Como usar pilhas AAA em equipamentos a funcionar a pilhas AA

pilhas-aa-aaa Como usar pilhas AAA em equipamentos a funcionar a pilhas AASe alguma vez ficar sem pilhas do tipo AA (as mais comuns) mas ainda tiver lá por casa pilhas do tipo AAA (as mais pequenas), poderá de uma forma muito simples adaptar e utilizar estas últimas como alternativa às pilhas AA!

Se por acaso precisar de adaptar uma pilha AA ao encaixe de uma pilha C, leia este artigo: Como converter pilhas AA em pilhas de tamanho C

A única diferença entre as pilhas do tipo AA e do tipo AAA, é o tamanho! No entanto, convém saber que sendo as pilhas AAA mais pequenas, têm menos carga e como tal é expectável que não durem tanto tempo como as AA.

COMO ADAPTAR AS PILHAS “AAA” AO SUPORTE DAS PILHAS “AA”

Uma vez que as pilhas AAA são ligeiramente mais pequenas do que as AA, torna-se necessário preencher o intervalo entre os polos da pilha e os contactos do aparelho que queremos alimentar. Algo muito simples de se fazer com um pedacinho de folha de alumínio!

De forma a exemplificar esta adaptação, criei um pequeno vídeo onde demonstro como é simples substituir as pilhas AA de um brinquedo por pilhas do tipo AAA:

Neste exemplo optei por colocar os pedacinhos de folha de alumínio a preencher o espaço do lado da mola (polo negativo da pilha), mas poderia, sem qualquer inconveniente, colocar o alumínio no polo oposto ou até mesmo em ambos os polos.

Este truque da folha de alumínio, é também muito útil para os casos em que as pilhas já não ficam bem colocadas no suporte.

UMA ALTERNATIVA MAIS ROBUSTA

Se esta técnica da folha de alumínio não é do seu agrado, poderá obter o mesmo resultado adquirindo uns adaptadores de pilhas AAA para AA por um preço simbólico.

Por menos de 1€ já pode comprar um par de adaptadores AAA/AA no eBay: 2 x Convert AAA to AA Cell Battery Case Holder Adapter

adaptador-pilhas-aaa Como usar pilhas AAA em equipamentos a funcionar a pilhas AA

Eu já encomendei 2 destes adaptadores para ter aqui à mão! 🙂

Comentários

comentários

7 respostas

  1. Américo Fernandes diz:

    Boa dica, o papelinho já sabia agora os adaptadores estão porreirinhos, 😉

  2. Sofia Oliveira diz:

    Muito interessante

  3. Gisela Rego diz:

    Desconhecia.

  4. ACláudia Freitas diz:

    Boa dica desconhecia

  5. Joana Pereira Happiny diz:

    Olha muito cool, desconhecia mas sem dúvida que dá imenso jeito, se bem que agora as pilhas só uso mais para os comandos, e são das mais mini 😛

  6. Gisela Rego diz:

    Já li que se colocar-mos um bocadinho de papel de alumínio numa pilha mais pequena, também funciona.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.