Exercícios para emagrecer em casa

Texto da autoria de Filipe Araújo

emagrecer1 Exercícios para emagrecer em casaPara emagrecer, não basta fazer uma alimentação mais saudável e equilibrada. Sendo o mais importante, é também fundamental que ajude o seu organismo a queimar as calorias que tem armazenadas em forma de gordura.

No artigo “Dicas de nutrição para emagrecer”, apresentei-lhe alguns conceitos básicos que ajudam a emagrecer de forma saudável, sem utilizar produtos de emagrecimento ou outros métodos. Neste artigo irei falar de alguns exercícios que pode fazer em casa ou nas redondezas, que irão ajudá-lo a emagrecer mais rapidamente sem gastar dinheiro em ginásios.

Antes de mais, é importante perceber que existem vários tipos de exercícios. Assim, terá exercícios aeróbios, que ajudam a queimar gordura, e terá os exercícios anaeróbios, que são indicados para a tonificação da massa muscular. Como lhe mostraremos de seguida, o ideal será utilizar ambos os tipos de exercícios de forma combinada.

EXERCÍCIOS AERÓBIOS

Os exercícios aeróbios são aqueles que utilizam o oxigénio na queima de nutrientes, de forma a fornecer energia aos músculos durante a atividade física. São assim os exercícios indicados para queimar gordura corporal. Além de acelerarem o metabolismo e queimarem calorias, estimulam ainda o sistema respiratório e cardiovascular, tendo assim leque variado de benefícios para a saúde.

Como exemplos de exercícios aeróbios que pode fazer em casa, ou nas suas redondezas, tem a caminhada, a corrida, ciclismo e a dança. Opte por aquela de que gosta mais, e faça entre 3 a 5 treinos por semana, com uma duração mínima de 30 minutos. Mais do que a intensidade do treino, é importante a sua duração. Por isso, quanto mais longo for, mais calorias irá queimar.corrida Exercícios para emagrecer em casa

EXERCÍCIOS ANAERÓBIOS

Um dos erros mais comuns em pessoas que estão a tentar emagrecer, é preocuparem-se apenas em queimar gordura. Não raramente vemos indivíduos mais magros, mas com a pele muito flácida. Isto acontece pois não se trabalhou a firmeza dos músculos. Dessa forma, é igualmente importante realizar alguns exercícios anaeróbios, com o objetivo de tonificar e tornar mais firmes a musculatura corporal, nomeadamente na zona do abdómen. Afinal, é nesta área que se acumula a maior parte da gordura, e como tal, é necessário desenvolver os seus músculos, de maneira a não ficar flácida.fazer-abdominais Exercícios para emagrecer em casa

Os abdominais são os mais conhecidos exercícios para o desenvolvimento da massa muscular na zona abdominal. Existem diversas variantes deste exercício que pode fazer de uma forma regular, de maneira a tonificar e tornar mais firme a sua barriga.

Em casa pode fazer vários tipos de abdominais, mas os que eu utilizo e aconselho são os seguintes: abdominais tradicionais, abdominais oblíquos e prancha.

PROGRAMA DE TREINO

Como referi no artigo “Dicas de nutrição para emagrecer”, pessoalmente não tenho problemas com excesso de peso, tendo contudo ajudado familiares próximos no seu processo de emagrecimento.

Como eu sou um praticante de BTT, tenho necessidade de manter um determinado peso e de ter uma zona abdominal fortalecida. Assim, adaptei o meu programa de treinos a cada um deles. Este programa incluía os 3 a 5 treinos aeróbios que referi anteriormente, e 3 a 5 treinos de abdominais por semana. Cada treino consistia em fazer três séries de 15 de cada um dos tipos de abdominal atrás mencionados, e no caso da prancha, três exercícios, tentando em cada um manter o máximo tempo nessa posição. E claro, sem esquecer os importantes alongamentos no final de cada treino.

Se seguir as minhas dicas de nutrição para emagrecer, e acompanhar com exercício físico regular e moderado, conseguirá atingir o seu peso ideal de uma forma saudável e sem gastar dinheiro.

Comentários

comentários

11 respostas

  1. Mónica Palma diz:

    é sempre bom fazer em casa , até porque assim podemos fazer o nosso proprio horario de treino| 😀

  2. Susana Galveias diz:

    Em casa e ao nosso ritmo e com o nosso tempo disponível, sem duvida.

  3. Joana Martins diz:

    E otimo fazer exercico em casa , assim estamos no nosso próprio espaço , a fazer o nosso próprio treino 🙂

  4. ACláudia Freitas diz:

    Nao gosto de ginasios por varios motivos sai caro nem sempre consigo consiliar horarios….gosto de fazer em casa a mha vontade a hora que posso é um bocadinho sö meu 😉

  5. Liliana Mota diz:

    Preferia e prefiro natação se tivesse tempo fazia. É o desporto mais completo de todos se bem que fazer exercício em casa além de ser mais cómodo e ao nosso ritmo e tempo (sem estarmos a ser observados por exemplo) também se poupa bastante dinheiro a nível tanto de praticar o desporto como em tempo a ir para o ginásio ou academia.

  6. Maria Do Céu Rodrigues diz:

    Não estou muito bem…já faço Natação há muitos anos ( problema de coluna)

  7. Sofia Oliveira diz:

    Eu bem preciso mas… a preguiça mata-me

  8. Gisela Rego diz:

    A arrumação já nos molda as curvas…

  9. Susana Galveias diz:

    Como não tenho tempo, a unica solução é mesmo fazer em casa e consegue-se se formos disciplinadas.

  10. Joana Pereira Happiny diz:

    Para emagrecer e para manter 😀 Adoro. Excelente também são as caminhadas 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.