LinkedIn – Uma Ferramenta Preciosa Para Quem Procura Emprego

linkedin LinkedIn - Uma Ferramenta Preciosa Para Quem Procura EmpregoOs métodos de recrutamento têm evoluído de forma notável ao longo dos últimos anos. Hoje, quase todas as empresas centram as suas atenções no recrutamento online, o que constitui uma vantagem inegável para todas as pessoas que souberem utilizar a tecnologia a seu favor.

Quase todos nós utilizamos as redes sociais como uma forma de mantermos contacto próximo com família e amigos, mas apenas uma parte dos portugueses já percebeu que as redes sociais também podem dar um bom empurrão na sua carreira profissional.

Estamos a referir-nos, é claro ao LinkedIn, uma rede social para profissionais que tem vindo a crescer em popularidade e que é um ferramenta com um grande potencial para quem está desempregado e procura emprego, ou mesmo para quem deseja iniciar um novo desafio.

Retrato do LinkedIn Em 2 Parágrafos

O LinkedIn nasceu no final de 2002, com o objetivo de se tornar a rede social de negócios de referência mundialmente. Possui atualmente cerca de 350 milhões de utilizadores registados.

Em Portugal, esta rede social conta com cerca de 1,2 milhões de utilizadores, sendo uma das redes sociais mais utilizadas pelos portugueses.

5 Dicas Para Encontrar Emprego no LinkedIn

Se é certo que o LinkedIn é uma excelente plataforma para encontrar emprego, também é inegável que face à presença de tantos potenciais concorrentes, pode ser extremamente difícil sobressair da multidão. Afinal de contas, só em Portugal estamos a falar de mais de um milhão de utilizadores, o que traduz o nível de concorrência que poderá encontrar nesta rede.

Para sobressair da concorrência e chamar a atenção de potenciais empregadores deve otimizar o seu perfil. Siga estes conselhos e dicas:

  1. Aposte numa foto de perfil capaz de transmitir a sua imagem profissional. Não utilize fotos tiradas em ambientes de descontração (deve evitar, por exemplo, fotos tiradas na praia, ou em ambiente de festa). Lembre-se sempre que a foto é o primeiro aspeto para o qual o empregador irá olhar.
  2. Utilize as palavras-chave certas. Para que as empresas o consigam encontrar, deve utilizar no seu perfil as palavras-chave certas. Pense quais são os termos mais utilizados na sua área profissional e garanta que os inclui no seu perfil. Este é um ponto que muitas vezes é ignorado, mas que pode fazer toda a diferença.
  3. Se tal for viável, inclua no seu perfil recomendações de antigos empregadores. As (boas) recomendações continuam a ser um dos maiores trunfos para quem procura emprego.
  4. Não se esqueça de personalizar o URL do seu perfil. Esta é uma ação que demora apenas alguns segundos e que torna mais fácil que os potenciais empregadores encontrem o seu perfil quando procuram pelo seu nome.
  5. Não se limite a preparar o seu perfil e a aguardar passivamente por um contacto. Esforce-se por interagir com outras pessoas, especialmente com quem pertence à sua área profissional. Junte-se a grupos, envolva-se em discussões e mostre os seus conhecimentos.

Uma forte presença no LinkedIn pode ser o início de uma nova aventura profissional, mas isso é algo que apenas se poderá concretizar se fizer algum esforço nesse sentido.

Comentários

comentários

2 respostas

  1. Boas, sem dúvida nenhuma que o Linkedin é uma rede social que é muitas vezes ignorada para encontrar emprego e que utilizo e recomendo a todos a investir algum tempo nela.

    Aliás até mesmo para quem um blogue, site ou negócio é optimo ter uma presença no Linkedin ou divulgar na rede o mesmo.

    Cumprimentos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.