25 Formas de Reutilizar o seu “Lixo”

lixo 25 Formas de Reutilizar o seu "Lixo"Plástico, cartão, alumínio… caixas, rolos, embalagens, latas, garrafas… Produzimos quilos e quilos de lixo todos os dias, a um ritmo alucinante, que nem sequer nos apercebemos.

No entanto, se pensarmos que o cidadão comum produz em média 1kg de lixo por dia e o multiplicarmos por uma semana ou mesmo um ano, começamos a perceber o quão assustador isso é do ponto de vista ambiental e ecológico. Por isso, se calhar está na altura de começar a pensar em formas de reutilizar o seu lixo, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.

Confira de seguida 25 formas de reutilizar o lixo que produz em casa.

  1. Reaproveite a sílica para preservar documentos. Os pacotinhos de sílica vêm agora em todo o sítio: nas caixas dos sapatos novos, junto dos aparelhos eletrónicos… As suas propriedades de absorção fazem-no o parceiro ideal para eliminar cheiros ou evitar que alumínios ou metais se deteriorem ou enferrujem. Guarde esses pacotinhos e reutilize-os colocando-os em caixas com documentos importantes, prevenindo que se estraguem com o passar do tempo. Veja aqui mais dicas para reutilizar os pacotinhos de sílica: 6 Ideias para Aproveitar os Sacos de Sílica Gel
  2. Reutilize as rolhas de cortiça para porta-chaves. A cortiça tem sido um dos materiais mais explorados nos últimos anos. Ao guardar as rolhas das garrafas de vinho que consome, pode depois vir a reutilizá-las e transformá-las em úteis porta-chaves que, além de ajudarem a não perder as chaves, são também flutuantes, evitando que se percam se caírem à água. Veja aqui mais dicas para reutilizar rolhas de cortiça: 7 Ideias para Reutilizar Rolhas de Cortiça
  3. Transforme as garrafas de plástico em vasos. Garrafas pequenas, maiores ou mesmo garrafões: são ideais para serem transformadas em vasos para as suas plantas. Pode cortar o topo ou fazer uma abertura lateral, deixá-las pousadas no chão ou pendurá-las na parede. Além disso, o plástico ajuda a conservar o calor e a água.  Mais dicas aqui: Como Reutilizar Garrafas e Garrafões de Plástico e Reaproveitar Garrafas Plásticas para Fechar Sacos
  4. Utilize jornais velhos para prevenir pingos e salpicos. Em vez de atirar os jornais de ontem para o papelão, guarde-os que podem vir a ser muito úteis. Coloque-os debaixo da toalha da mesa de cozinha, para impedir que a madeira se suje ou danifique com salpicos ou superfícies muito quentes. Ou então, se vai pintar a casa, espalhe-os pelo chão para não sujar de tinta o pavimento. Veja aqui mais dicas para reutilizar jornais velhos aqui: 20 Formas de Aproveitar Jornais Velhos
  5. Utilize os jornais para limpar também as janelas. É que as folhas de jornal são ideais para limpar os vidros sem deixar marcas, como acontece com os panos e os trapos.
  6. Use discos velhos de vinil como bases para pratos. Os discos têm o tamanho ideal para servirem de base para um prato. Além disso, dá um ar super intelectual à sua mesa de jantar.
  7. Guarde os grãos de café usados no frigorífico. Coloque-os num frasco aberto dentro do frigorífico para ajudar a eliminar os maus odores.
  8. Reuse uma câmara de ar furada em elásticos. Gosta de andar de bicicleta e teve um furo? Não se apoquente em demasia e guarde a câmara de ar. Com uma tesoura, corte-a em argolas e transforme-a em vários elásticos.
  9. Guarde os rolos de papel higiénico. São um dos maiores desperdícios do mundo ocidental. Comece a guardar esses rolos de papel higiénico e utilize-os para guardar e organizar cabos de aparelhos eletrónicos nas suas gavetas. Mais dicas para reutilizar rolos de papel higiénico aqui: 10 utilizações criativas para rolos de papel higiénico
  10. Reutilize as embalagens usadas de comprimidos. Certos medicamentos vêm guardados em embalagens de plástico, que podem ser reconvertidas em várias utilizações. Podem servir para guardar parafusos ou pregos na sua caixa de ferramentas ou para organizar sementes para o seu jardim.
