Quer ser figurante de televisão? Nem tudo são flores!

figurantes1 Quer ser figurante de televisão? Nem tudo são flores!Desde a publicação do artigo “Seja um figurante” em Outubro de 2009, têm chegado ao meu endereço de email vários depoimentos pouco positivos relativamente aos trabalhos de figuração.

Fiquei bastante surpreendido com esses depoimentos proferidos por quem foi ou ainda é figurante! Desconhecia totalmente as dificuldades que apontaram. Regra geral, partimos do princípio que se trata de uma atividade bem paga e que envolve muito pouco esforço da parte de quem a exerce. Mas os testemunhos a que tive acesso tentam provar exatamente o contrário: a figuração é uma atividade precária!

Desta feita, decidi compilar alguns desses testemunhos e depositá-los aqui no Poupa e Ganha com o principal objetivo de mostrar aos leitores o que se esconde por trás dessa atividade. Para além disso, espero que este artigo incentive mais figurantes, ex-figurantes e até de agências de figuração, a expressarem a sua opinião e posição nos comentários.

NA PELE DE UM FIGURANTE

As linhas que irá ler de seguida são citações soltas (de autoria desconhecida) de quem experienciou essa atividade muitas vezes invejada – a figuração.

Nós somos um grupo de pessoas, que estão a ser enganadas, e a situação que queremos denunciar é exatamente esta, como se descreve abaixo. E para tal estamos a aproveitar a notoriedade de sites que estejam dispostos a ajudar-nos, para evitar que todos os dias apareçam mais pessoas novas que vão e estão a ser enganadas como nós. Não é cooperativismo nem nada que se pareça, as pessoas que se informem! Estão a aproveitar-se da crise de desemprego, como têm muita oferta, acham que tudo é descartável, e cada dia que passa são mais pessoas novas que caem na armadilha para serem enganadas.

figurantes-tv Quer ser figurante de televisão? Nem tudo são flores!
Com as crises gerais do país e de emprego que atravessamos e que são do conhecimento geral, aliada com alguma publicidade que tem sido feita em torno das atividades como figurante, modelos e/ou atores, tem também existido algum aproveitamento por parte de pessoas e/ou empresas menos escrupulosas que encontraram aqui uma forma de ganhar dinheiro à custa de quem por vezes já pouco tem e anda à procura de emprego.Tenha cuidado com as agências em que se inscrevem e para as quais aceitam trabalhar. Antes de se inscreverem tentem saber junto de pessoas que já trabalham para essas agências como se processam os pagamentos.

Agora prometem-te (se conseguires receber) 5 euros que nem dão para os transportes que tens que pagar. Mas tu é que sabes, se não te importas de trabalhar de borla, passar fome, ser maltratado e ouvir desaforos. Vai lá e experimenta. Em lugar de estares em casa sem fazer nada, vais lá, investes algum dinheiro em transportes que não sabes se vais receber nem quando, e enquanto experimentas eles vão enchendo os bolsos à tua custa.

DENÚNCIAS

A situação que eu tenho para denunciar é de três agências de figuração, em Portugal que não pagam, como segue:

1- Tripé Visual: Só se pode passar o Recibo Verde depois de ter pelo menos três a seis meses de trabalho, portanto só ao fim de pelo menos 90 dias é que se pode ir lá passar o recibo Verde. Depois de ir lá passar o recibo verde, fica-se pelo menos mais um ano à espera de que ponham o dinheiro na conta. Se não for mais…, Como acontece com algumas pessoas que já estão há quase dois a trabalhar sem receber. Mas as pessoas é que sabem, se não se importarem de trabalhar, passar fome e frio e ainda ouvir desaforos tudo isto de borla!

2- Unique Style: Só podes (podias) ir lá marcar o pagamento passados seis meses depois de teres feito o trabalho. Quando marcas (marcavas), dizem-te que depois te ligariam de volta a dizer o dia em que poderias ir lá passar o recibo. Há pessoas que estiveram outros seis meses à espera que lhe marcassem o dia. Mas, e no Entretanto, a Unique Syte Faliu. E ficou toda a gente a arder com os trabalhos que fez para eles. Se ainda duvidam, experimentem a passar na morada deles (Rua do Conde Redondo 139) e reparar bem nos autocolantes que estão do lado de fora, de um lado e do outro da entrada do prédio, e o que dizem!

3- Crowed: Vai pagando mais ou menos, há algumas pessoas que se queixam de não receber, por exemplo como teve recentemente uns anúncios com muita (mesmo muita malta) e resolveram estipular que por mês só pagam a x pessoas, estão a ver, a N malta que participou nos anúncios (mesmo muito maralhal), agora tem que estar n meses à espera até que chegue a vez deles. Aqui o problema parece não ser a falta de dinheiro, mas sim o ser muita malta, e o facto de eles terem fixado que só pagavam a n gajos por mês.

figurantes-estudio Quer ser figurante de televisão? Nem tudo são flores!

Tenho visto surgir muitas empresas, inclusive empresas que aparecem com grande destaque na Internet e no Google quando se faz uma pesquisa, que recorrem às mais variadas justificações e estratagemas para cobrarem dinheiro as pessoas com a promessa de as agenciar, ou de que se assim o fizerem conseguirão mais facilmente singrar no mundo da moda ou como ator.

Nada de mais enganador e a maior mentira que isto pode ser! Se um determinado cliente (agência de publicidade ou cliente final) houver de gostar de uma pessoa, ou gosta dela, ou não gosta dela, e não é pelo facto de ter um book, um site na Internet ou uma fotografia que foi tirada por um fotógrafo profissional que vai escolhe-la em lugar de outra. Nada de mais ilusório! Não conheço ninguém que tivesse sido selecionado por algum destes motivos.

Faz dois ou três anos atrás, estava na moda fazer (e vender) books fotográficos. Ultimamente a história mudou um pouco, e agora o que se vende são sítios na Internet cuja responsabilidade de manter é do agenciado, com a promessa, a troco de uma quantia paga anualmente, de que as suas fotos estarão assim mais visíveis na Internet e as possibilidades de arranjar trabalho serão maiores (mas sem garantias nenhumas). Também já assisti a casos de agências que cobram só para aceitar inscrever as pessoas nos seus ficheiros e tirar uma fotografia.

 

Quando vencido pela argumentação, e sobretudo pelos súbitos elogios à minha pessoa, de repente passo a ser o maior, com um ótimo visual, boa aparência, com conversas de que apesar de… posso ser um ótimo protagonista para um anuncio de uma farmácia ou de um produto medicinal, eu faço-lhes a seguinte proposta (já que sou assim tão bom, não vejo motivos para não aceitarem): eu aceito comprometer-me com o pagamento da importância por eles solicitada quando eles me arranjarem o primeiro trabalho. E claro que se a proposta (deles) não é honesta, eles não a vão aceitar!

Vou concretizar ainda mais, indicando o nome de uma agência, se bem que eu saiba que há mais a trabalhar nos mesmos moldes – que encontrei na Internet, e é das que aparecem logo em primeiro lugar, onde me propuseram pagar um valor anual (aluguer) por um espaço no servidor deles onde eu colocaria fotos minhas da minha responsabilidade, sem qualquer garantia de trabalho: Espaço Fama.

