Placas vitrocerâmicas de indução… uma boa opção!

placa-indu%C3%A7ao Placas vitrocerâmicas de indução... uma boa opção!Se vai comprar casa ou pretende remodelar a sua cozinha, opte por adquirir uma placa de vitrocerâmica de indução em vez de outros sistemas como o sistema tradicional a gás.

Apesar do investimento inicial ser mais elevado, é uma solução que compensa a médio prazo relativamente a consumo energético.

Saiba como funciona uma placa de indução e as razões pelas quais é a escolha acertada para quem quer poupar dinheiro, no artigo: Porquê comprar uma placa de indução

Subscreva o canal de Youtube do Poupa e Ganha:

Comentários

comentários

27 respostas

  1. Cristina Silva diz:

    Uma pequena correcção : placas de vitrocerâmica é uma coisa, placas de indução outra coisa um pouco diferente!

  2. Miguel diz:

    Cristina, as placas a que me refiro, são mesmo vitrocerâmicas de indução.
    É que dentro das placas vitrocerâmicas existem (até ao momento) 3 tipologias: as standard, as de halógeneo e as de indução.
    É comum chamarmos apenas placa de indução, às placas vitrocerâmicas de indução – o nome fica mais curtinho. 🙂

    • Jaime Lemos diz:

      Sr Miguel, gostaria que me informa-se se por acaso sabe qual é o consume das
      placas de indução e se por acaso compensa visto que as placas de indução
      vêem com um cabo de ligação de 2.5mm2 mas em trifásico o que dá a entender a placa na totalidade
      consome +- uns 20 amperes ora sendo assim parece-me que consome mais que uma placa normal.
      Se tem alguns elementos técnicos disponiveis agradecia que me informa-se.
      Obrigado.
      Cumprimentos.

  3. Isa Ribeiro diz:

    Recentemente compri uma e estou bastante satisfeita, só quando falta a luz é que é complicado.

  4. elsa121 diz:

    Tenho a certeza que se poupa algum dinheiro com isto, pena que os investimentos costumam ser um pouco elevados…
    .-= Venha ler o meu último post ..Trial Nort’4×4 2009 – 1ª Prova: Braga =-.

  5. elsa121 diz:

    Mas de qualquer forma vou referir à minha mãe, que vai ter que comprar uma placa em breve porque os bicos do fogão a gás estão a entupir totalmente um a um… :s
    .-= Venha ler o meu último post ..Trial Nort’4×4 2009 – 1ª Prova: Braga =-.

  6. Teresa diz:

    E além da econimia de €€ é também uma solução mais amiga do ambiente!

  7. Maria diz:

    Bem pensado… quando tiver a minha casa, acho que vou optar por um equipamento destes, que é um pouco caro, mas depois compensará com a poupança de energia! 😛

  8. Teresa diz:

    Este sistema é um espetáculo! é em menos de nada que a água ferve, que o jantar se faz! Super fáceis de limpar! estou encantada com a minha!

  9. Ana diz:

    Qual é a diferença entre a placa normal e a placa de indução?

  10. Miguel diz:

    Olá Ana, no link que incluí no artigo, a EDP descreve as vantagens dos 3 tipos de placas vitrocerâmicas existentes até ao momento.

    Segue a transcrição de parte desse texto…

    Placa standard (normal) – são placas em que o aquecimento é efectuado através do processo clássico da resistência eléctrica.

    Placa de Halogéneo – o processo de aquecimento é efectuado através do recurso a focos de halogéneo, focos radiantes ou ainda com focos mistos, que absorvem uma reduzida quantidade de calor, pelo que apresentam menores perdas de energia e, consequentemente, menores consumos que a versão standard.

    Placa de indução – são diferentes dado que só consomem electricidade quando têm sobre elas um recipiente adequado, uma vez que as correntes induzidas são desenvolvidas directamente no fundo de recipientes em material ferromagnético, permitindo o aquecimento dos alimentos com uma eficiência energética mais elevada que as outras tipologias.

    Volta sempre.

    • Paula Cardoso diz:

      Oi Miguel!

      Pesquisando sobre fogões vitrocerâmicos encontrei essa página.
      Ainda tenho muitas dúvidas entre as diferenças. Pelo que entendi, a placa de indução funciona apenas com panelas de ferro, isso?
      Qual seria a mais indica, a melhor para se ter em casa?
      Obrigada!

  11. MÓNICA diz:

    ola, sou a mónica e tenho uma duvida quanto á instalação da placa de indução.É verdade que entre a placa e o forno têm que existir uma grelha de ventilaçao?

