O meu primeiro peixinho!

peixinho-dourado O meu primeiro peixinho!Hoje ofereceram um aquário e um peixe à minha filhota que tratou logo de o baptizar com o nome “Dora”… mesmo sem sabermos se é macho ou fêmea! 😀

Devo confessar que não percebo nada de peixes de aquário. Lembro-me de quando era miúdo (ainda o sou 😛 ) ter tido peixes de água quente e de água fria, mas como não era eu quem tratava deles, nunca cheguei a aprender essa “arte”! Até hoje, peixes… só mesmo no prato! 🙂

Hoje mesmo fiquei a saber algo muito básico: quando se compra um peixinho, não se deve chegar a casa e colocá-lo directamente no aquário; devemos colocá-lo na água mas ainda dentro do saco para que ele se habitue à temperatura. Não fazia ideia!

Também não sabia que os peixes de água fria podiam coabitar com os peixes de água quente (num aquário de água aquecida), e que o contrário já não era possível!

Agora que a “Dora” faz parte da família, pretendo que ela (ou ele) seja bem tratada. Ainda para mais, em breve terá novos amigos… a minha filha não quer que ela fique sozinha e o aquário até é bem espaçoso.

Com os conhecimentos que tenho neste momento, comprar mais peixes seria deitar dinheiro ao mar, pois o mais certo seria morrerem todos logo nos primeiros dias! 🙁
Mas isso não vai acontecer! Para além de poder contar com os sábios conselhos de quem ofereceu o peixinho (o meu sogro), encontrei um excelente fórum de entreajuda na internet sobre aquariofilia – o Aquariofilia.net
Esse fórum conta neste momento com mais de 45000 membros e com imensa informação sobre esse tema. Acredito que todas as dúvidas poderão ser lá esclarecidas.

Fica a sugestão para quem como eu, é leigo em aquariofilia e tem ou pretende vir a ter peixes saudáveis a nadar alegremente num aquário!

Comentários

comentários

14 respostas

  1. Deolinda diz:

    Olá,
    se precisar de ajuda diga (tenho um aquário de 50lts e outro de 1000lts)! =)
    É preciso saber a espécie pois uns têm dentes e outros não, uns precisam de ph mais baixo e outros de ph mais alto… enfim…
    se precisar de alguma ajuda mande um mail.
    =)
    .-= Venha ler o meu último post ..Ajudinha, por favor!!! =-.

    • Miguel diz:

      Olá Deolinda e muito obrigado! 🙂

      Um aquário de 1000L… isso quase que dava para pôr um tubarão!!! 😀
      Para já vou começar por escolher novos amigos para a “Dora”… depois se precisar de ajuda já sei a que porta bater… obrigado! 😉

    • liliana leite diz:

      eu precisava de uma ajudinha. acha k pode ser?

  2. Deolinda diz:

    Olá,
    Para ter uma ideia, o nosso aquário de 1000 lts, tem dois metros de comprimento.
    Esteja à vontade para “bater a porta” 🙂
    Deo
    .-= Venha ler o meu último post ..Ajudinha, por favor!!! =-.

  3. Deolinda diz:

    Paulo Almeida,
    os peixinhos antigos morreram de velhice e por isso fizemos o aquário de raiz.
    Actualmente tenho 10, estamos a ambientar um limpa vidros para depois o por-mos no aquário grande e já temos mais uns encomendados.
    ainda temos outro aquário.
    =)
    .-= Venha ler o meu último post ..Lanche =-.

  4. Elisabete diz:

    Ola
    Ja tive um peixinho que durou muitos anos, até nem sei como, tava sempre a por-lhe as maos e a bricar com ele, o que é certo é que ele durou mesmo muito tempo…
    Agora dei 3 a minha sobrinha e a senhora do pet shop disse para quando se mudasse a agua do aquario deixar sempre um pouco da agua antiga, porque tem microorganismos que funcionam como defesas para eles…
    Teu site ta mesmo muito bom, continua assim:-)

  5. Liliana Pinto diz:

    eu ja tive de água fria e aguá quente..os de aguá fria morrem facilmente..os de aguá quente sao mais resistente mas dão mais trabalho 😀

  6. Alexandra diz:

    É preciso ter muito cuidado com eles, não dar comida a mais nem a menos, ter a água sempre à mesma temperatura, não é assim tão fácil, e mesmo assim duram pouco.

  7. Maria Lopes diz:

    Não tenho aquário, mas tenho um colega meu que tem uma paixão louca por peixes. È capaz de ficar meia hora parado a olhar para o aquário. Eu não ligo muito, prefiro ter animais, com os quais possa brincar e fazer miminhos.

  8. Pedro Leite diz:

    também já tive alguns peixinhos e nunca duraram muito =S

  9. liliana leite diz:

    os meus peixinhos acabam sempre por morrer quando lhes mudo a agua

  10. Catarina Lino diz:

    Tenho um tanque junto a um poço e há algum tempo um vizinho ofereceu-me uns peixes e pus lá. Desde então ainda estão lá vivinhos da silva. Em média, costumo lavar o tanque e mudar-lhe a água uma vez por semana. O chato é apanhar os bichos com a rede. Tentei criar um habitat o mais parecido com o dele e então tem umas rochas para eles se esconderem, o pior é que na hora de os apanhar, eles escondem-se. A água é sempre do poço! Antes de ter estes peixes no tanque, também cheguei a ter peixes de água fria em aquários e percebi que a água da companhia não era a melhor para eles. Desde então só ponho água do poço. Se tiverem um poço ou conseguirem ir buscar ao poço de alguém, eu aconselho vivamente e vão ver que os vossos peixinhos vivem muito mais tempo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.