As pessoas devem olhar-se ao espelho antes de saírem de casa e de se dirigirem a uma agência. Se subitamente começarem a elogiar a vossa pessoa de uma forma anormal, e sobretudo não concordante com as solicitações de trabalho que têm tido, logo ai, devem desconfiar! Em segundo lugar, nunca devem aceitar pagar qualquer importância seja para o que for, ou a título do que for.

FINANÇAS E SEGURANÇA SOCIAL

…tem que se passar recibo verde e feitas as contas ao quanto sobra limpo depois de se pagarem os impostos e os transportes.

A parte do recibo é importante, para evitar certas bocas, como algumas de alguns ignorantes que já encontrei aqui na Internet, que atendendo as pessoas por quem eram proferidas, deveria ser-lhe exigido maior conhecimento da casa e mais cuidado com o que dizem, nomeadamente insinuando que o valor pago era dinheiro limpo, entregue por baixo da mesa, e fugindo assim ao controlo da maquina fiscal, etc… Não é! É preciso inscrever-se nas finanças e passar recibo!

Depois de abrir atividade nas finanças também tem que se inscrever na segurança social. Se não o fizer, nada lhe vai acontecer pelo menos nos próximos 3 anos, tempo este durante o qual a segurança social espera que o valor da multa, junto com a dívida que vai acumulando, mais os juros, assuma assim um montante interessante e que valha a pena. Depois, quando o valor já assumir um montante interessante, é que começam a enviar cartas para casa exigir o pagamento da dívida acrescida dos juros.

Conclusão: para os que eventualmente estão a receber subsídio de desemprego e pensavam que poderiam ter aqui uma forma de ocupar o tempo e complementar o subsídio de desemprego, esqueçam. Ao abrirem atividade nas finanças a segurança social é informada e perdem direito ao subsídio de desemprego.

Para os que não têm mesmo nada, têm que se inscrever também na segurança social. Devem-se no escalão mínimo admissível e depois ficam a pagar a volta de 109 euros por mês. É uma questão de fazerem as contas.

Pois é meus caros, pensam que ser figurante é só aparecer na TV e dizer aos amigos que se apareceu? Ser figurante em novelas é trabalhar 12 horas por dia. Sabe-se a hora de entrada mas não a hora de saída. Pagam (quando pagam) tarde e a más horas. Existem agências que só pagam 90 a 120 dias depois do trabalho realizado.

Trabalha-se ao frio, à chuva, ao sol, etc… é como calha. É preciso ter espirito “para a coisa”, porque se não é uma grande seca.

Já lá vai o tempo das plateias a 25,00 €. Belos tempos…

Mais fontes interessantes sobre este assunto:

NOTA: Devo alertar que eu (autor deste blog) nunca exerci a atividade de figurante e não conheço pessoalmente nenhum dos autores das citações aqui apresentadas nem as agências mencionadas. Limito-me portanto, a transcrever o que me foi enviado, não assumindo qualquer responsabilidade pelo teor da mensagem. Mais acrescento, que todos os emails que me foram enviados são de autores anónimos.

Subscreva o canal de Youtube do Poupa e Ganha:

Comentários

comentários

23 respostas

  1. homem do dinheiro $$ diz:

    Bem vindos a realidade Portuguesa..

  2. Rui Almeida diz:

    Sim é bom ter consciência que não há dinheiro fácil!

    http://pantominocracia.blogspot.pt/
    Um espaço de opinião que nos leva da Democracia à Pantominocracia

  3. Nelio diz:

    Realmente deveriam as pessoas fazer as contas convenientemente e recusar trabalhos como sei que são propostos a 8 e 5 euros por um dia de trabalho pois isso ultrapassa o trabalhar de graça. Se fizerem contas aos transportes que pagam alguns ainda pagam para lá ir.

    Outra coisa a que já assisti é a forma “grosseira” e muitas vezes insultuosa e ordinária como pessoas da produção e da própria agência para a qual o figurante trabalha falam e se dirigem a estes tratando-os de forma a que eu pensava já não ser possível nos dias de hoje tratar alguém.

    E o que dizer dos trabalhos agendados e que são desmarcados em cima da hora sem qualquer indemnização ao prestador que já tinha reservado o dia para efectuar esse trabalho?

    Não deviam os figurantes permitir este tipo de situações exigindo respeito, pois sem estes as agências de figuração simplesmente acabam, e são pessoas merecedoras de tanto respeito como quaisquer outras, muitas vezes são professores, engenheiros e outros licenciados, músicos e técnicos que atravessam períodos difíceis na vida ou simplesmente têm gosto por fazer pequenos papéis e satisfazer alguma inclinação artística, ou mesmo tentando simplesmente obter um rendimento extra e que estão a ser desrespeitados por pessoas que ás vezes não têm sequer metade da sua formação.

    Nem me venham sequer dizer que é uma actividade em que não se faz nada, senão experimentem estar por exemplo 12 horas em pé num decor porque não havia onde sentar a figuração, sem poder falar, sem poder telefonar, e a ter de pedir autorização para ir ao WC ou beber água.

    Como tantas outras é uma actividade em que a falta de regulação só beneficia o infractor – Deveria haver uma tabela horária mínima baseada num salário digno e nunca abaixo da referência do salário mínimo nacional.

  4. Maria diz:

    As pessoas devem olhar-se ao espelho antes de sair de casa?Que ridículo.Há modelos famosas (até) que não acho lindas!Aliás,algumas nem altas são…nem tem olhos claros!Quer dizer,se não tiveres oportunidades na moda é porque és feio?!Não é isso que eu vejo quando vou ao site de agências .Vejo pessoas que estão bem longe de serem uma Ana Paula Arosio!..

  5. Gisela Cruz diz:

    Tudo verdade, pelos vistos. Comecei há pouco "porque sim" (já sabia disto tudo) e confirma-se tudo.

  6. Jorge nunes diz:

    quando se inicia a actividade de figurante…em algumas agências não há papeis(contratos)..e como é de esperar, não existe forma de reclamar essas dividas….são várias (senão quase todas ) que praticam estas (chamadas) atrocidades.
    logo á partida não há garantias de remuneração e tão pouco nos é apresentado esse período de espera…e quando pagam ( há casos de mais de 1 ano espera )
    assim são tratados os figurantes,………………… que acabam por ser uma mina de ouro para as agências.

    pedida uma informação…quais os meios para efectuar uma denuncia e deixar em alerta algumas futuras vitimas?

  7. figurantes em Portugal ninguém merece!!! diz:

    Gostaria que me ctc, pq tenho mmmuuiiiotttooo para lhe dizer de alguns anos que fui fazendo figuração.

    A grande maioria das agências são uma cambada de gente mal formada e gananciosa. Tudo o q se diz é verdade e falta muito pior. Pagarem??? Atrasos muito superiores a um ano p pagarem porcarias de 30€ e todas as mencionadas trabalhei.

    Na tripé o Pedro Azevedo andava a arrastar a asa, nunca lhe liguei e um dia depois de mudar o pneu do meu carro q ficou furado enquanto fazia um trabalho e pedi q me ajudasse a mudá-lo, ele depois pediu q eu o levasse ao carro dele, e aproveitou p me beijar pela força, e tb sei q houve um pai de uma adolescente q o esperou na porta da RTP e lhe bateu, pq a filha era virgem, e ele engolpou a inocente.