  12. Sónia Santos diz:

    Bom dia, comprei recentemente casa e pedimos para colocar placa de indução, estamos muito satisfeitos, porque consegue-se cozinhar uma refeição muito rapidamente…o problema que algumas pessoas se podem deparar é que, nem todos os tachos e frigideiras são próprios para estas placas.No entanto, não vale a pena desesperar porque existem bases próprias para adaptar os tachos que já tem para que não tenha que fazer mais um investimento. Se fizer uma pesquisa na Internet, verá o que estou a falar.

  13. José Miguel diz:

    Boas!
    Comprei uma Placa de Indução de uma marca portuguesa que desconhecia: chama-se ARTS. Descobri esta empresa Intercasa. É uma empresa nacional, tecnologia 100% tuga, e com excelentes atributos. Dão 5 anos de garantia.

    Têm placas com umas funções especiais para fervura, fritura e grelhado.
    Na minha, tenho função fervura. Então ponho todos os ingredientes no tacho, activo a função de fervura e programo o tempo, e ao fim desse tempo tenho a comida feita. Sem mexer, sem a comida colar ao fundo do tacho, etc.

    Além disso, na casa onde vivia antes tinha gás. Agora com a indução estou a gastar muito menos dinheiro. … E eu que pensava que cozinhar com electricidade era bastante caro.

    Abraço para todos.

    • Eurico diz:

      Existe algum site da empresa portuguesa que vocês referem que produz placas vitrocerâmicas ARTS, para eu consultar preços de modelos?

      Agradecia de quem soubesse que me dissesse.

      Obrigado e um abraço para todos

      • José Peralta diz:

        Olá.

        Ouvi falar nas placas de indução dessa marca (ARTS) e fiz uma pesquisa no Google e descobri que o site é http://www.appliancearts.com
        Mandei um e-mail para lá a pedir informações e esclareceram-me quais as vantagens dos produtos que têm e admito que fiquei surpreendido. Principalmente pela inovação que apresenta e pelo facto de ser uma marca Portuguesa.

        Cumprimentos para a malta.

  14. Miguel diz:

    Obrigado pelos vossos testemunhos.
    Já agora… podiam divulgar aqui quanto pagaram pela vossa placa de indução… seria interessante para quem estivesse interessado em comprar.

  15. joana falé diz:

    Estou a pensar uma vitrocerâmica de indução mas há tanta oferta que não sei por onde começar? Estou a pensar em bosch ou siemens mas não sei se é a escolha mais adequada…

  16. maria diz:

    Quando a minha (do senhorio) instalação de gás rebentou, para a cozinha optei pelas placas de indução. Segundo a DECO, são económicas ainda que o gás. Estou super satisfeita quanto à economia e quanto à rapidez.
    Quanto à dúvida da Mónica, em relação à ventilação, é a mesma ventilação que tem que existir entre qualquer outra placa de encastrar e o forno.
    O único senão é serem mais caras que as outras, mas a diferença vai-se logo “buscar” na poupança de energia.

  17. su diz:

    Ca em casa temos uma da marca siemens com tres discos, mas ainda nao chegou a 1ª conta de luz, tou a achar que vai vir astronomica. Dizem que é economica quero ver até que ponto.

  18. Luis General diz:

    Não sei se alguem já verificou um promenor nas placas de indução, que eu por acaso verifiquei e que até agora ainda não consegui explicação junto do representante, tentando saber se era normal ou avaria.
    O que acontece é que logo que ligo a energia á placa fico logo com um consumo de 165W , sem que esteja
    nada ligado.
    Já testei a placa e funciona tudo bem.
    A placa é uma ARISTON KIC 644 C

    • ricardo diz:

      Boas,

      eu tb estou prestes a comprar um ARISTON KIC 644 e estou a tentar saber em foruns e blogs se realmente vale a pena. Vi o coment do Luis e fiquei preocupado.
      Sabe dizer-me se já tem resposta para o problema? e se esta satisfeito com a placa, fora o referido problema..

      Cumprimentos

  19. Sónia Santos diz:

    Vou equipar a minha cozinha e estou a ter dificuldades na escolha dos electrodomésticos, pois pretendo colocar os mais economicos em termos de energia e água.
    Relativamente à placa de indução, sabem-me informar como se pode vereificar as que consomem menos energia? Sei que são as mais economicas, mas dentro das várias marcas que existem devem haver mais económicas. Ou seja pretendo saber quais são as principais caracteristicas que devo valiar antes de comprar

    Obrigada
    Sónia Santos

  20. lola diz:

    Uma pregunta, para que funcione a placa e preciso que tenha o talho o e possivel ligar sem nada acima?

    Obrigada Lola

  21. Américo diz:

    Não compre Ariston, eu tenho um problema com uma placa dessas, ao fim de 4 meses de utilização o vidro rachou, reclamei e eles dizem que fomos nós em casa que partimos o vidro, e mesmo que fosse no primeiro dia de utilização a garantia não cobre o vidro partido.

  22. Katia diz:

    As placas ariston funcionam no Brasil?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.