  11. T-shirts velhas dão ótimos panos de limpeza. Em vez de gastar dinheiro em comprar panos no supermercado, reaproveite as t-shirts que já não veste em trapos para o chão ou para o pó.
  12. Peúgas sem par não são totalmente inúteis. É um dos granes mistérios da natureza, o desaparecimento de peúgas. 😀 Quantos pares desfeitos não temos na gaveta? Reutilize essas peúgas, seja para proteger o telefone quando o guarda na mala, seja para limpar o pó. As utilizações são várias: 8 utilizações alternativas para meias sem par
  13. Reutilize as calças de ganga. Se tem habilidade com a máquina de costura, então guarde e reaproveite também as calças de ganga que já não usa. A ganga é um material muito resistente, que permite um sem número de utilizações diferentes. Pode servir para estofar cadeirões, criar bolsas para o telemóvel ou para os comandos da televisão, ou mesmo para criar joias. A imaginação não tem limite.
  14. Engraxe os seus sapatos com casca de banana. É verdade, a casca da banana é um excelente substituto para engraxar os seus sapatos. Além disso, não liberta cheiros desagradáveis e não é tóxica como determinados produtos para o efeito.
  15. Não deite fora o final do pão de forma. Quase ninguém come os limites do pão de forma, que muitas vezes permanecem nos sacos durante dias a fio. Mas não os atire para o balde do lixo. Esfarele-os e alimente os pássaros, por exemplo.
  16. Não deite roupa fora. Tem uma camisola demasiado feia até para caridade? Não faz mal, de certeza que o seu cão vai adorar. Faça dela um cobertor para o inverno para o seu animal de estimação.
  17. Guarde as embalagens de vidro. São muitos os alimentos que vêm em frascos de vidro, como o grão ou o feijão, por exemplo. Guarde-os, lave-os e desinfete-os. Depois reutilize-os para guardar restos de comida, compota caseira ou mesmo pequenos objetos, como material de escritório, por exemplo. E, claro, também podem servir de jarras para flores.
  18. Caixas de ovos dão ótimas sementeiras. Gosta de jardinagem? Então comece a utilizar as caixas de ovos vazias para plantar as suas plantas. São biodegradáveis e têm o tamanho perfeito para uma sementeira. Mais dicas aqui: 7 Formas Criativas de Reutilizar Caixas de Ovos
  19. Não se desfaça do papel usado. Claro que pode sempre enviá-lo para a reciclagem, mas se tiver um triturador de papel pode utilizá-lo para a caixinha do seu gato em vez de areia.
  20. Use a cinza da sua lareira para outros fins. Se tem uma lareira, saiba que pode utilizar as cinzas para adubar as suas plantas no jardim, para afastar insetos e outros animais, ou até mesmo para limpar o vidro do recuperador de calor.
  21. Transforme as caixas de cereais. Dê asas à imaginação e aos seus dotes de bricolage e reutilize as caixas vazias de cereais em caixas para guardar documentos, revistas ou jornais. Os sacos dos cereais também podem ser facilmente reutilizados.
  22. Reaproveite os ossos que sobraram do jantar. Seque-os ao sol e depois utilize-os para adubar o seu jardim. Os ossos secos são um ótimo fertilizante.
  23. Aproveite as latas de conserva vazias. Lave-as e desinfete-as bem e reutilize-as como cinzeiros ou como comedouros para os seus animais de estimação.
  24. Reuse as velas em novas velas. Ao arderem e derreterem, pode recolher a cera e fazer novas velas. É um processo que pode ser praticamente infinito.
  25. Use e abuse dos sacos de plástico. São um dos grandes flagelos ambientais do mundo moderno. Os sacos de plástico são tão usados quanto deitados fora, prejudicando a natureza e o meio ambiente. Reutilize os sacos de plástico em vez de comprar novos, levando-os para as compras ou para carregar produtos de um lado para o outro.

Comentários

comentários

1 resposta

  1. José Milheiro diz:

    Conselhos utilíssimos. Temos, às vezes, materiais que deitamos fora, poluindo o ambiente, que poderíamos reutilizar e assim poupar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.