    Ele demora muito mais q 6 meses p pagar, deduzo q continua igual, e só me pagou pq eu fiquei farta de tudo q é figuração em P, q estou bem melhor agora no UK e onde o ter mais de 35 anos não significa q já não serve para nada.

    Montanhas de empresas contratam pessoas até com 60 anos aqui, mas aí é vergonhosos e por isso nunca iremos a lado nenhum.

    Bem voltando. O Pedro só me pagou pq eu ameacei q iria com um grupo eu e outros a quem ele devia, p a porta da RTP num dia de figuração dele e criaria ali uma peixeirada com os outros p q todos soubessem, e chamaríamos jornais. Ele aí pagou logo o q antes demorava mais de 1 ano p pagar.

    As agências recebem das produções e depois fazem dos figurantes parvos, a dizer q não receberam ainda, ou mesmo trabalhos de Publicidade do Continente por exemplo para a Crowd q ainda me devem 45€ (tenho os mails deles e o último deste ano a dizer q vão pagar e o trabalho foi em 2008, sim 2008. Ficaram a dever com a desculpa que a empresa q os contratou p fazer 1 publicidade p a Optimus faliu. Nós nada temos q ver com isso. Nunca fomos chamados qd é p negociar o preço a pagar, e nem temos como saber se é verdade ou mentira.

    O facto é q a Crowd na pessoas do dono João Pedra todos acham q recebeu e depois como entretanto essa produção fechou as portas, o João aproveitou o embalo p dizer que nunca tinha recebido deles, mas mesmo q não tivesse recebido os figurantes trabalharam e estiveram lá, e quem os contratou foi a Crowd e não crowed como aparece, e portanto ele o dono só tem de pagar.

    Como disse tenho mails q provam tudo. Mas como ia dizendo (é tanta coisa q me perco) sabíamos bem q o Continente já tinha pago há muito por vezes e o dono usava o dinheiro e dizia p as empregadas na altura a Carolina e a Vânia dizerem q ainda não tinha recebido e isto acontecia com todas as agências e a Valente sabia-se até q tinha o dinheiro a render, p ele claro, em vez de pagar, qd se fala de quantias elevadas dá sempre algo.

    O careca dono da agência acho q com o irmão q está no Porto e são ambos de lá q a pronúncia não engana, ainda se gabava q podia viver só do dinheiro q recebia de filmes franceses e outros, isto nos anos 2009, por aí, imagino q depois as coisas ficaram piores e não devem de ter melhorado. Eu fartei-me e deixei em 2013 e devia era fazer como muitos e abrir actividade falsa, repito passar o recibo e fechar.

    As finanças tanto falam de as pessoas terem acesso, mas complicam tudo no site deles p abrir e ou fechar qd consegui fazê-lo e estou habituada a usar sites na net, mas eles dificultam tudo de propósito p as pessoas não fazerem. O site está feito p depois de curso de finanças e mesmo aí, então entender o q anda a fazer ali e não para ser intuitivo.

    Agora a Unique Style ficou a dever-me 1645€ a mim, e diversas e diferentes quantias a muitos outros. Eu fui das mais penalizadas e o Rafael Vilhena ficava com o dinheiro q lhe pagavam e em vez de nos pagar, ia gastar em jogatina e em ir com adolescentes masculinos (é gay) para as discotecas e pagava ele tudo claro, com o nosso dinheiro.

    Confrontei-o na rua uma vez q o apanhei em Lisboa, e ele garantiu-me q me pagaria tudo até Agosto, tinha até um amigo da figuração tb comigo q foi até quem o avistou e me disse, e eu logo fui a correr ter com o Rafael e o outro ouviu tudo. Ao outro ele não devia nada, pq ele nunca trabalhou com esta agência. Nas finanças onde fui confirmar se ainda tinha actividade esta agência, o tipinho estúpido estava mais preocupado q não podia dizer do q verificar q ele passou um recibo q eu lhe dei p ele por os pagamentos finais, pq tanto p este como para o Pedro decidi q chegava e para todas as agências enviei mails a dizer para me retirarem do portfolio, até a Plural (pertence à TVI, e a contabilista ou pseudo uma tal de Odete queria ensinar-me como passar os novos recibos q eram brancos ainda devem ser, e mt mais precisos, e eu comecei a tentar fazer ver algo q até aqui neste blog passou despercebido>>>Esta actividade são FAlSOS RECIBOS VERDES E A SEGURANÇA SOCIAL SABE BEM DISSO TAL COMO A AT mas como sempre andam sempre atrás do peixe miúdo, inocente e vítima. Já vou lá.

    Mesmo assim esta Plural ainda será a única mais honesta. A Valente produções é do pior e pediam q metessemos gasolina dos nossos carros, essa é outra pagam 10€ p andar km a servir de motorista com o carro carregado, e ir p além da nossa casa levar e apanhar outros figurantes e pagam 10€ ou nada como tantas vezes servi de táxi para o Pedro da Tripé V, e ele nunca pagou absolutamente nada, e andei às tantas da manhã a levar pessoas, passei o meu local de residência e fui e voltei. Com pagamentos de 12,50€ toda a tarde e tirando depois todo o gasto de gasolina eu ficava com mt menos do q as pessoas q eu levava, ou trazia, fui bem explorada.

    A Valente pedia e pediu-me q pusesse gasolina e depois era costume qd se chegava ao local o chamado crowd (pessoa da agência q tem autoridade p decidir tudo e nos autoriza a ir até ao WC e tb as produções, pq realmente os figurantes são tratados abaixo de lixo e eu passei testes q a gd maioria nunca passaria p andar naquilo se bem q eu fui apenas maltratada por um ignorante da Valente, e uam outra da Plural q todos achavam q era no mínimo doida e este da Valente igual. Logo na altura escrevi ao dono da Valente expliquei tudo e disse q n iria mais trabalhar p eles e q me pagasse o q me devia. Ele ainda queria uma reunião comigo mas depois de ler o meu mail percebeu q estava mais q farta. Para me pagarem levou meses, e tive de envolver o departamento principal deles do Porto e a parvalhona de Lisboa ficou em cheque uma tal de Fernanda, cujo o filhinho tb trabalha na V, e tudo q são trabalhos melhor pagos são sempre p os mesmos.

    Vi produções a comentarem, e a recusarem pessoas pq estavam fartas de as ver sempre aparecer. Isto pq na V existe mais q em qualquer uma, mas tb existia na Plural, q as pessoas q marcavam esperavam certas “ofertas”, p escolherem não pelo q as produções queriam, mas pelas pessoas q ofertavam se é q me entende, como quase tudo em P.
    Sei de um trabalho q fiz, em q me disseram q a V não queria q fosse eu, e queriam pôr 1 idiota q anda sempre em tudo e oferta imensa, até se oferta a ela própria, e eles disseram q se n era eu, iam a outra agência, isto é surreal, uma agência a querer impôr ao cliente quem é o modelo.

    A Valente abusa, e faz o q quer, e anda sempre dinheiro envolvido ou sexo. Na Plural tinham um brasuca q começou a tirar portugueses das figurações e era tudo só brasucas, mas o ambiente caiu tanto q a Plural teve de intervir e ele foi até despedido e já foi tarde.

