Diga não aos ACNIs no seu congelador

Já ouviu falar em ACNIs? Procure bem no seu congelador, talvez tenha por lá alguns! Veja um exemplo de como a organização é amiga da poupança…

peixe-congelado

Ao explorar o seu congelador, sabe exatamente o que contém cada saco ou cada tupperware? Pois, muita boa gente tem o congelador repleto de ACNIs!!!

ACNI é apenas um acrónimo que inventei agora mesmo para “Alimento Congelado não Identificado”… até que é engraçado! 😛

Por mais transparente que seja o saco ou a tupperware, muitas vezes torna-se difícil distinguir o seu conteúdo quando congelado. É fácil distinguir a carne do peixe, mas talvez não seja tão simples fazer o mesmo para bifes de frango e bifes de peru!

Os ACNIs têm uma maior probabilidade de ficarem esquecidos por muito tempo, o que pode levar à sua deterioração. Ao ficarem esquecidos, roubam espaço que poderia servir para congelar outros alimentos.

Como evitar ACNIs no seu congelador

Para evitar o “aparecimento” de ACNIs, sempre que armazenar alimentos no congelador, identifique-os com a data de congelação e uma breve descrição.

Anote também essa informação num post it e cole-o na porta do congelador. Desse modo saberá sempre o que tem lá armazenado sem ter de andar sempre a abrir e fechar a porta (aumentando o consumo de energia e acelerando a formação de gelo). Isto é muito útil principalmente no momento de fazer a lista de compras e de planear as suas refeições.

O congelador como aliado da poupança

Os congeladores ou arcas congeladoras, quando bem aproveitados, são aliados da organização e poupança na alimentação.

  • Armazenamento de alimentos: os congeladores permitem armazenar alimentos frescos por períodos mais longos, evitando que se estraguem. Isso pode ajudar a poupar dinheiro evitando o desperdício de alimentos.
  • Compra em grande quantidade: permitem comprar alimentos em grande quantidade quando estão em promoção e armazená-los para uso futuro, o que pode ser uma boa maneira de economizar dinheiro.
  • Comida caseira: permitem congelar refeições caseiras e usá-las mais tarde, evitando assim a compra de refeições prontas.
  • Organização: permitem manter os alimentos organizados e facilitam a identificação de itens, ajudando a evitar desperdícios de alimentos e a garantir que tudo seja consumido antes de estragar.
  • Economia de tempo: permitem preparar refeições com antecedência e conservá-las para usar mais tarde, o que pode economizar tempo e esforço na cozinha.

No entanto, o congelador deve ser usado de forma adequada para obter esses benefícios. Isso inclui manter o congelador limpo e organizado, rotulando e datando os alimentos, e evitando sobrecarregá-lo ou deixá-lo desorganizado.


Agora já sabe… Diga não aos ACNIs… 😀


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

8 Comentários

  1. miguel um bom ano novo
    cá vai mais uma dica para o blogue, em relação aos ACNIs é uma boa ideia , mas eu tenho uma melhor, e utilizo-a, que é ter uma folha A4 dividida em espaços
    e escrever neles o produto, a data de compra e a gaveta onde estão colocados,
    depois consoante se vão utilizando faz-se o respectivo corte.

    espero que ajude mais. até uma próxima
    um abraço

  2. Olha que boa dica, eu por acaso já faço isso, escrevo sempre tanto nos sacos como num papel que deixo colado na porta, e a prateleira de baixo ficam sempre as coisas antigas que ja lá tenho do mês anterior e o que fica escrito na porta do frigorifico esta pela mesma ordem que desposto no congelado, e para poupar espaço, estico e espalmo.

    Espero que tenha sido uti!

  3. Olá Manuel, esse é um bom complemento a esta sugestão.

    Olá Joana, bem pensado, por acaso esqueci-me de referir esse pormenor de “esticar, espalmar” para poupar espaço.

    Muito obrigado 😉

  4. Olá boa noite Miguel,

    Nos congelados eu dantes punha em sacos de plástico, por falta de espaço, mas agora o frigorífico é um combinado e para ter tudo mais arrumado ponho em tapperwares por dois motivos: são recicláveis e assim não gasto dinheiro a gastar tantos sacos de plástico, (uso apenas os indispensáveis). Para saber o que está lá dentro…e quando coloquei… colo um ou duas tiras de fita cola onde escrevo com caneta de acetato (ainda tinha cá em casa dos meus tempos de estudante) e assim sei sempre o que contém cada caixa e de quando é…
    Como só tenho duas gavetas…. a de cima é de carne e a de baixo peixe.
    Na porta tenho um papel preso com um íman onde aponto o que tenho no congelador e quando congelei.
    Como o congelador não é muito grande, com facilidade vejo o que tenho ou não (caso me esqueça de apontar) e portanto os alimentos rodam com mais.

    Espero ter dado alguma ajuda…

  5. Eu pessoalmente gosto de gardar as coisas congeladas dentri de uma caixa porque assim ficam arrumados mais correctamente (Empilhados)
    quando não é possivel (basicamente porque se me acabam as caixas) coloco em saquinhos devidamente assinalados com o que tem. Facilita e muito, pelo menos para mim que ainda tenho dificuldades em distinguir as carnes quando estao congeladas. Assim identificadas não ha nada que enganar.

  6. Há uns anos tinha muito esse problema, mais porque a minha arca congeladora era das que tem a tampa por cima. Mas logo que pude comprei uma arca de gavetas, o que me ajudou imenso nesse aspecto e na organização dos congelados.

  7. Eu acumulo alguns mas por pouco tempo….ou acabo por deitar fora ou entao descongelo (se tiver bom) e confecciono

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *