Poupe tempo e dinheiro a cozinhar com uma panela de pressão

panela-de-pressao Poupe tempo e dinheiro a cozinhar com uma panela de pressãoPara quem cozinha, o desafio é confecionar refeições saudáveis e saborosas, com a menor duração e gasto de dinheiro possível.

Nem sempre existe tempo para passar horas na cozinha, elaborando cuidadosamente pratos. Como tal, são necessárias soluções para cozinhar no dia-a-dia de uma forma prática e rápida. Um dos utensílios que mais facilmente ajuda a conseguir esse objetivo é a panela de pressão.

Neste artigo poderá conhecer o que é uma panela de pressão, quais as vantagens da sua utilização, e como a usar de forma correta.

O QUE É UMA PANELA DE PRESSÃO

A panela de pressão, como o próprio nome indica, é uma panela que cozinha os alimentos com uma pressão superior à dos tachos normais, o que permite que a temperatura seja igualmente mais alta. Assim, enquanto que nas panelas normais, a temperatura máxima que irá atingir é 100 graus, já numa panela de pressão ela atingirá os 120 graus. Ora, isto permite que o tempo de cozedura seja mais rápido, permitindo poupar tempo e dinheiro.

VANTAGENS EM UTILIZAR UMA PANELA DE PRESSÃO

Utilizar uma panela de pressão para cozinhar regularmente tem diversas vantagens. Como mencionámos atrás, devido à sua forma de funcionamento, o tempo de cozedura é menor, o que se traduz em poupança de tempo e de dinheiro. De seguida irei detalhar um pouco mais as vantagens da utilização deste utensílio de cozinha.

  • O tempo de cozedura com uma panela de pressão é normalmente um terço a metade do tempo de cozedura normal. Por exemplo, conseguirá cozer batatas, cenouras ou brócolos em menos de cinco minutos. E se estivermos a falar de carne, consegue poupanças de tempo ainda mais significativas. Dando mais um exemplo, na panela de pressão consegue cozer pedaços de frango em 10 minutos.
  • Tendo um período de cozedura mais rápido, além de ganhar tempo, poupa igualmente dinheiro. Demorando menos tempo a cozer os alimentos, as necessidades energéticas para a cozedura são também menores, o que se traduz em menos dinheiro gasto na preparação da refeição.
  • A cozedura na panela de pressão tem ainda a vantagem adicional de utilizar pouca água no processo. Dessa forma, existe uma maior retenção dos nutrientes em cada alimento, mantendo-os saudáveis e nutritivos.

 Em jeito de conclusão, a panela de pressão traz apenas vantagens ao seu utilizador. Menos tempo, menos dinheiro, e uma alimentação mais saudável. Mas para conseguir usufruir de todos estes benefícios, é necessário saber utilizar corretamente a panela de pressão. De seguida irei explicar como o fazer.

COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A PANELA DE PRESSÃO

Quando colocar a água e os ingredientes na panela de pressão, deve ter sempre em atenção que só deve usar entre um terço a metade da sua capacidade. Depois de introduzidos os ingredientes e a água, deve colocar a panela em lume máximo até ouvir o assobio característico do vapor a sair pela válvula de escape. Quando ouvir esse assobio, coloque o lume no mínimo e comece então a contar os minutos para a cozedura. Quando esse tempo se esgotar, desligue o lume, e deixe todo o vapor sair da panela. Para saber se já saiu todo, basta esperar até a válvula deixar de assobiar. Depois tem apenas de abrir a tampa e retirar os alimentos cozinhados.

Texto da autoria de Filipe Araújo

Comentários

comentários

16 respostas

  1. ACláudia Freitas diz:

    Nunca comprei nenhuma…nao me inspiram confiança nenhuma! Apesar de concordar que nos tras imensas vantagens.

  2. Mariana Santos diz:

    Não gosto de a usar.

  3. Susana Galveias diz:

    Sempre que posso, uso, é mais rápido e poupa-se na água. Eu também recomendo.

  4. Joana Martins diz:

    costumo fazer numa, e recomendo!

  5. Gisela Rego diz:

    São uma mais valia na cozinha de qualquer pessoa.

  6. Sofia Oliveira diz:

    Nem sequer tenho panela de pressão, sinceramente assusta-me um bocado, quando era pequena via a da minha mãe e aquilo fazia uma chiadeira, acho que fiquei traumatizada 😉

  7. Gisela Rego diz:

    Confesso que comecei a utilizar à pouco tempo mas já não a largo. Uma carninha estufada, muito mais rápido e o sabor fica muito mais concentrado.

  8. Susana Galveias diz:

    Não passo sem a panela de pressão. O meu tempo em casa é pouco, como tal, para fazer rápido e bem. é do melhor.

  9. Joana Pereira Happiny diz:

    Olha esta é uma dica que não sigo, não gosto de panelas de pressão. Eu já sou rápida o suficiente a cozinhar 😀 E não acho que a comida fique tão apetitosa 🙂

  10. Susana Galveias diz:

    Eu não abdico! eheh

  11. Gisela Rego diz:

    O marido ensinou-me a usá-la sem medos 🙂

  12. Gisela Rego diz:

    E já cá anda à muito tempo 🙂

  13. Valter Silveira diz:

    Eu estou a precisar de uma…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.