    Tb as agências aproveitaram-se a a Valente demais dos imigrantes e devem cont iguais, p explorar ainda mais o pessoal. Chamavam imigrantes, pq sabiam q muitos n podiam sequer passar recibos, e a esses iam pagando em numerário q o portuguesinho é p lixar, mas sabiam q eles faziam outras coisas por debaixo do pano, os portugueses q estavam colectados q se lixem. Pq é q por exemplo não eram obrigados a verificar se cada imigrante fácil de saber quem era, estava ou não legal em Portugal e podia trabalhar? Os brasucas por exemplo a maioria gente malcriada, mortos de fome, q insultavam e ameaçavam outros e mandavam fo… por tudo e por nada e no entanto eles continuavam a chamar pq alguns iam só pela comida, e a outros eles tantas faziam q tinham de mudar de área, alguns pela polícia, e assim a agência nunca lhes pagava, e tb como as agências demoram mt a pagar todas, mais de um ano com algumas excepções para a Plural, Chiado Factory (mas fiz poucos trabalhos) e a Crowd q por vezes pagava antes de fazer um ano mas nem sempre. Ora a esperança de gente mal formada como na Valente era de chamar brasucas e de leste e entretanto qd era altura de pagar, muitos já tinham dado à sola da zona ou até de Portugal. Se isto é ser sério… não sei o q será ser indecente, abusador, má fé.

    Os imigrantes vieram tirar muito trabalho a portugueses e soube q a Valente chegou a estar no aeroporto na chegada de voos do Brasil, a recrutar brasucas como se não tivessem gente suficiente, isto tudo com a ganância do q já expliquei. Nisso a Tripé, e Crowd não eram tão abusadoras, mas a Tripé a pagar tb usava o dinheiro da agência em proveito próprio e o da Crowd tb, e só depois se houvesse e quando desse é q se paga aos figurantes. Sabiam q ir p tribunal não compensa a n ser qd como eu q apanhei de surpresa um nojo q não queria pagar-me os 50€ q me devia.

    Meti o tribunal mas pedi apoio juridico e tive, e aí nada paguei e ele pagou tudo e mais as despesas dele e do advogado. Ou seja ascendeu a mais de 300€ o não querer pagar 50. Foi a agência…tenho 1 branca tem 2 nomes e este tipo era já conhecido de ficar tb a dever, mas são pouco conhecidos. Qd lembrar digo o nome e tenho a papelada em P. Se estivesse aí iria verificar no livro de recibos está lá a cópia. Já pesquisei na net e não encontro. Se calhar já faliram não me espanta nada, pq com aquela maneira de trabalhar não iria longe o tipinho, mas talvez tenha sido despedido, ouvi algo assim na altura.

    Tb disse q me pagasse e que não queria trabalhar com ele mais, e ele todo raivoso decidiu não pagar, até levar com a notificação do tribunal de Sintra. Nem apareceu no julgamento tal a caratonha de estúpido q foi apanhado por se achar esperto. Ele sempre achou q as custas eram muito mais e é

    Posso continuar e isto dá um livro.

    O q acontece é que para pagarem as agências deveria ser imediato contra a entrega do recibo verde, q é isso q o recibo exige, mas os abusos são de tal ordem q é assim passo a explicar:
    1 tlf dia xpto designado pela agência p tentar marcar o dia em q vai entregar o recibo, dizem eles de pagamento, mas nada pagam, ficam é com o recibo e os figurantes levam zero€€€ nesse dia, ficam de transferir depois. Esse depois, pode ir como no caso da Valente até 3 meses depois e nada, tem de tlf novamente e é tratado como se fosse você a dever e não eles e como retaliação não só não pagam como depois não chamam p mais nenhum trabalho q gente demais têm eles. E idiotas de 1 viagem é q convém, para serem “engolpidos”.

    No dia q deve tlf tem sorte se conseguir marcar alguma coisa, pois como são tantos (devem a muitos) acontece q está sempre interrompido e se não está atende a música da PT e são chamadas de valor acrescido em q ganha a Valente e a PT, e o figurante q tem direito ao seu dinheiro>>> paga e é mais explorado ainda. Depois de por vezes e sem exagero mais de 1/2hora de música farta-se e desliga. se não marcar dia espera mais de um mês p ter outra oportunidade de marcar.

    Eu costumava mandar pelo correio, e depois a tal Fernanda lá transferia, depois de eu insistir. Achei ser um escape ao tlf p marcar q nunca ouvi tamanha estupidez.

    O tal tipinho achou q n devia pagar pq eu enviei tb por correio o recibo no dia q sabia eu, q outros foram lá receber o mesmo trabalho. Se era para transferir, pq raio tinha de lá ir?? Aliás o homem foi ameaçador e queria por força q eu lá fosse, e até pensei q iria sim mas acompanhada pela polícia, pq ele ameaçou-me na tentativa de me intimidar, e não querer receber o que me pertencia.

    Tenho mesmo de me lembrar do nome, nada aparece na net. Devem ter fechado ou mudaram de nome e continuam na mesma. Depois de conseguir com sorte marcar o tal dia, vai lá gastar tempo e dinheiro a pagar transportes ou a usar o seu tb gasta, p entregar 1 recibo, q fica p depois pagarem. eles é q metem logo p as finanças.

    O tal da Unique Style ia a dizer e depois não disse q fui às finanças e declarei q ele nunca pagou a mim um recibo q eu lhe deixei em branco p ele pôr o total q me devia, ainda não sabia de uns trabalhos e por isso deixei assim, na tentativa de o aliciar a pagar. Depois pedi nas finanças e vi o recibo q lhe passei declarado com um valor q ele nunca me pagou e denunciei e aposto q como sempre as finanças nada fizeram, pq é sempre o mesmo.

    Apesar de haver discrepância nas declarações nunca me vieram perguntar nada, e ainda como disse fui lá e o idiota ainda tinha era de proteger a identidade do caloteiro.
    A segurança social é outra q tal, até rima. Só andam atrás de quem não se pode defender e q eles acham q podem comer.

    Tb me andam a mandar mails q devo e vão penhorar o iva. Para já esse só pode ser penhorado se eu der p penhora. Nunca devi nem nada devo pq fui logo à seg social e pedi a isenção e foi dada, e o q recebi nunca sequer chegou ao salário mínimo nacional por mês quanto mais p lhes pagar 109€. Mas pior ainda é q esta catividade não é nem nuca foi recibos verdes e tanto a segurança social como a AT têm o dever de pôr coimas e grandes a estas agências. Isto são contratos verbais q são perfeitamente válidos, e são contratos em q as pessoas só trabalham certos dias, os dias em q uma agência as chama. Existe hierarquia, nunca se trabalha em casa, é falso a declaração p abrir actividade em q se diz q será exercida em casa e eu ainda acho q devemos todos avisar a AT q os locais de trabalho variam consoante instruções da agência, q é o patrão e o tal Crowd, a pessoa q verifica a q horas se chega (se está sempre atrasado pode chegar e ser dispensado logo ali e nada é suposto receber e não mais trabalha com eles a Valente adorava fazer isso, tal era a mesquinhice), tem de se levar mudas de roupas e andar carregado q nem mulas de carga, e ainda esperam qd são cenas de festas informais q se leve as melhores vestimentas e adereços, e q se vá pagar a 1 cabeleireiro p arranjar o cabelo, como se o q eles pagam desse p isso e mais.

