Como Viajar com Pouco Dinheiro

paisagem Como Viajar com Pouco DinheiroSempre adorou viajar e conhecer pessoas de outros locais, países e culturas, mas tem tido sempre problemas com o dinheiro para as viagens e aventuras que gostava de viver?

Geralmente, o maior problema para quem gosta de viajar não é o gasto da viagem mas os gastos de alojamento e alimentação durante a viagem, principalmente para quem gosta de ficar bastante tempo nos locais de viagem.

Existem soluções para poupar na estadia, tais como o CouchSurfing, o Wimdu e o Airbnb, mas hoje vamos divulgar duas alternativas bastante distintas.

Sabia que existem quintas, hostels, entre outros locais, que aceitam voluntariado em troca de alimentação e estadia por algumas horas de trabalho, em diversos pontos do mundo?

Aqui ficam duas sugestões de sites onde poderá encontrar e entrar em contacto com esses locais…

WWOOF

As siglas WWOOF vêm de World Wide Opportunities on Organic Farms. Poderá visitar a versão portuguesa desse site em WWOOF Portugal ou a versão internacional do WWOOF.

Nos sites de WWOOFing encontra apenas quintas de agricultura biológica e/ou permacultura em que os cargos são, geralmente, na área da agricultura ou cuidar de animais, com estadia e todas as refeições oferecidas pelo anfitrião.

Se preferir cuidar de animais e desejar saber quais são os animais que irá cuidar, poderá ver indicado nas informações sobre a quinta que está interessado.

A ideia é dar o apoio necessário às quintas, por isso, estas são as funções principais, mas se prefere ter outra atividade como fazer artes ou organizar eventos, existem quintas que estão disponíveis para tal, mas é raro, por isso, se for o seu caso, o melhor a fazer é perguntar aos anfitriões a sua disponibilidade e as suas necessidades mais urgentes.

Se é vegetariano, esta é a melhor solução para si, uma vez que, muitas quintas presentes nestes sites são vegetarianas.

Para fazer parte da rede WWOOFing tem que se pagar um valor anual de 15€. Só após a inscrição e pagamento do valor anual, é que terá acesso aos contactos das quintas e dos anfitriões. Como extra deste site, poderá ainda ter um seguro de voluntariado por um valor acrescido também anual.

Fique agora com um vídeo onde é explicado de forma resumida o que é isto de WWOOFing:

WORLDPACKERS

O Worldpackers tem uma grande variedade de procura de serviços tais como: limpezas, artes, administração, ser cozinheiro ou ajudante de cozinha, entre outros.

É muito importante ter atenção ao consultar cada cargo disponível porque alguns cargos envolvem mais do que um serviço (como, por exemplo, limpeza e ajuda na cozinha).

A maioria dos anfitriões são hostels que aproveitam para ter alguém que faça várias funções. É uma boa aposta se quiser conhecer pessoas de nacionalidades diferentes.

Os anúncios dos anfitriões nesse site referem mais especificamente quais as funções que esperam ver realizadas, como se fosse um anúncio de emprego, ao contrário do WWOOFing que, por vezes, apenas tem uma apresentação da quinta sem indicar nenhuma função para os WWOOFers.

A inscrição é gratuita mas é preciso ter atenção às condições de cada anfitrião porque nem todos oferecem todas as refeições do dia.

Nestes postos de voluntariado, o voluntário exerce uma determinada função (ou funções) a que se compromete a realizar por 5 horas por dia (em média, às vezes, menos horas) por troca de alojamento e/ou alimentação.

Seja qual for o site que escolher, tente conhecer bem o seu anfitrião e as condições antes de embarcar na sua viagem. Veja todas as oportunidades possíveis e escolha qual a melhor para si.

Como vê tem um mundo de oportunidades à sua espera. Comece já hoje a conhecer novas pessoas e a planear a sua viagem de sonho! 😉

Comentários

comentários

2 respostas

  1. Soares diz:

    Isso são boas opções, mas a meu ver parece-me que a melhor forma é planear o destino no ano anterior e delinear uma poupança mensal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.