O outro lado das linhas 707

Saiba porque as empresas optam por linhas de valor acrescentado (707) nos serviços de apoio ao cliente e como, por vezes, essa é uma solução vantajosa para os clientes.

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Em resposta ao artigo “Evite ligar para números começados por 707”, publicado no Poupa e Ganha em Outubro de 2010, segue o esclarecimento por parte de uma empresa, a CentraldeTaxis.Pt, que utiliza o prefixo 707 nas suas linhas de apoio ao cliente e de solicitação de serviços.

Embora grande parte das centrais de táxis coloquem ao dispor do cliente números fixos, ou até mesmo móveis, isto é, linhas sem custo acrescentado, a CentraldeTaxis.Pt optou por recorrer aos 707 como uma forma de prevenção das chamadas abusivas. Como é de conhecimento geral, as “brincadeiras” representam um grave problema para os serviços gratuitos de utilidade pública, como é o caso do 112 que em 2010 verificou que 70% das chamadas recebidas eram falsas. Ora, se isto sucede no caso de uma linha que presta um serviço indispensável relacionado com a saúde e a segurança de todos nós, imagine-se no caso de uma empresa prestadora de serviços!

O 707 como forma de evitar abusos e falsas solicitações de serviços

No caso da CentraldeTaxis.Pt em particular, as chamadas abusivas e as falsas solicitações de serviços resultavam não só num aumento do tempo de espera para o cliente mas também num desperdício de recursos humanos e financeiros para a empresa. Ao optar por uma linha de valor acrescentado (707 455 455), a percentagem de chamadas abusivas diminuiu significativamente, o que permitiu à empresa assegurar um serviço mais rápido e eficiente ao cliente, e evitar deslocações infrutíferas dos nossos motoristas de táxi – que representavam, naturalmente, prejuízo a nível financeiro e profissional para toda a equipa.

Para além disso, o 707 permite uma flexibilidade e funcionalidades do lado da empresa detentora do número, que não seriam possíveis – ou seriam de maior complexidade – com outro tipo de numeração.

Números 707 versus redes móveis

Existe, ainda, uma outra questão nem sempre percetível ao consumidor: ao ligar para um número 707 a partir da rede fixa, o valor é de 0,10€/minuto (tarifa regulada pela ANACOM), mas o mesmo não sucede com as chamadas para redes móveis. Significa isto, na prática, que o cliente que pretenda contactar, a partir da rede fixa, um serviço que disponha de um 707 e de números móveis, fá-lo-á de forma mais económica se optar pelo primeiro.

Caso utilize linhas associadas a serviços de televisão e internet (cabo, fibra, etc), normalmente os tarifários têm custos elevados para a rede móvel pelo que, tendo os 707 tarifas reguladas pela ANACOM, em vez de 30 cêntimos a partir da rede fixa estamos a prestar um serviço que custará ao cliente apenas 10 cêntimos por minuto. Na prática, se o Cliente se encontrar num local dotado de linha fixa e pretender contactar com um serviço que dispõe de números móveis e um 707, deverá preferencialmente usar o fixo e contactar o 707 em detrimento do telemóvel porque a chamada terá um custo mais reduzido. Como vê, em certas situações este tipo de numeração apresenta uma mais valia para o Cliente a nível de custo de acesso aos serviços.

Criou-se no público uma falsa imagem de que os 707 são numeração de valor acrescentado quando essa designação e esse tipo de custos são na verdade outra gama de numeração, a tipicamente atribuída a “números de concursos de televisão”.

Nuestros hermanos

A título de curiosidade, em Espanha, a numeração 902, a equivalente ao 707 português é comummente aceite e está implementada nos mais diversos tipos de negócio exatamente como os números de âmbito geográfico, (ex: 21, 22, etc), não tão comuns são os 900, ou seja, o equivalente aos nossos 800 (linhas grátis) exatamente pelo elevado custo que tem para os seus detentores.

E agora caro leitor, já vê os números 707 com outros olhos? Deixe a sua opinião nos comentários.


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11 Comentários

  1. Será que é mesmo indispensável cobrar muitas vezes 0.60€/min + IVA para chamar um taxi? Se ficarmos 3 minutos em linha, só nesta brincadeira vão 2,214€.

    Aquilo que a empresa poupa de um lado, força pagam os fieis clientes a pagar por outro.

    Isto é mais um post de marketing do que de outra coisa.

    1. Adolfo e já se queixou à sua operadora (TMN, Vodafone, Optimus ou outro) sobre essa situação??? É que os valores MAXIMOS são de 0,10+IVA (rede fixa) e 0,25+IVA (rede móvel)…

      Normalmente, eles creditam o valor da chamada por inteiro… E abusam normalmente nos telemóveis em regime de pré-pago porque os clientes não têm como provar… não têm factura… e também porque muitas vezes passa despercebido…

      Acima de tudo apoio o seu comentário… reclamem… os operadores ficam com o dinheiro (margem abusiva) e as empresas com as culpas… e no fim os lesados são sempre os mesmos… os clientes…

      E 0,60+IVA deverá ser cobrado apenas na numeração 760, vulgarmente conhecida por “números dos concursos”…

  2. Por mim podem ficar descansados. Tenho as LVA barradas no telemovel e como tal auto excluo me de cliente. Se todos fizessem o mesmo…

  3. Eu não acho que seja vantajoso, essas linhas de valor acrescentado permitem uma moderação da utilização excessiva que se faz das linhas gratuitas, mas isso implica menos postos de trabalho. Odeio gastar um dinheirão para tratar de um problema.

  4. acho indecente da parte das empresas usarem o sistema de impor a populacao custos. Mais indecente e arrepiante e voces defenderem este sistema. nao ha vergonha?

  5. Entendo agora benefício que as linhas 707 trazem ao cliente final. Realmente nunca tinha pensado nos pontos levantados pelo autor do artigo.
    Contudo, é fácil pensar – e realmente acontecer – que o tempo que estamos à espera de ser atendidos possa também ser uma utilização abusiva desta modalidade de atendimento, fazendo o cliente final pagar para estar à espera, apenas para render mais uns trocos.
    Uma situação equitativa seria que a chamada 707 só fosse cobrada pelo tempo efectivo de atendimento e não pelo tempo de espera.

  6. Boa tarde,

    Gostava de saber para quem é o dinheiro de Valor Acrescentado entre o custo de uma chamada normal e a de 707? É para o operador, para o dono do número 707 ou para outra entidade qualquer?

  7. A “CentraldeTaxis.Pt” não gosta de ‘brincadeiras’, e muito bem! Eu também não!
    O que a “CentraldeTaxis.Pt” não faz certamente, é deduzir o custo da chamada do cliente na ‘bandeirada/factura’, antes pelo contrário, deve ficar à espera de uma boa ‘gorjeta’…

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