Poupar Dinheiro em Manuais Escolares

livros-1 Poupar Dinheiro em Manuais EscolaresQuem estuda ou tem filhos em idade escolar, sabe que se aproxima mais um ano lectivo repleto de despesas, logo a começar pelos imprescindíveis manuais escolares!

Hoje trago-lhe uma sugestão que, caso se aplique, poderá fazer-lhe poupar dinheiro em manuais escolares: adquirir manuais escolares usados!

É importante saber que… o novo Acordo Ortográfico é aplicável ao sistema educativo no ano lectivo de 2011/2012, bem como aos respectivos manuais escolares a adoptar. No entanto, mantém-se a vigência dos manuais escolares já adoptados até que sejam objecto de reimpressão ou cesse o respectivo período de adopção (nºs 3 e 4 da Resolução de Conselho de Ministros n.º 8/2011).

Sendo assim, a implementação do novo Acordo Ortográfico à partida não o impedirá de utilizar manuais usados por outros alunos nos anos anteriores, apenas poderá dar-se o caso de alguns manuais exigidos serem novidade este ano.

MANUAIS ESCOLARES USADOS – WINKINGBOOKS

Uma comunidade online de troca de livros é um bom local para obter manuais escolares usados. O site WinkingBooks é um bom exemplo disso!

Não é a primeira vez que menciono o WinkingBooks aqui no Poupa e Ganha, é um site que utilizo com alguma frequência para obter gratuitamente livros de todos os géneros. Leia este artigo para saber do que se trata: Winking Books – Livros gratuitos para todos

Se ainda não o fez, registe-se no WinkingBooks e adicione os manuais escolares que usou este ano que terminou e que se encontrem em bom estado. Por cada 10 livros que adicione (manuais escolares ou outro género de livros), mesmo que ninguém lhos peça, terá direito a pedir um livro grátis para si. E por cada livro que lhe seja pedido, poderá também pedir um livro.

No momento em que escrevo, estão disponíveis mais de 700 manuais escolares de várias disciplinas. E este número tem tendência para aumentar!

MANUAIS ESCOLARES USADOS – CÂMARAS MUNICIPAIS, BIBLIOTECAS E ESCOLAS

Muitas Câmaras Municipais, Bibliotecas e Escolas estão a tomar a iniciativa de facilitar a reutilização de manuais escolares.

Por exemplo, nas Freguesias de São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém encontra-se a decorrer o projecto “Dê P’rá Troca”.

Pesquise no Google, faça uma visita aos sites oficiais ou entre em contacto com a Câmara Municipal, Biblioteca ou Escolas da sua zona de residência, e verifique se está em curso algum projecto de troca e doação de manuais escolares usados.

MANUAIS ESCOLARES USADOS – LEILÕES ONLINE

Outra forma de adquirir manuais escolares usados, não gratuitamente mas a um preço muito reduzido, é através de sites de leilões.

Poderá também recorrer a esse sites de leilões para adquirir outro tipo de material escolar tais como calculadoras, canetas e dicionários.

O famoso eBay é também um excelente recurso para encontrar verdadeiras pechinchas!

Como vê, a internet está recheada de oportunidades para poupar dinheiro na aquisição de manuais e material escolar. Aproveite! 😉

Comentários

comentários

16 respostas

  1. AnaMartelo diz:

    Miguel, um artigo de muita importância, principalmente pensando nos meses que se avizinham !

    Criei, em parceria com um colega, um projecto dentro dessa área que visa ajudar o máximo de pessoas possível.
    Podem ver aqui: http://www.venderlivros.com

  2. Sandra Pena diz:

    No facebook têm ainda o Banco do Livro Escolar:

    Vale a pena!!

  3. Liliana Pinto diz:

    Acho que em portugal o próprio ministério da educação deveria adoptar o sistema da França e de outros países… Reutilizarem os livros..Ou seja, a escola dá os livros a todos os alunos e no final do ano têm que os devolver devidamente apresentáveis para depois serem dados aos alunos que irão para aquele ano…

    • Tânia Mota diz:

      Na Suecia também é assim. Os livros ficam na sala de aula e os diferentes alunos que as frequentam usam-nos.
      No fim da aula dexam-nos no memso lugar para ser usado pelos alunos da tarde.

      mas aqui o imperio das editoras parece falar mais alto.

    • Pepe Costa diz:

      Essa é uma ideia que tambem ja tinha pensado. Acho uma parvoice as pessoas terem de gastar tanto dinheiro em livros! Era bem mais simples se no final do ano os alunos os deixassem na escola para os alunos do ano segunte.

    • Catarina Lino diz:

      Sim concordo! Mas para isso os alunos têm de fazer os apontamentos e responder aos exercícios nos seus próprios cadernos. Se escreverem nos livros a ideia deixa de ser fiável.

  4. Frutinha diz:

    Conheci o WinkingBooks a pouco tempo mas já estou fã daquilo!

  5. Maria Lopes diz:

    Não tenho filhos, mas tenho sobrinhos, e na altura do começo das aulas é sempre uma preocupação para os pais. Todos os anos os livros mudam, e já não servem para o irmão no ano seguinte. Da maneira como o país está em crise, não sei porque quem está a governar, ainda não se lembrou de fazer uma lei, em que os manuais escolares estarão activos durante 4 ou 5 anos, e só ao fim desse período serão renovados. No meu tempo, eramos 3 irmãos a estudar, e eu como era a mais nova, ficava sempre com os livros que já tinham sido dos meus irmãos.

  6. Ana Paulino diz:

    Infelizmente na altura em que eu andava na escola não havia nada disto…

    • liliana leite diz:

      eu nao tenho filhos mas vejo pelos meus pais e pela minha irma k gastam balurdios em livros e cadernos de apoio todos os anos e às vezes alguns quase nem sao usados mas infelizmente obrigam a comprar na mesma

  7. liliana leite diz:

    penso k isto é uma mais valia para muita gente, principalmente pessoas k nao tem muitas possibilidades

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.