    As mulheres como sempre ganham o mesmo mas somos muito mais penalizadas, pq temos de levar toilettes tudo a condizer, os sapatos a clutch, brincos, vestidos e saias e para cada um uma mala de mão diferente, e sapatos diferentes, posso dizer q cheguei a levar 6 mudas, assim lhe chamam tudo completo e até por vezes o representante da agência me veio pedir algo meu, p se usado pelo modelo principal e nunca pagou nada por isso.

    A Crowd tb bem q me usou a pagar pouco em cenas q falei e bem e decorei textos em minutos, fui sempre elogiada pelas produções e o director de produção em algumas produções veio felicitar-me e mais q 2 disseram pq eu não considerava fazer cursos para actriz q era bem melhor q algumas, nem vou dizer nomes q me mencionaram. Mas eu tenho os pés na terra, e sabia q não era com a minha idade e sem abrir pernas, q iria ter carreira, e abrir pernas não é o meu género se bem q muitas nunca teriam dito q não a alguns q eu disse. Por exemplo sei q me vieram dizer de uma brasuca q adorava ela q o Pedro o tal da Tripé se interessasse por ela, como por mim q ela abria-se toda, e portanto fez comentários maldosos no q a confrontei logo q pude e embora ela tenha negado, notava-se ao longe q era verdade o q me tinham dito q ela disse, ficou toda acabrunhada pq nunca ela esperou e eu tenho a mania de confrontar as pessoas, pq é ali q devem dizer na cara e não por detrás mania típica dos portugueses q são mt valentões a dizer na cobardia.

    Depois acham q a fama q têm não é justa. O q eu ouvi de mulheres de certa idade a contar histórias de maridos e alguns q passaram a ex devido a brasucas, mas sempre homens com algum claro, nunca vi nenhuma interessada num pé rapado. Portanto para se receber é mais fácil ter entrevista com o papa. E se receber como dizem. Das mencionadas duas continuam a dever-me na pessoa q faz a gerência das mesmas ou seja o João Pedra da Crowd, e o Rafael Vilhena da unique Style, q é filho único e a mãe tem q chega e sobra e ele devia ter vergonha na cara. A morada q diz era onde ele tinha a agência, mas embora a agência tenha ele levado à falência e embolsou o dinheiro o apartamento está arrendado e ele colecta as rendas e tem tb o rés do chão, embora tudo esteja em nome da mãe claro, mas ele beneficia do dinheiro. Podia bem pagar as dívidas se quisesse.

    Eu denunciei como falsos recibos verdes à segurança social, à AT e à ACT q todos têm o dever e obrigação de agirem, mas nunca ninguém me respondeu às cartas, ou tentou sequer contactar, mas p virem depois pedir pagamentos os 2 primeiros, p isso já sabem, mas p irem fazer o q deviam e se querem exigir comecem pelas raízes pelos alicerces e não pelo telhado, q não tem culpa alguma de ter sido ali posto. Para esses já não têm tomates e ovários. Estou ao seu dispor p contar e rebater se tem algo que ache ou q alguém disse não ser assim e o Pedro disse que paga com mais de 6 meses sim é verdade mas ele devia dizer é q ele e todos pagam com mais de um ano de atraso, tive pagamentos do Pedro com 2 anos atrasados e acho q ele só pagou devido a perceber q a ameaça era real.

    Não aconselho ninguém a fazer figuração e acho q as pessoas aí têm de se organizar e fazer frente a todos os abusos não só na figuração, olhe agora a segurança social com os contratos inserção outro abuso, ponham os criminosos a fazer algum, e os militares q há anos q nunca fizeram nada, têm formação de borla, depois vão p outras empresas como os pilotos era um ver se te havias, e se ficam no serviço militar reformam-se bem aos 50 e menos.

    Nunca deviam ter deixado entrar em P imigrantes q nunca foram precisos e muito menos o tipo q apareceu por toda a Europa, pobres, sem nada, sem qualificações, sem dinheiro sem educação ou cultura ninguém quer ou merece a não ser os países de onde são, e a nacionalidade é como se fosse um contrato é com esses países q eles têm. Muitos obtiveram nacionalidade mas continuam a só demandar, cumprir é que não é beneficíos e mais benefícios e tiraram trabalho sim, e diminuiram o valor hora. Na figuração foi logo notado, começaram a pagar muito menos, e era p quem queria e ouvi dizer q tinham imigrantes q iam pela comida (logo lá está não interessam a ninguém), e tb pessoas idosas q vão p se distrair, mas nesse caso deviam prescindir de receber. Estão reformados há muita necessidade de voluntários, se se querem distrair, e a figuração muitos era só queixarem-se q não aguentavam, q era muti tempo de pé, q estava muito frio, mas na semana seguinte já lá estavam a perguntar se havia algo p eles na e muito só na ganância do didnheiro q nem precisam e comida de catering. Vi eu alguns a comerem q nem alarves e eram diabéticos e bolos e depois diziam q tomavam 2 comprimidos em vez de um q eram de borla. Pois pago-os eu e outros, isto é um desrespeito por todos.

    Tb os q fumam e depois vão com as doenças p os outros pagarem, doenças causadas pelo fumar, como os alcoólicos e obesos tudo gente q não se controla e abusa da solidariedade de outros. Aqui já estão a passar programas sobre isso, p abrirem a pestana e prevejo cortes na ajuda a essas pessoas tal como já mudaram os benefícios a imigrantes, mas como sempre e isso é q está mal põem todos no mesmo saco e paga o justo pelo pecador.

    Aliás eles chamam e bem doenças auto infligidas e são. Drogados tb entram no mesmo saco e todas estas pessoas estão a levar à bancarrota o NHS q é o nosso SNS e disseram mesmo q os obesos (UK tem a maior taxa de obesos da UE) em 30 anos levam o sistema à falência e os alcoólicos ajudam e bem com transplantes de fígado q custam 70.000£ q davam p pagar e eles puseram tudo isso no programa e precisamos de mais programas assim. Em P é a corrupção total de governantes, e depois tb tudo o q se deu e dá a ciganos e pretos especialmente e o racismo é contra os brancos e isto há anos.

    Voltando à figuração, as pessoas têm de se unir e formar um bom sindicato e fazer frente a esses urubus q os comem vivos. Tb nesse aspecto no UK e em França tudo se passa correctamente. O q sei daqui pagaram logo, e sem recibo algum. Nos sites está bem claro q se não pagam e o mínimo é isto e aquilo, as pessoas devem denunciar imediatamente e está tudo logo ali e os tribunais não têm juízes com medo de ciganos e procuradores q querem é extorquir dê por onde der, mesmo q p isso se acusem inocentes como acontece aí se lhes cheira q alguma das partes envolvidas tem algo. Aí vai de inventar e acusar, p se meter algum ao bolso, e claro tudo q se diga como eu estou a dizer é difamação q é p obrigarem a calar o povo, e de facto agem como a santa inquisição e pide juntas num só. Tenho a pior impressão dos procuradores da república q acho q 97% deles só querem é o salário e meter a unhaca pq cada tribunal faz o gestão do dinheiro q “apanha”. Isto está mal feito e é 1 tentação p pessoas cujo os valores morais são aquilo q sabemos, e bem q diz o Marinho Pinto de procuradores e tribunais em geral. Não Têm moral alguma p julgar nem sequer um verme quanto mais pessoas. E desde o q se passou comigo ao q me contaram só ajudou à teoria q tenho e descrevi acima.

    Inclusive 1 história escabrosa de um procurador q ladrão fica-lhe muito melhor, só q rouba de colarinho e bom fato em vez de usar arma e usa a arma dos papéis da república que lhe foram confiados mas p serem usados de outra forma que não a q ele preferiu. Isto foi numa figuração, uma senhora de cerca de 50 ou 60 q me contou e nem dá p acreditar.

    Se quiser mais diga, mas esse país não vai a lado algum com este tipo de gentalha nos tribunais e nas agências. Tenho melhor opinião dos juízes, q alguns lá tentam ir contra a corrupção e fazer algo de justo, mas até o sistema os persegue se tentarem ser justos e profissionais.

    Tudo isto é inadmissível e os figurantes são tratados abaixo de lixo e sim tinham de pedir p ir ao WC e com sorte lá deixavam. Tudo isto vai contra o q a lei estabelece q são os profissionais independentes de recibos verdes, e por esse motivo ninguém deve nada à seg social, se querem dinheiro devem agir correctamente e de boa fé.

    P precisa mesmo de uma grande revolução pq tudo o q se consegui no 25 de Abril já foi pela sarjeta há muito e ficámos ainda pior pq ao menos no tempo do outro havia muito mais justiça nos tribunais e muito menos corrupção no país.

  8. figurantes em Portugal ninguém merece!!! diz:

    E ainda mais mesmo há dias ainda recebi um mail de outra agência pouco conhecida q querem até aos 35 anos. Como sempre a descriminação etária continua.

    Não percebo pq é que pessoas com boa aparência de todas as idades não servem p modelos de cortes de cabelo, pelos vistos depois dos 35 anos já não se precisa de cortar o cabelo, é agarrar a tesoura e pimba, pq já estamos mortos portanto nem vale a pena fazer disso algo. É ultrajante.

    Aqui colo o mail no fim, e chegou a 22 de Maio deste ano, e eu não consigo perceber esta descriminação vergonhosa em tudo nesse país, depois dos 35 já nem se pode cortar o cabelo. A agência q avançar com pessoas de muito mais idade vai ter gd publicidade no bom sentido. Tal como os do RSI e outros desempregados q depois dos 30 nem sequer servem p ter cursos do IEFP, e os cursos eram p jovens até aos 30, depois já não se é jovem em P aos 30 morre-se. E tb eram p activos isso nunca percebi o porquê de darem cursos a activos e descriminarem os q precisavam. Agora com a ganância de porem muitos a trabalhar por tuta e meia, já os velhos com mais de 35 servem, os q nunca serviram p nada pq tinham mais de 35 agora até têm primazia p serem explorados já servem. Ponham os criminosos a fazer esses trabalhos forçados q eles dizem serem socialmente necessários, esse sim q deviam fazê-los. Tudo isto está relacionado pq é tudo o mesmo pensamento mesquinho, parvinho, estúpido e a maioria q começou e fez esta descriminação foram velhos e bem velhos. Eu fartei de respoder a anúncios e sempre levei com o ser velha pq tinham mais de 30 e depois mais de 35 anos. Agora q tenho 49 se estivesse a receber RSI já servia p tudo, já n sou velha, poupem-me a este tipo de gente e mais sei q a segurança social deve pagamentos de RSI e não os paga e por vingança e só chamou para os trabalhos forçados pessoas a receber merdices de 41 euros e algo, e doentes, q se estivessem a trabalhar teriam de estar de baixa, e foram chamados apenas por vingança pq fizeram pressão e pediram à seg social q pagasse o q lhes devia.

    Convém dizer q a seg social decidiu logo q iriam p os trabalhos forçados p assim os calar, mas tem ciganos e africanos a receberem muito mais, mesmo muito mais, e há anos e não os chama p os trabalhos forçados. E nem doentes estão q essa é de bradar aos céus. Doente levou exames, recebia o mínimo de RSI foi cortado para 41 euros e tal, sem nunca se dignarem responder às muitas cartas e emails, q a pessoas pediu p esclarecerem o porquê do corte e nunca pagaram a dívida q se mantém de mais de mil euros ainda. Pagaram apenas 1 parte. Deviam 2000mil e tal pagaram 600 e algo, logo é só fazer as contas. Como a pessoas não se calou e enviou mails e mais mails e cartas p tudo q era sítio, deu nas vistas. Aí as eminências pardas, q acham q a segurança social é algo privado deles, decidiram q iam chamar p os trab forçados o tal contrato de inserção na mer…pq quem eles deveriam chamar não os têm no sítio para o fazerem.

    Sempre mais do mesmo. Gentalha q em vez de serem profissionais usam o poder q lhes foi confiado p andarem a vingar-se de eles serem incompetentes e maus profissionais e de alguém lhes chamar a atenção sobre isso embora indirectamente.

    Parece até neste caso, q alguma força superior decidiu fazer alguma justiça e fez com q essa pessoa ficasse mesmo muito doente e tem estado, mas nem sequer tem beneficiado do RSI q os familiares têm cuidado, ao contrário de muitos q ainda tem a seg social de pagar a quem cuide deles e em vez de verem isto aposto q querem é a vingança se a pessoas for pedir o RSI novamente qd eles é q devem, e mais nada. Nem consigo imaginar aqui a seg social a não responder e explicam tudo seja segurança social ou NHS. Até mandam formulários e lembretes p qd o subsídio vai acabar p as pessoas renovarem os documentos, e o tratamento q dão aos cidadãos nada tem q ver com o q dão aí de desprezo e de aviltamento a quem pergunta e indaga com toda a razão. Tb fazem muita coisa online e pagam por trf para conta bancária q os bancos não cobram comissões de manutenção ou o q seja.

    Tudo isto pq estes tb agora q é p usar e explorar já tudo lhes serve, mas essas pessoas como esta q sei, tanto pediram cursos até q desistiram fartas de serem chamadas de velhas como eu, entre os 30 e 40 anos na força da vida, e agora q estão pior já servem para trabalharem e não interessa se se estudou e se se sabe mais do q dizer >>Oi meu queridu, ou se nem sequer se sabe quem foi o 1 rei de Portugal pq se veio de África para se mamar e nesses não tocam. Esses q deviam ser os primeiros a serem chamados mais os ciganos e só depois os portugueses de gerações e os de mais cultura no fim, duvido sequer q tivessem lugares para tantos, esses são os intocáveis q podem ameaçar e insultar q a gentalha da seg social cala e come.

    Boa tarde.
    Para um trabalho remunerado, procuramos modelos Homens e Mulheres entre 18 e 35 anos.
    Para trabalho de cabelos: COR e ou CORTE.
    São vários trabalhos a desenvolver no próximo ano, sendo o primeiro já no próximo fim de semana 30 e 31 de Maio.
    Envie-nos fotos e contatos por e-mail. URGENTE.

    P.S – Envio Exemplo de alguns cortes previstos de homens

    Obrigado

    Esta agência era de quando eu fazia figuração, acho q tb disse q me tirasse da lista e mais q 1 vez, mas pelos vistos não liga. Nunca fiz nada p eles, mas com esta descriminação tb não vejo q faça e nem sequer estou na zona. Tive 1 vez a Patrícia Vasconcelos q nem eu sabia na altura, q era conceituada e considerada uma das melhores do mercado isto entre 2000 a 2000 e algo, a tentar convencer-me a ir do Alentejo a Lisboa para um casting e eu não fui.

