhe vou dar mais um pouco de atenção lá plos cantos do blog, pois este é um site que merece bem a pena seguir!!!

    Bem o meu unico truque é por o estendal na divisão em que estamos quando temos o ar condicionado a trabalhar, ou então colocar o estendal na cozinha e abrir a janela toda e seca mais ou menos até ao final do dia.

    Espero ter sido util 😀

  2. Pedro T diz:

    Olá Miguel,
    Uma das soluções que encontrei em casa para fazer com que a roupa seque mais depressa, foi colocá-la em cruzetas no estendal.
    Assim além de poupar espaço, acaba por secar mais depressa.
    Cumpts

  3. Silvia diz:

    Olá! Para quem como eu de vez em quando não tem outra opção senão ligar o desumificador caso contrário fico com tudo verde, tb é uma boa opção colocar o estendal na mesma divisão que o mesmo.
    Para quem tem máquina de secar, tb vale o bi- horário.
    Até breve!
    .-= Venha ler o meu último post ..O que é que eu faço? =-.

    • Cristina diz:

      Por acaso tenho uma divisão da casa com a tendência a ser húmida, razão pela qual uso o desumificador. Já fez algum tempo que fiz uma experiência em ter esses estendais internos no referido quarto. Fica 2 em um.

  4. Sandra diz:

    Infelizmente a minha marquise é péssima para secar. Ganha muita humidade. Não posso deixar a roupa estendida molhada durante muito tempo. O meu marido fez um estendal que ocupa o tecto todo (sobe e desce :)). Nem esse big estendal veio ajudar. No Inverno ligamos o desumidificador juntamente com um secador de roupa (que se vende no aki, p ex). Demora mais ou menos seis horas a secar três máquinas de roupa. Não é um método económico, mas é a única solução para ter a roupa seca.

  5. Miguel diz:

    Olá Joana. Muito obrigado. Elogios como esse são muito motivantes.
    Realmente o ar condicionado ajuda a secar a roupa e até nem consome muita energia.

    Pedro, parece-me também uma boa solução. Para além da roupa secar um pouco mais depressa, ainda tem a vantagem de ser mais fácil de passar a ferro.

    Sílvia, o desumidificador acelera bastante a secagem da roupa. E podemos sempre aproveitar a água que é recolhida no depósito desse aparelho.

    Sandra, acho que sei a que secador de roupa te referes. Será este?

    Aparenta acomodar poucas peças de roupa!

  6. De nada 😉

    Realmente eu não acho que o meu ar condicionado consuma muita, creio que até consome quase nada, pois não tenho sentido na factura e dou sempre as leituras nos dias correctos, mas ter o Bi-Horario com Ciclo Semanal tb ajuda porque uso essencialmente ao fim de semana.

  7. Sandra diz:

    Olá Miguel

    é esse secador de roupa.

    Leva algumas peças. Eu só coloco as peças mais grossas e que não se estragam com as altas temperaturas. As restantes peças ficam no estendal que está no tecto. Trabalham em conjunto o ar condicionado (na forma de desumificador) e o secador de roupa fechado. è o meu método para secar 3 máquinas de cada vez.

    E aproveito a água para colocar dentro da máquina de lavar roupa e no ferro…

  8. Miguel diz:

    Ainda vou pensar bem… mas na Pixmania tem um secador para 10kg de roupa por 49€.
    Vejam aqui: Secador de Roupa

  9. Alexandra diz:

    Para mim a única opção é mesmo o desumidificador. Recusei-me a ter máquina de secar, não só pela conta da EDP no final do mês, mas também porque enquanto tivesse a máquina de secar ligada não ia dar para ligar mais nada pois o mais certo era o contador disparar. Com o desumidificador aproveitava a água para o ferro, ou para fazer uma descarga na sanita por exemplo.

  10. Liliana Pinto diz:

    eu por vezes meto a roupa no estendal perto do aquecedor..evita o cheiro a mofo

  11. Frutinha diz:

    Cá em casa temos máquina de secar ha coisa de dois anos mas é raro usar, porque tal como dizes faz disparar e muitoooo o valor da factura. então agora com a subida do iva, imagino. Portanto so a usamos em ultima instancia quando chove semanas e semanas a fio, porque mesmo tendo garagem coberta onde a posso estender, com a chuva existem sempre humidades no ar.
    Agora tambem colocamos recuperador de calor e temos aproveitado, geralmente estendemos na garagem e quando já esta apenas humida passamos para a sala junto do recuperador. como está quentinho seca logo 🙂

  12. SocorroMoreira diz:

    Outra forma de impedir mau odor na roupa é usar VINAGRE BRANCO no lugar do amaciante no último enxague. Pode ser vinagre de vinho ou de álcool mas precisa ser branco. Usa a mesma medida que usaria de amaciante.
    A roupa sai da máquina com um cheiro que lembra vinagre, mas depois de secar, cheia a algodão. E, como o vinagre é bactericida, e fungicida, ele esteriliza a roupa e previne a proliferação dos organismos que causam mau cheiro. Experimentem.

  13. Ana diz:

    Nos muitos dias seguidos de chuva estendo a roupa na divisão mais pequena da casa (wc) e ligo o desumidificador quando me vou deitar. Quando acordo a roupa está seca! É muito mais económico em termos de energia do que a máquina de secar. Comprei-o apenas para este efeito. Uso também meia tampa de desinfetante de roupa marca Sanitol (só encontrei no Jumbo) no compartimento do amaciador. Comecei por usar apenas com roupa de desporto e toalhas de banhi mas agora uso com tudo. Acabaram-se os maus odores!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.