Fiverr.com – Para ganhar e poupar algum dinheiro na internet

fiverr Fiverr.com – Para ganhar e poupar algum dinheiro na internetO site fiverr pode constituir, ao mesmo tempo, uma óptima forma de ganhar dinheiro e de o poupar.

Neste artigo, tentaremos ajudá-lo a formar uma primeira impressão acerca deste site, por forma a que consiga perceber se ele se adequa às suas necessidades e se conseguirá tirar dele proveitos significativos, tanto em termos de receber algum dinheiro extra ao fim do mês, como através da poupança que ele lhe permite fazer caso deseje ou precise de usufruir de muitos e variados serviços.

FIVERR – O QUE É?

Chegados a este ponto, você deve estar a perguntar-se: “mas afinal, o que é isso do fiverr.com?”

Basicamente, o fiverr.com é um site na internet que lhe permite oferecer os seus serviços, ou usufruir de serviços prestados por outra pessoa, a troco de dinheiro.

COMO FUNCIONA O FIVERR?

O site funciona como uma plataforma que coloca em contacto compradores e prestadores de serviços dos mais variados locais do mundo. Estes serviços, por sua vez, são agrupados em diversas categorias (por exemplo escrita) e competências (por exemplo, escrita de blogues, escrita criativa, escrita de conteúdos para web, etc.).

Para que os seus serviços sejam facilmente vistos e possam ser requisitados por compradores de serviços, um prestador de serviços terá primeiro de se registar e criar o seu perfil. Nesse perfil, incluirá algumas informações pessoais, sobretudo relacionadas com aquilo que sabe e pretende fazer através da plataforma, divulgando da forma que achar melhor as suas competências nas áreas em que pretende trabalhar.

A partir deste momento, o próximo passo passa a ser criar os gigs que pretende disponibilizar aos utilizadores do site que desejam comprar serviços.

GIG? O QUE É UM GIG?

Numa tradução muito grosseira, a palavra inglesa gig tem um significado semelhante à palavra portuguesa biscate, uma tarefa simples e, frequentemente, de curta duração.

Assim, ao publicar os seus gigs, um prestador de serviços está a divulgar de maneira extremamente clara que serviços específicos está disposto a prestar aos potenciais compradores inscritos no site. Estes gigs têm ainda uma particularidade que vale a pena mencionar: todos eles partem de um preço base de 5 dólares dos Estados Unidos.

Esta característica torna o site muito adequado para quem precisa de ou quer vender serviços de curtíssima duração e dimensão. No exemplo que adoptámos acima, o da escrita, o resultado desta forma de funcionar seria um gig deste género: “por 5 dólares, escrevo um post para blogue de 700 palavras”.

Contudo, isto não significa que quem precisar de um texto maior tenha de ir a outro site ou de contactar outro profissional qualquer. Pelo contrário, o site permite aumentar o número de gigs encomendados. Assim, se um comprador achasse que isso seria o mais adequado para as suas necessidades, poderia encomendar, por exemplo, 5 gigs. Com estes cinco gigs (os tais biscates), este comprador estaria, na prática, a encomendar um texto que teria cerca de 3500 palavras.

COMO POUPAR DINHEIRO NO FIVERR

Agora sim, vamos lá tentar perceber: “mas como é que isso me permite poupar dinheiro?”

E aqui chegamos a outra das vantagens do fiverr. A quantidade de prestadores de serviços presentes neste site é enorme, e o mesmo pode ser dito acerca da diversidade desses serviços. Além disso, a maioria dos prestadores presentes no fiverr trabalham por conta própria, o que lhes permite fazer preços mais competitivos e ocuparem-se de encomendas mais pequenas do que sucederia caso um comprador estivesse a recorrer directamente a uma empresa.

Como os prestadores de serviços são mesmo muitos e têm, em primeiro lugar, de construir uma reputação, porque só depois disso conseguirão começar a cobrar preços progressivamente mais altos pelos seus serviços, isto torna possível a um comprador encontrar ofertas com preços muito baixos. Especialmente se esse comprador estiver disposto a perder algum tempo a visitar vários perfis e a consultar vários gigs de muitos utilizadores diferentes, é quase garantido que vai encontrar esses preços que compensam bastante, ou então, por uma quantia mais razoável, assegurar-se de que o profissional a quem está a encomendar um serviço é realmente competente, ou mesmo extremamente competente.fiverr-2 Fiverr.com – Para ganhar e poupar algum dinheiro na internet

Se o intuito for o de encontrar serviços de elevada qualidade, ou de encontrar uma boa relação qualidade-preço, um comprador tem à sua disposição vários indicadores que lhe permitem verificar se os serviços prestados por um determinado utilizador são suficientemente competentes para atender às suas necessidades ou não. Por exemplo, pode ver a avaliação dos anteriores compradores deste serviço, discriminada em várias categorias diferentes, ou pode mesmo ter acesso à taxa de cancelação patente num determinado gig.

Os serviços presentes neste site são extremamente variados. Desde design gráfico, a webdesign, passando por áreas como ghostwriting, escrita criativa, SEO, audiovisual, som e música, é possível encontrar no fiverr um pouco de tudo, desde a oferta mais convencional à mais excêntrica e invulgar (só por isto, já vale a pena visitar o site. Pelo menos as ofertas mais inusitadas estão garantidas à partida).

COMO GANHAR DINHEIRO NO FIVERR

Se, pelo contrário, você deseja inscrever-se sobretudo com o intuito de disponibilizar os seus serviços, há algumas preocupações que deve ter em mente.

Em primeiro lugar, criar um bom perfil. Com isto, queremos dizer um perfil que projecte uma imagem profissional, com uma foto cuidada, com uma descrição de serviços interessante e sem erros, associando-o às competências mais adequadas (através de tags).

Em segundo lugar, deve perder algum tempo a pesquisar os perfis e os gigs dos seus concorrentes, para estar mais ou menos por dentro dos preços que se costumam cobrar no fiverr e adaptar os seus preços aos da concorrência.

Finalmente, tem de ter um pouco de paciência e esperar pelo contacto do seu primeiro cliente. Quando isso acontecer, deixo-lhe apenas um conselho: independentemente do preço ou da qualidade da encomenda, seja tão profissional como seria em qualquer outro local ou circunstância de trabalho.

Texto da autoria de Bernardo Ferreira

Comentários

comentários

1 resposta

  1. Jonathan diz:

    Olá venho aqui neste comentário para indicar um site que tem tudo a ver com compras e vendas, site aonde tenho relações e acho que seja ótimo pois poderá vender tudo aquilo que quiser e ganhar com isso.
    Peço que de uma analisada se caso lhe sobrar um tempo pois como disse é muito bom, ressalto em dizer que ele tem um programa de afiliados aonde paga cerca de R$ 1,00 por cada indicado, então assim caso goste peço que se cadastre com meu link pois assim estarei ganhando e você ganhando uma dica.

    Segue link:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.