    Se eu era tão boa então q propusessem pagar os gastos e o meu tempo, e se todos assim fizessem as coisas estariam bem melhores. Ela bem tentou e disse q o pagamento era e lá mencionou já nem recordo, e era bem bom, mas ir para mostrar q tinham agenciados e depois ser alguém já decidido o escolhido nem sequer estive para me incomodar. Para a Valente fiz poucas vezes, a maioria dos poucos q me chamaram (têm sempre o golpe para dar), eu não fui pq sabia como era. Só fiz os q me calhavam de caminho, ou pq iria para aqueles lados nesse dia e fui escolhida para o tal q só confirmou tudo o q eu já tinha ouvido deles.

    Fiz alguns castings mais e fui escolhida em diversos para a Crowd, e alguns da Tripé.
    A foto q tiro de P é muito má. Adoro o país e tudo o q tem de diversificado e variado mas os serviços de estado e privados, é tudo corja q precisa de ser erradicada. Tudo isto q denuncio, prova bem isso. Mais uma vez é mail privado como os outros p poder publicar partes e dizer q lhe chegaram as denúncias e é tudo verdade.

  9. figurantes em Portugal ninguém merece!!! diz:

    O moderador ou administrador tem estado ocupado presumo. Agradeço que entre em ctc p f p o mail mencionado.

    Ainda esqueci de dizer do Pedro Azevedo da Tripé que p além de naquele dia chegar ao beijar pela força, tal como refiro muito antes andou a arrastar a asa e a dar apalpões sempre que a situação lhe era favorável, e mesmo q eu me quisesse queixar, sabem muito bem os tribunais q temos e o assédio sexual é algo muito mesmo muito difícil de provar, e com os nossos tribunais vi eu coisas provadas e com testemunhas a dizê-lo e o juiz corrupto mais o procurador outro q tal, preferiram ir contra tudo e contra todos e inocentar o criminoso porque era médico, e certamente manejou bem e portanto até o mais provado assédio sexual e neste caso até 1 cassette gravada foi para tribunal e nada fizeram, logo provar assédio sexual é gozo nesse país.

    Depois tb há pessoas na figuração q pagam e oferta, como já disse e invejam outros que vão trabalhando sem andarem a dar dinheiro e ou o q têm no meio das pernas. Acima alguém diz q os figurantes deveriam isto e aquilo, sim deveriam mas tb há gente mt mal formada na figuração q faz tudo para aparecer (foi assim q algumas q começaram figurantes são hoje actizes trepando de todas as formas possíveis e mesmo afundando outros), assim esses teriam por exemplo de ser excluídos de algum eventual sindicato q se poderia criar p defender os interesses dos profissionais da figuração e ter contratos q isso sim, q é de lei para esta actividade, e não os falsos independentes, daí q a segurança social ou quen seja não tem moral ou legalidade para pedir que lhe paguem de uma actividade que não existe como independente.

    Mas criando-se um sindicato com as pessoas unidas sem fura greves e determinações, as coisas mudariam e muito e vejam o exemplo do sindicato dos pilotos q existe só um, o q é importante (todos sabemos da expressão dividir p reinar e tem fundamento, qts mais sindicatos menos poder de reclamação têm) e todos vergam pelo mesmo.

  10. figurantes em Portugal ninguém merece!!! diz:

    E ainda quanto a inscrever-se nas finanças, muitos conseguiam passar recibos em nome da avó por exemplo q tinha 1 reforma baixa e nada pagavam mais de irs, qd tinha actividade por conta de outrém, nem todos se inscreviam como trab falsos independentes.

    Outros tinham reformas elevadas, ou ganhavam muito de salário e havia esquemas com médicos q estavam no escalão máximo de irs, e o q acontecia segundo me contaram, eununca conheci nenhum desses médicos, mas o tal médico passava o recibo (estas pessoas podiam esperar até 2 anos p passarem o total dos trabalhos feitos e isso dava quantias elevadas tb pq a agência fazia por os empurrar na frente de todos p os trabalhos, alguns tb davam uma percentagem para a agência digamos suborno a quem chamava q na verdade é o q era), e ganhava com isso 7,5% e estou a dizer tal como me disseram. Como o médico já estava no escalão máximo de irs tanto se lhe dava e sempre embolsava mais esses 7,5% em recibos de por exemplo 2000€ eram 300€. O outro tinha boa reforma ou bom salário podia sempre esperar pelo dinheiro e o Valente adorava fazer uns trocos enquanto o dinheiro estava a render no banco p ele.

    Sei q isto era na Valente q tudo o q era de mau e porco ali acontecia, nas outras tb ouvi q na Figura de Estilo tb era idêntico e aceitavam recibos de outros.

    O tal tipinho q falei trabalhava na Figura de Estilo recordei o nome, e devido á estupidez dele, um recibo de 50€ acabou por custar mais de 300€ e ainda foi pouco.

    Agora se as finanças e a segurança social quisessem podiam bem apanhar muitos e aí sim pôr as coimas devidas, mas é mt mais fácil ir atrás das vítimas e extorquir do q fazer o q é corecto. Aguardo q me informe sobre o q leu e entendeu dos meus comentários, pq são longos mas não poderia explicar isto de outra forma. Obrigada

    • Miguel diz:

      Olá,

      Agradeço IMENSO o seu testemunho e até acho que nem vale a pena eu tentar resumir o que aqui descreveu, pois provavelmente se perderiam bastantes pormenores que apontou.

      Os seus comentários estão aqui, sem censura e disponíveis para quem aqui vier parar. Se tiver algo mais a acrescentar, sinta-se à vontade para o fazer.

      Muito obrigado por este “abre-olhos”.

  11. Ines Tsa diz:

    Meio mundo a enganar outro meio!

  12. Matilde diz:

    Tudo o que é mencionado para o lado mau, podem crer que é verdade e até alguns até são bonzinhos. O que diz a pessoa>>ser figurante em P ninguém merece é verdade que eu também passei por muita coisa semelhante e nos pagamentos é de enraivecer qualquer um.

    Deixei de fazer figuração tal como muitos porque nos fartamos de ser explorados, e enganados e abusados, e no caso de ser mulher tb há a considerar o assédio sexual, e às vezes no caso de se ser homem, infelizmente já ninguém está a salvo.

    Mas as entidades que já foram meniconadas: AT, ACT, SS deviam, têm a obrigação de agir e infelizmente tal como é dito nada fazem e andam atrás das vítimas em vez de irem atrás dos vilões.

