Mai 182009
 

É normal que com o uso, o seu ferro de passar roupa fique sujo correndo o risco de passar a sujidade para a roupa.

Existem à venda produtos para limpeza da base do ferro. Já utilizei o Rayen – Iron Cleaning Stick e considero-o eficaz.

Mas para quê gastar dinheiro nesses produtos quando temos a solução em casa?!

Se tem sal grosso e uma folha de papel… então tem tudo o que precisa.

Coloque uma colher de sopa de sal grosso na folha de papel, ligue o ferro e deixe-o atingir a temperatura máxima.
Passe o ferro várias vezes por cima do sal pressionando ligeiramente e no final limpe a base com um pano limpo. Não utilize vapor durante esta tarefa.
Desta forma, a sujidade ficará agarrada ao sal.

Esta dica também é útil para situações em que acidentalmente passou o ferro quente por cima de um plástico ou outro material que derreta. Nesses casos, nunca tente remover os resíduos com um objecto metálico. Poderia danificar permanentemente a superfície do ferro.

Simples e eficaz!

Partilhar no...Share on Facebook132Tweet about this on Twitter1Share on Google+5Share on LinkedIn0Pin on Pinterest1Buffer this pageEmail this to someone

  91 respostas a “Limpar o ferro de passar roupa”

Comments (91)
  1. Ótima solução! Outro método para limpar as sujidades do ferro de passar roupa é com uma vela e um pano limpo: ligue o ferro e espere esquentar, após passe a vela na superfície do ferro e deixe que ela derreta um pouco, por último limpe a superfície do ferro com o pano limpo, assim a sujeira ficará presa à vela derretida que sairá com o pano.

  2. Jé experimentei o vinagre, o stick e nada; será por o ferro ter a bese em cerâmica?

  3. Vale a pena experimentar!

  4. Otima dica !

  5. Tenho usado uma vela enrolada num pano de algodão, limpa quase tudo mas há pequenas manchas que não saem. Dantes havia a palha de alumínio que é uma espécie de palha de aço mas muito fininha e que dava para a louça e também para ferros de engomar, não sei se ainda há, eu não tenho visto.

  6. Não experiementem por favor!!!!!!!!!!!estraguei dois ferros desse jeito…o sal entra nos buraquinhos do vapor e o ferro acaba queimando não muito depois da limpeza….

  7. perfeitooo!!! valew a dica

  8. deu certo!! mas fiz este processo na minha panela elétrica quadrada..ela tem anti aderente.vlw pela dica

  9. olha, fiz conforme descrito na orientação, além de nao limpar absolutamente nada, entrou sal em todos os orificios que saem vapor… Meu ferro é o ultra-gliss da Arno, infelizmente vou ter que mandar limpar na Autorizada..

    • Olá Priscila,

      Deixou o seu ferro atingir a temperatura máxima antes de o passar em cima do sal?
      É que se proceder dessa forma, o sal acaba por derreter e dificilmente acontece o que descreveu.

      Experimente aquecer novamente o ferro.

  10. Acabei de fazer e funciona mesmo… adorei

  11. Gente, entrei para ler a dica e tô choranado de rir.Uns xingam, outros elogiam, kkkoutro elogiam e pedem a dica de tirar as pedrinhas de sal do furinhos…to só rindo. bjs!

  12. Deu muito certo usei papel toalha e sal grosso em 5 minutos meu ferro estava limpo…e deslizando bem melhor…eu sempre utilizava vela e esponja de aço..esqueça…essa solução é muito melhor…Valeu a dica..

  13. eu também

  14. Quero saber como faz a limpeza do ferro a vapor , não na base mas sim dentro onde coloca a agua, é que as vezes sai umas
    sujeira branca

  15. Eu fiz errado ou sei lá, mas não deu certo não. rsrsrs Socorro

  16. Desde que lí isto (há cerca de um ano e meio) que não tenho tido problemas com a limpeza do ferro.

  17. Realmente funciona acabei de usar no meu ferro arno ultragliss não aranha nem nada podem fazer sem medo. Com delicadeza é claro. Eu coloquei o sal grosso sobre uma toalha para eles não ficarem pulando enquanto eu passava o ferro quente.
    Obrigada pela dica.

  18. não sei quanto tempo voces ficaram passando o ferro no sal, so sei que cansei o brasso e meu ferro não limpou. vou atrá de outra dica.

  19. A técnica resultou na perfeição. O ferro ficou limpinho e não ficou riscado… mas agora o ferro não aquece!!! :(
    Há solução???

  20. oi pessoal conselheiro!

    Obrigada pela dica, hoje mesmo farei isso longo que chegar a casa.

  21. Bom dia a todos, experimentei as duas técnicas para limpar o meu ferro, primeiro o sal num pano e como não saiu usei água com vinagre…tbm não saiu e acho q acabei queimando meu ferro, pois agora não quer esquentar…me ferrei!!!

  22. Acabei de fazer, como não tinha sal grosso ,usei sal refinado e ficou perfeito,meu ferro elétrico e Arno ultra gliss,adorei obrigada!!

 Leave a Reply

(campo obrigatório)

(campo obrigatório)

Outro artigo interessante:
Olhe bem para a caixa multibanco…

Da próxima vez que levantar dinheiro numa caixa multibanco, esteja atento. Poderá estar a pagar uma comissão sobre o montante do seu levantamento.

Close