Porque não deve deixar a comida arrefecer

comida-quente Porque não deve deixar a comida arrefecer

Já imaginou a energia que desperdiça só pelo simples facto de deixar a comida arrefecer demais ao ponto de ser necessário reaquecê-la?

Depois de ter a sua refeição preparada, não a deixe arrefecer ao ponto de ser necessário aquece-la novamente, por exemplo no micro-ondas.

Evitará um consumo desnecessário de energia.

Talvez considere esta dica um pouco básica, mas já pensou nas vezes em que teve necessidade de aquecer a comida porque se distraiu ou surgiu algo para fazer.

Comentários

comentários

10 respostas

  1. Maria diz:

    Quando o jantar fica pronto, gosto logo de ver as pessoas sentadas á mesa, gosto da comida quentinha!!

    Caso seja algum assado, pode deixar a assadeira lá dentro, mesmo depois de ter desligado o forno, assim aproveitará o calor pra manter a comida quente.

    Cinco minutos, antes do seu cozinhado ficar pronto, desligue o fogão, e mantenha o testo na panela. O calor, vai acabar de cozinhar os alimentos, poupando gás ou energia electrica.

  2. Joana diz:

    Evitar o consumo de energia por parte do micro-ondas e todos os riscos através da exposição a este.
    Como sabemos a exposição a raios UV é bastante prejudicial para a saúde.

  3. Miguel diz:

    Joana, obrigado pelo alerta, mas deves estar a fazer confusão, os microondas nada têm a ver com os raios UV (ultra violetas)!

  4. Teresa diz:

    O que eu costumo fazer para manter a comida quente é:

    – embrulhar, por exemplo o tacho do arroz em jornais
    – qdo cozo legumes escorro a água de os cozer para dentro de um caixa de plástico em que o tacho não caiba e depois coloco o tacho por cima dessa caixa…. o calor da água mantém a comida quente.

  5. Pedro Guedes Leite diz:

    Sim é uma boa dica para evitar gastos desnecessários.
    Quando fizerem comida no forno desliguem cerca de 5min antes do tempo. Parece que não mas o calor vai ajudar a cozinhar e a preservar o calor dos alimentos sem preciso gastar energia 🙂

  6. Sónia Torres diz:

    Se a comida é feita na altura levo-a logo para a mesa, mas normalmente como sobra sempre alguma coisa guardo e, quando voltamos a comer aqueço sempre no microondas.
    Dou muito uso ao meu microondas porque para aquecer pouca coisa gasto mais tempo e energia se o fizer no fogão, não falando da loiça que fica para lavar..Mais gasto de água e gás! 😉
    .-= Venha ler o meu último post ..Creme de Pescada e Couve-Flor =-.

  7. elsa121 diz:

    Já aconteceu variadíssimas vezes a mãe chamar para almoçar e eu demorar e ter que aquecer no microondas… Quanto às radiações emitidas (que são radiações microondas, daí o nome, e não UV) penso que o problema é mínimo uma vez que ao abrir a porta do aparelho, este desliga-se automaticamente.
    .-= Venha ler o meu último post ..Rainforest Murça 2009 =-.

  8. Teresa diz:

    O problema das radiações do microondas não tem a ver com a nossa exposição directa, como sub-entendo do comentário da Elsa121. Tem a ver sim com a nossa exposição indirecta através do consumo dos alimentos cozinhados ou aquecidos com recurso a estes aparelhos. Esta discussão é bem antiga….. Agora está um pouco em esquecimento este problema. mas o mais curioso é que se apanha mto mais radiação ao falar ao tlm ou a andar de avião do que a comer comida aquecida num forno microondas. pelo que li o problema está na mudança de polaridade de cada molecula do alimneto.

  9. Isa Ribeiro diz:

    Esta a mim não me é muito util, uma vez que eu gosto da comida é fria. 😀
    Mas é bom recordar, porque são coisas tão simples que por vezes nem notamos. 😀

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.