  13. filipa diz:

    OBRIGADA pelos testemunhos! Alguem já trabalhou com a “figurantestv.com”? Hoje pediram-me 40€ por fazerem fotos, e que arranjam logo trabalho,pois esta ligada a 20 agencias e que nao é no sistema de recibos verdes. Decidi não arriscar

    • Ana diz:

      Fizes-te bem filipa, eu já no teu caso fui burra com o desespero de estar quase à 1 ano desempregada.
      A Sofia Pires quem me deu a entrevista pediu-me 20,00euros para pagar, trabalhei em Dezembro apenas 2 dias, até hoje estou arder com 45euros que deveria receber. Mas ao fim ao cabo só vou repor o meu dinheiro isto porque?
      45,00 euros – 20,00 euros (Pagamento para entrar na agencia) = 25,00 euros
      25,00euros – 4,50euros (Desconto 10% do meu ordenado para receber em mãos) = 21,50 euros
      21,00 euros – 5,60euros (que gastei em transportes) = 15,40euros
      15,40euros – 5,00 (transportes para me deslocar a tal agencia) = 10,40euros
      Gastei mais em transportes mas pronto…

      Conclusão, ela é uma mentirosa, na entrevista disse que:
      – recebia em mãos
      – se paga-se 20,00euros ali que para a semana ja tinha trabalho
      – ia entrar num reclame
      – ia ser modelo
      – ia ter imenso trabalho

      Depois de trabalhar:
      – Fiquei 1 mês à espera que me chama-se para algo, chamou-me para a Valente Produções onde la so pagava 5,00euros
      – Tou à 6 meses à espera que me chame para mais agencias (até hoje nada)
      – se quero receber em mãos tinha que descontar 10% do meu ordenado
      – Tenho que assinar dali e de aculá para ter o meu dinheiro

      Conclusão:
      Vou à policia… “ah mas nao tem provas?”
      Algumas não, mas tenho mails meus e comecei a gravar as chamadas, uma delas ela já nem sabe o que diz =)
      E tenho fotografado tudo o que me passa pelas mãos.

  14. Filipa Bacelar diz:

    A meio dos anos 90 fui uma das primeiras a ingressar numa nova agência que estava a começar (a Companhia da Gente). Quando lá fui para me inscrever, acabaram por convencer a inscrever a família toda, inclusive animais de estimação e alguns bens (barco, coleção de pistolas antigas,..). Inicialmente as coisas até correram relativamente bem, e o que eu mais gostava era a maneira próxima de como me tratavam. De vez em quando era chamada para um casting ou outro para anúncios (regra geral em que a vaga era sempre ocupada por um familiar ou amigo da produção) e depois comecei a fazer figuração em diversos programas e concursos de televisão. Entretanto a agência cresceu bastante e como na altura eu ainda era menor, tinha de ser o meu pai a passar o recibo verde por mim, recibo esse que antigamente não era eletrónico e por isso pagava-se. Assim sendo e visto que na altura fiz mesmo MUITOS trabalhos e normalmente só ao fim de 30 a 90 dias (dependendo do programa) é que estaria a pagamento, decidiu-se deixar juntar vários pagamentos e passar apenas um único recibo de vez em quando. Ainda consegui ir buscar alguns desses pagamentos, mas as filas só para receber tinham mais de 3 a 4 horas e tinha de ser em dias e horas específicas para o fazer. Dos últimos trabalhos que fiz cheguei a acumular mais de 150 contos (sim, contos, que na altura ainda não havia o Euro, ou seja o equivalente a cerca de 750€ mais cerca de 300€ a 400€ da minha irmã ), mas quando os tentei reclamar, arranjavam sempre mil e uma desculpas para não pagarem. Ou porque nos dias de pagamento afinal não dava para fazer pagamentos porque estavam a fazer castings no local, ou porque tinham ido de férias, ou simplesmente porque estavam a fazer obras de renovação. A resposta era sempre a mesma: agora não dá muito jeito, tente daqui a um mês! Vários meses se passaram e os meses deram lugar a anos. Ainda me chamaram para vários outros trabalhos, mas disse que apenas continuaria a trabalhar quando me pagassem o que estava em dívida. Até que um dia, em conversa casual no meio da rua com o dono da agência (com que me tinha inscrito) lhe disse estar muito chateada com tudo o que se passava ele teve o descaramento de me dizer que mesmo que quisessem já não me poderiam pagar todos aqueles trabalhos que me deviam, pois existe um tempo limite para o fazer e esse tempo já tinha passado. Ou seja todas aquelas horas em que fiquei com as mãos doridas de tanto bater palmas ou os dias que fui para a escola quase sem dormir porque as filmagens que eram para durar 8 a 12 horas no máximo, por vezes iam noite dentro e transformavam-se em trabalhos de 16 ou mais horas, sem direito a refeições, acabaram apenas para assar o tempo literalmente. Mas atenção que nem sempre é assim! Também fiz alguns trabalhos (poucos, mas alguns) por outras agências em que no próprio dia me entregavam um envelope com o dinheiro referente a esse dia de trabalho lá dentro! Sei que este tipo de situação é mesmo muito raro de acontecer, mas também aconteceu!

  15. Maria diz:

    Pessoal, o que tem a dizer sobre a figurantestv.com??? Preciso da vossa opinião. obrigada

  16. sandra diz:

    ola maria já me inscrevi nas figurantes tv e sinceramente saiu muito em conta e fui chamada para figurante na sic, por isso valeu a pena. deixo cá o site das figurantes tv. figurantestv.com.

    • João diz:

      Boas, chegou a receber o pagamento desse trabalho? Estou a pensar em inscrever-me mas não encontro opinioes sobre a empresa…

      • Ana diz:

        João,

        A Sofia Pires quem me deu a entrevista pediu-me 20,00euros para pagar, trabalhei em Dezembro apenas 2 dias, até hoje estou arder com 45euros que deveria receber. Mas ao fim ao cabo só vou repor o meu dinheiro isto porque?
        45,00 euros – 20,00 euros (Pagamento para entrar na agencia) = 25,00 euros
        25,00euros – 4,50euros (Desconto 10% do meu ordenado para receber em mãos) = 21,50 euros
        21,00 euros – 5,60euros (que gastei em transportes) = 15,40euros
        15,40euros – 5,00 (transportes para me deslocar a tal agencia) = 10,40euros
        Gastei mais em transportes mas pronto…
        Conclusão, ela é uma mentirosa, na entrevista disse que:
        – recebia em mãos
        – se paga-se 20,00euros ali que para a semana ja tinha trabalho
        – ia entrar num reclame
        – ia ser modelo
        – ia ter imenso trabalho
        Depois de trabalhar:
        – Fiquei 1 mês à espera que me chama-se para algo, chamou-me para a Valente Produções onde la so pagava 5,00euros
        – Tou à 6 meses à espera que me chame para mais agencias (até hoje nada)
        – se quero receber em mãos tinha que descontar 10% do meu ordenado
        – Tenho que assinar dali e de aculá para ter o meu dinheiro
        Conclusão:
        Vou à policia… “ah mas nao tem provas?”
        Algumas não, mas tenho mails meus e comecei a gravar as chamadas, uma delas ela já nem sabe o que diz =)
        E tenho fotografado tudo o que me passa pelas mãos.

        Não te inscrevas em NENHUMA!!! Procura trabalho à seria nem que vás para limpezas recebes melhor.
        Cumprimentos

  17. Roger777 diz:

    Rindo muito apesar de saber que isso tudo é uma tragédia, como estou desempregado até pensei em me inscrever numa dsta agências para um part-time, mas depois de ler todas estas barbaridades, posso dizer que este pessoal que estão fazendo essas sacanagens todas tem mesmo muita sorte, porque se eles lidarem com uma pessoas como eu nestes termos alguém vai ficar mesmo muito mal na história e não serei eu, a qualquer momento um desses vadios que estão a frente dessas “pocilgas” vão ter o azar de encontrar alguém como eu e ai as coisas vão ficar mesmo muita más.

  18. Ana diz:

    Boa tarde! Há alguma agência em que não tenhas que se passar recibos verdes? É obrigatório recibos verdes em todos os trabalhos de figuração?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.