Já validou todas as suas faturas de 2015 no e-fatura?

e-fatura Já validou todas as suas faturas de 2015 no e-fatura?Para quem não fez o “trabalho de casa” no decorrer do ano que passou, já só tem até ao próximo dia 15 de fevereiro para o fazer! Refiro-me pois, à validação das suas faturas no portal e-fatura.

Este ano as regras do jogo mudaram e apesar de estarmos todos de sobreaviso desde o início de 2015, tenho reparado que muito boa gente só agora começou a pôr mãos à obra nesta tarefa que consiste principalmente em verificar as faturas pendentes no e-fatura, validando-as nas categorias certas.

Se durante o ano passado teve o cuidado de incluir o seu número de contribuinte (e/ou dos seus filhos) em todas as despesas que realizou, ainda vai a tempo de se organizar para conseguir um bom reembolso do IRS este ano. Se não se acautelou nesse sentido, ou seja, se não pediu fatura com NIF no momento da compra, infelizmente já não há nada a fazer. Sem dúvida que essa inércia ou desconhecimento dos contribuintes lhes farão perder muito dinheiro… e nesses casos, o estado “agradece”!

Resumindo: só as despesas justificadas por faturas com número de identificação fiscal serão aceites pelas finanças e permitirão a cada contribuinte reduzir o seu imposto.

Recomendo vivamente que assista à seguinte reportagem do Contas-Poupança que visa sensibilizar os contribuintes para este assunto apresentando casos reais de algumas famílias:

OBJETIVO: TODAS AS FATURAS VALIDADAS NO E-FATURA ATÉ 15 DE FEVEREIRO

Se ainda não validou no portal e-fatura todas as suas faturas com NIF, sugiro que o faça o mais depressa possível. É de prever uma grande afluência a esse portal nos últimos dias e isso poderá causar lentidão no acesso ou até tornar o site inacessível.

Na minha opinião o portal e-fatura é de muito simples utilização. De qualquer modo, está disponível para download um mini-guia que explica como consultar, registar e confirmar faturas no portal das finanças: Guia e-fatura

Para além de ter de verificar se as faturas estão inseridas nas categorias corretas, terá de verificar se todas foram devidamente comunicadas pelas empresas e proceder ao registo das que tenham escapado. Mas lembre-se que só poderá registar as faturas que incluam o seu NIF.

Outra tarefa que também lhe compete a si, é a de indicar em cada despesa de saúde à taxa normal de IVA, se tem ou não receita médica associada.

Recorde-se que estes procedimentos devem ser efetuados por cada titular de despesas do agregado familiar, incluindo os dependentes.

RECOMENDAÇÕES PARA 2016

Quem sair lesado este ano por não ter pedido faturas com número de contribuinte nas suas despesas do ano passado, não irá certamente querer repetir a experiência em 2016, até porque “dói” bastante no bolso.

Comece a adquirir o hábito de pedir faturas com o seu NIF em todas as suas compras. E nem sequer precisa de decorar o seu número ou de estar constantemente a mostrar o seu cartão de cidadão. No portal do e-fatura está disponível para impressão um cartão com os seus dados. Imprima-o, plastifique-o e leve-o sempre consigo na carteira.cartao-e-fatura Já validou todas as suas faturas de 2015 no e-fatura?

Outra sugestão bastante útil que lhe quero dar e que, pelo menos a mim, ajudou imenso, é que instale no seu smartphone uma aplicação que facilita imenso a gestão das suas faturas no portal do e-fatura. Saiba mais aqui: Utilize o Serviço E-Fatura a partir do seu Smartphone

Se tiver alguma sugestão para facilitar estas tarefas, partilhe-a connosco nos comentários. 😉

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.