Como vender as suas peças de ouro

alianças-ouro Como vender as suas peças de ouro

Vender objetos usados tem sido um hábito crescente entre os portugueses. As lojas de compra e venda de objetos de ocasião proliferam um pouco por todo o país, e uma das primeiras áreas a ter tido um número crescente de lojas está ligada a um dos elementos químicos mais reputados: o ouro.

É rara a cidade portuguesa que não conta com uma loja de compra de ouro usado, sendo que esse negócio já chegou mesmo à internet!

Com a variedade de lojas e compradores à volta deste negócio, é importante que perceba com clareza as condições de venda de ouro e como é que se procede a venda para que possa retirar do seu objeto o melhor valor possível.

Como é avaliado o valor das suas peças de ouro?

Contrariamente a outros objetos de ocasião, no negócio do ouro tudo o que seja realmente ouro pode ser vendido. Um dos primeiros critérios avaliados – depois de ser comprovado se a peça é em ouro – é o peso. Para além deste critério, o comprador irá avaliar a qualidade do ouro, o estado de conservação da peça e eventualmente a antiguidade da mesma.

Uma das métricas utilizadas para ser estipulado um valor para a peça, pode ser a cotação do ouro em bolsa no momento da venda. O ouro transaciona-se, na maioria dos casos, com uma medida denominada internacionalmente como “Onça Troy”. De forma errada, o grande público fala de onça, mas uma onça e a medida “Onça Troy” não têm a mesma medida! Uma onça “normal” pesa 28 gramas, enquanto que uma “Onça Troy” pesa 31,1034 gramas. Esta medida é importante de ser conhecida para as avaliações em casa antes de se deslocar a uma loja ou comprador!

Como vender as suas peças de ouro

Depois de decidir que quer mesmo proceder à venda das suas peças de ouro, deverá começar por tentar perceber o valor que a sua peça tem, mesmo que de forma aproximada.

Uma das formas de realizar essa estimativa de forma pessoal é começar por esquecer qualquer valor sentimental ligado à peça. Mesmo que exista, não deverá alterar em nada o valor final da peça!

Depois de se convencer de que se irá separar da sua peça, pode tentar perceber o peso da sua peça através de uma balança eletrónica precisa (em gramas) e informar-se junto do Banco de Portugal a cotação do ouro em bolsa naquele momento. Apesar de não ser um dado utilizado por todas as casas e lojas de compra de ouro, pode ser uma boa base para possíveis negociações entre si e o comprador.

Antes de se deslocar a uma loja ou de realizar uma venda numa loja online de compra de ouro, garanta que separa todos os materiais que não são de ouro da sua peça. Esses não irão afetar em nada o valor da sua peça e ao guardá-los poderá, se tiverem algum valor, vendê-los separadamente.

Onde vender as suas peças de ouro

Existem duas formas rápidas e quase imediatas para vender o seu ouro usado: em lojas e casas físicas ou na internet.

Qualquer que seja a forma que escolha para proceder à sua venda, comece por procurar na internet informações acerca das lojas, casas e sites online de compra de ouro. Irá encontrar certamente referências, comentários e avaliações de pessoas que, tal como você, quiseram e venderam ouro usado.

Importante também de salientar que o negócio de venda e compra de ouro é proibido a menores de 18 anos, sendo obrigatório que a pessoa apresente um documento de identificação válido durante a venda.

Comece por pedir várias avaliações das suas peças de ouro

Seja qual for a forma de venda que escolher, escolha uma casa ou comprador com registo público e comprovado como sendo um especialista na área da compra de ouro usado.

Não deixe que o desespero de ganhar dinheiro com a sua peça de ouro usada se apodere de si: tenha paciência e não venda ao primeiro comprador que lhe fizer uma oferta!

A Deco Proteste realizou um estudo em 2011 onde se pode ler que existem variações de preços de compra dentro das mesmas casas do mesmo grupo.

Apesar de no ano em que foi realizado o estudo da Deco Proteste não estar ainda em vigor a lei de 2015 das ourivesarias, que proíbe o pagamento em dinheiro de transações de ouro de valor superior a 250 euros, obriga a instalação de sistemas de videovigilância e a afixação da cotação diária dos metais preciosos, existem ainda algumas taxas variáveis de loja para loja.

Apresente a sua peça em diferentes lojas e a diferentes compradores e, se possível, peça a sua avaliação registada em papel, para que esse valor seja estável e a oferta não se perca em palavras.

Vender as suas peças de ouro em lojas online

Hoje encontramos vários sites e plataformas de compra e venda de ouro online em Portugal. É possível, através destas, pedir gratuitamente e confortavelmente a avaliação gratuita da sua peça de ouro, através de formulários ou contactos telefónicos com as agências.

Aceitando algumas dessas avaliações de lojas online, certificadas pelo mercado de compra e venda de ouro, terá no entanto que se deslocar até ao comprador ou até à loja física parceira do site em questão para que a avaliação final seja garantida e que a venda possa ser comunicada legalmente às entidades competentes.

Algumas dessas lojas presentes online, que poderá contactar diretamente para saber gratuitamente o valor aproximado da sua peça de ouro, são:

Ainda compensa vender as suas peças de ouro?

Sim. Apesar da quantidade de lojas de compra de ouro usado ter sofrido uma descida abrupta em Portugal nos últimos anos (muito devido à descida do valor e cotação do ouro na bolsa), a verdade é que o ouro continua a ser uma forma legítima e rápida de vender peças que tem em casa e que já não utiliza!

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.