Tenha a sua “Horta à Porta”

horta-a-porta-1 Tenha a sua "Horta à Porta"

Gostava de cultivar a sua própria horta biológica, mas não dispõe de um espaço com terra em sua casa?

Ter a sua horta para produção de bens para consumo próprio, é uma boa forma de poupar e de praticar uma alimentação mais saudável.

Nem todos temos o privilégio de ter uma horta em casa, e foi a pensar nisso que a Lipor em parceria com as Juntas de Freguesia de S. Pedro de Rates, Aver-o-mar e Maia e os Municípios de Matosinhos, Póvoa de Varzim, Maia e Porto, decidiu criar o projeto Horta à Porta.

No âmbito desse projeto são disponibilizados gratuitamente a todos os interessados em praticar agricultura biológica, terrenos de 25 m2 para cultivarem os seus próprios produtos hortícolas.

Para além disso, cada futuro agricultor terá direito a uma formação em agricultura biológica e terá à sua disponibilidade um local para guardar as suas ferramentas, água e um compostor comum.

Veja mais informações sobre este projeto e como se inscrever no site da Horta da Formiga.

Assista também ao seguinte vídeo sobre este programa:

Tive conhecimento que existem mais regiões em Portugal que disponibilizam gratuitamente terrenos com o mesmo objetivo, mas não consegui dados oficiais para divulgar aqui. Se algum leitor tiver mais alguma informação sobre este assunto, por favor informe nos comentários.

Comentários

comentários

8 respostas

  1. Ana Rita diz:

    Olá!!! Antes de mais dou os parabéns por este site que nos acompanha todos os dias sempre com grandes e boas ideias!!! Felicito também todos os municípios que tiveram esta ideia maravilhosa das hortas biológicas. Felizmente vivendo numa zona rural não me faltam campos onde possa cultivar uns bons legumes e frutos, sempre fresquinhos e durante todo o ano!! Informo ainda que PONTE DE LIMA também aderiu a esta iniciava das hortas comunitárias, oferecendo aos seus munícipes a oportunidade de cultivarem terrenos pertencentes à CM Ponte de Lima, que se encontravam por cultivar… estes campos situam-se na Veiga de Castro, juntinho ao rio Lima, com água para rega e um armazém comunitário para os novos agricultores limianos poderem guardar as suas ferramentas. É de aproveitar….passem por Ponte de Lima e visitem as nossas hortas ( que ainda estão no começo), e escolham um dos caminhos pedestres e visitem as Lagoas de São Pedro d’Arcos e a Quinta de Pentieiros-quinta pedagógica… Ponte de Lima é mais do que o rio e a sua Ponte…por isso vale a pena passear para conhecer!!! Até breve!

  2. Miguel diz:

    Obrigado Ana Rita.
    Fica a promessa de uma visita a Ponte de Lima 🙂

  3. Linda Batista diz:

    Agrioes….. Quando compro agrioes corto as folhinhas e planto os trocos numa caixa ou numa bacia e rego muitas vezes e assim tenho sempre agrioes para as saladas e para as sopas

  4. Fernando Potes diz:

    Ola!! . Esta ideia parece-me bastante interessante em todos os aspectos.Tem conhecimento de algo parecido, mais para sul ??? na região de Sintra por exemplo.
    FP

  5. yesenia piñeiro diz:

    Olá Sr Miguel,eu ultimamente tenho visto falar muito disto,e gostava muito de poder ter uma horta,não precisa ser grande ao menos que dê para substentar a minha familia.A vida está muito dificil para nós.Mas se só ouver disto para o centro da Maia a mim me fica muito longe.Eu sou de Ardegães,Aguas Santas,também pertence a Maia.Uma Referência Maiashopping,(sou de perto).Acho que é optimo terem isto,pelos menos as pessoas se podem integrar,aprender algo novo,e ao mesmo tempo é util e para o seu próprio consumo.Agora a minha outra questão é?Mesmo que eu queira ter uma horta,como faço?onde me inscrevo?já vim ao site da Camara da Maia e não encontrei nada.Para inscrição!

  6. Frutinha diz:

    Muito bom que disponibilizem o terreno.
    No entanto mesmo sem terreno ha coisas que pode ter em vazos na sua varanda.
    Coisas como ervas aromatica( salsa, hortela, coentros, cominhos, etc etc) Malaguetas, morangos, limoerio, e é provavel que haja mais mas agora não me lembro 🙂

  7. Marcia Maia diz:

    Gostava muito mesmo ter uma horta na vila de s. pedro de rates como fazer para que consiga ter uma ?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.