Pague o parquímetro por telemóvel e evite multas!

Sabia que em alguns pontos do país já é possível pagar os parquímetros através de uma aplicação no smartphone?

parquimetro

Se já teve a infelicidade de ser multado, deparar-se com o carro bloqueado ou vê-lo ser rebocado devido a falha no pagamento do estacionamento, esta notícia é especialmente direccionada a si!

História fictícia baseada em factos verídicos:

Estacionei o carro, recheei o parquímetro com moedas suficientes para meia-hora, mas por azar, o meu compromisso lá acabou por demorar um pouco mais do que estava previsto.

Regresso ao carro e ainda à distância reparo num maldito folheto agarrado ao para-brisas… já suo por todo o lado imaginando o “tombo” para pagar. Mas estou em maré de sorte e o que parecia ser uma multa é apenas um flyer da inauguração de um novo talho! Altamente… já fazia falta um talho ali na zona! 😀

Brincadeiras à parte, quantos de nós já não passaram por uma situação semelhante!? Uns com um final mais feliz do que outros, claro!

Mas agora existe uma forma de evitar que isso aconteça. Pelo menos em alguns pontos do país.

PAGUE O PARQUÍMETRO ATRAVÉS DO SEU SMARTPHONE E POUPE DINHEIRO

Existem aplicações para telemóvel que permitem efectuar o pagamento do parquímetro, assim como reforçar pagamentos já efetuados.

Por exemplo, com a aplicação da EMEL instalada no seu smartphone (a ePark), já não precisa de andar com trocos ao estacionar o carro em Lisboa. Simplesmente estaciona, informa esse inicio de estacionamento na aplicação e segue à sua vida. Depois, quando regressar ao veículo, informa novamente a aplicação e assim apenas paga o tempo que realmente utilizou.

Assista ao seguinte vídeo para compreender melhor esta inovação:

Como deverá ter reparado no vídeo, esta solução não está para já presente em todo o país. As aplicações e respectivos locais que são monitorizados (à data deste artigo) são:

  • ePark: Lisboa
  • Pay Simplex: Oeiras e Cascais
  • Parque: Açores, Madeira, Aveiro, Loulé e Portimão.
  • eos: Amadora, Beja, Faro, Figueira da Foz, Lagos, Portimão, Sesimbra, Setúbal, Vila Nova de Gaia e Vila Real

Cada aplicação funciona de forma diferente. O modo de pagamento também difere entre aplicações.

Algo que não vi mencionarem no vídeo foi que, obviamente, esta aplicação necessita de aceder à internet. Ou seja, caso não exista WiFi gratuito nas proximidades, poderá ser necessário activar os dados móveis no smartphone, o que implica, em alguns casos, custos extra para o utilizador.

O ideal seria abolirem os parquímetros, mas se temos de “conviver” com eles, então que ao menos nos seja facilitada a tarefa.

Caso estas aplicações não estejam disponíveis na sua área de residência, poderá sempre optar por este “truque”: evitar multas de estacionamento desnecessárias.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

4 Comentários

  1. Nem me fales em “História fictícia baseada em factos verídicos”, já levei uma multa e tive o carro rebocado (por sorte fui de boleia na carrinha da EMEL busca-lo), mas desde que tenho esta app nunca mais me preocupei com estacionamento 🙂

    Não tinha visto esta reportagem e era daqueles que pensava “como é que eles sabem que estou a pagar o estacionamento?”, agora já sei!

    1. Então até foi porreirinho… tiveste o privilégio de dar um passeio na carrinha da EMEL… 😀
      Pena aqui para os meus lados ainda não existirem soluções deste género.

  2. Nao funciona bem Carreguei com 10 euros e gastei 60 centimos num estacionamento e agora nao me deixa ter acesso nem me diz como faze la se vai o meu dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *