Como fazer a sua própria “lenha”

Veja como é simples reaproveitar o papel e cartão para criar briquetes para a sua lareira ou recuperador de calor.

Lenha a arder

Recentemente fui surpreendido com a partilha de um vídeo muito interessante, onde o autor explica um método simples e ecológico de transformar papel usado (tal como envelopes, jornais, cartão de embalagens, tubos dos rolos de papel higiénico ou de papel de cozinha, etc) em lenha para aquecer a casa!

Depois de conhecer esta técnica, acho que qualquer um dá por si a pensar na quantidade de papel e cartão que já foi parar ao lixo, quando poderia ter sido convertido em briquetes para a lareira ou recuperador de calor!

Como transformar papel em briquetes

No vídeo que se segue, o autor demonstra uma técnica que passa pela transformação do papel numa pasta que posteriormente é prensada e colocada a secar.

O próximo vídeo mostra uma técnica um pouco diferente em que é utilizada uma ferramenta que ajuda a prensar a pasta de papel. Essa ferramenta permite compactar mais o papel e extrair ainda mais água, ajudando assim a acelerar o processo de secagem.

paper-log-briquette

Aparentemente essa pequena prensa ajuda e muito na criação de briquetes de papel! Se estiver interessado, poderá adquirir uma prensa desse género no ebay por cerca de 20€: Paper Log Briquette Maker

Pelo que consegui averiguar de relatos de quem já utiliza esta técnica, é necessário ter em atenção que estas briquetes devem ser utilizadas como qualquer bloco de madeira, ou seja, por serem densas elas não ardem tão facilmente como folhas de jornal, é necessário fazer umas boas brasas primeiro.

Estas briquetes devem estar bem secas antes de serem utilizadas, pelo que talvez seja conveniente prepará-las durante o verão. Em alternativa, poderão simplesmente ser colocadas a secar perto de uma fonte de calor.

O que acha desta ideia para aquecer a casa ao mais baixo custo? Já experimentou ou tenciona experimentar?


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

13 Comentários

  1. é interessante! Um pouco trabalhoso, fazer esse tipo de madeira! O ideal sera ter uma pequena prensa, para poder bem comprimir a pasta de papel. O resultado deve ser interessante para ver.

  2. Eu não acho que a Amazon seja propriamente competitiva nos preços, pelo menos aqui, em França.
    Mas falando, em Amazon, em que “Amazon” costumas comprar? Na da França, …

  3. Victor, em Portugal não sei, mas porque não encomenda da Amazon? É muito seguro e em poucos dias recebe-a em casa.

  4. Boas, por acaso não se estão a esquecer que o papel impresso tem químicos (tinta) que são tóxicos (tanto para quem está em casa como para o ambiente exterior), não?

    1. em questao de quimicos libertados sabe quantos e k a madeira(qualquer tipo principalmente com menos de 25 anos) expele so a cm da chama…?

    1. Gratuito porque está a aproveitar algo que normalmente deitava fora (reutiliza em vez de reciclar). E ilimitada porque muito provavelmente papel e cartão “consome-se” diariamente. Onde está o exagero? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *