Anomalias nos contadores da EDP

Milhares de clientes das tarifas bi-horária e tri-horária estão a ser lesados pela EDP devido a problemas com os contadores. Será o seu caso?

edp

Se é cliente EDP com tarifa bi ou tri-horária, poderá estar a ser lesado na sua factura de electricidade!

A notícia é recente: cerca de 480 mil clientes da EDP com tarifas bi-horária e tri-horária estão a ser prejudicados pela empresa devido a problemas com os contadores, que não funcionam com a hora e/ou datas correctas. Leia aqui a notícia completa: Desacerto nas Horas

Foi a DECO que, depois de ter recebido dezenas de reclamações de clientes da EDP, lançou o alerta estimando em três milhões de euros os prejuízos para os consumidores.

Eu, tal como muitos clientes com tarifas bi e tri-horárias, ao tomar conhecimento desta notícia fui imediatamente verificar a hora que consta no meu contador. Felizmente não verifiquei qualquer desfasamento entre a hora real e a hora registada no contador.

Tenho por hábito esperar pelas 22h para ligar as máquinas de lavar roupa e louça, assim como reservo alguns hábitos que envolvem um maior consumo de energia eléctrica para as horas de vazio. Se o relógio do meu contador estivesse atrasado, isso significaria que alguma da energia consumida após as 22h reais, estaria a ser facturada como fora das horas de vazio (mais cara).

Verifique o seu contador bi ou tri-horário

Anomalias nos contadores da EDP

A DECO denunciou a existência de anomalias nos relógios de cerca de 60% dos contadores bi e tri-horários, numa análise a 165 habitações, pelo que existe sempre a possibilidade de você ser um dos clientes afectados.

Como tal, recomendo que verifique de imediato a hora do seu contador e caso detecte alguma divergência, reclame.

Não tenho conhecimento sobre como verificar a hora nos vários modelos de contadores bi e tri-horários, mas posso indicar que se o seu contador for igual ao da foto ao lado (é o meu contador), poderá ver a hora simplesmente aguardando que essa informação surja no display (não é preciso carregar em nada).

Como denunciar problemas com o contador da EDP

Caso detecte uma discrepância entre a hora actual e a hora do seu contador, poderá reclamar utilizando o formulário que a DECO PROTESTE criou para esse efeito.

Com a informação por si cedida, a DECO irá interpelar directamente a EDP assim como dar conhecimento à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A EDP garante que os clientes já estão devidamente identificados e serão compensados pelas falhas “muito em breve”.

É cliente da tarifa bi ou tri-horária da EDP? Já verificou se o seu contador é um dos afectados pela anomalia aqui noticiada?


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

15 Comentários

  1. eu tinha o meu 1h e 2 minutos adiantado. estava a ser lesada tambem, reclamei junto a deco nesse mesmo formulario e menos de uma semana depois o pessoal da edp veio mudar me o contador, mas ninguem me falou em ser indemenisada nem nada do genero…

    1. a mim tmb vieram trocar o contador e quando perguntei se tinha direito a indemnização disseram-me logo que não sabiam de nada!! ladrões!!

  2. Eu tb fiz a mesma coisa e passado uns dias já tinha o relógio acertado.. tb n me disseram nda e da EDP a resposta q obtive foi “de facto na sua zona há indicações de contadores com problemas mas não sabemos se o seu foi afectado. caso seja um dos “contemplados” os valores serão acertados”.. até hoje estou á espera do respectivo acerto.. LOl

    1. é fazer pressao junto da edp ou pedir ajuda à deco. nao podemos deixar que abusem sem consequencias

  3. Já tinha recebido esta informação há tempos mas nunca pude verificar o meu porque ninguem sabe onde posso ver as horas nele 🙁

  4. a edp deve ter sido induzida a actuar em todos os contadores, pois estava um dia em casa dos meus pais e veio um técnico trocar o contador sem que tivessemos pedido, dias mais tarde recebemos uma carta com um crédito que iria ser feito na próxima factura.

  5. Por vezes existem anomalias nos contadores, é verdade, no entanto na maioria das vezes ninguém liga a isso e continuam dessa forma a ser enganados. Penso que atualmente até já existem contadores que se dizem ser mais económicos e corretos, n sei se serão melhores ou não, pois ainda não tive experiência com nenhum.

  6. Depois de reclamar no site da Deco, a EDP enviou um técnico para fazer a correcção dos 30 minutos de erro, mas poucos dias depois recebi telefonema a informar que não tinha direito a indeminização.
    Como chegaram a essa conclusão? Não me informaram.
    O contador tem 3 anos de instalação.

    1. Provavelmente estava a ser beneficiado tal como a pessoa lá em cima que tinha o contador adientado.
      Imagine o seguinte cenário:
      O seu contador estava adientado uma hora.
      Isto significa que as 21h reais já eram 22h no contador, ou seja a partir de essa hora já estava a pagar menos.
      É claro que de manhã o inverso acontecia ou seja, acabava a hora de vazio mais cedo.
      A questão é que a maioria das pessoas consome mais energia à hora de jantar quando cozinha e já precisa de iluminação do que de manhã.
      Neste caso estava a ser beneficiado e por conseguinte a EDP prejudicada logo não estaria abrangido.
      Espero ter sido útil.

      1. Esqueci-me de referir que obviamente fez mal em ter comunicado à DECO antes de pensar se estaria a ser prejudicado ou beneficiado. Desta forma provavelmente verá a sua factura subir um bocadinho.

  7. Pois eu meus amigos fiz a reclamação à EDP em junho de 2012 e mais tarde á ERSE até hoje não disseram nada, o meu contador está atrasado 1hora e isso durante nove anos, já foram ao meu estabelecimento para o substituir mas eu disse que até os ponho lá fora á chapada e ai deles que tentem brincar comigo. O que eles querem é que eu entregue a única prova que tenho, grandes MALANDROS.
    Amigos não se deixem enganar por estes malandros, amanha vou pagar uma factura de 420 euros em moedas pequeninas, pelo menos vou manifestar-me. Não deixem esta gente gozar, Chega.

  8. Olá, também comunico que os contadores da luz, não estão corretos, pois sempre que dou as contagens , dizem-me que estão erradas…o certo è que não consigo ver os valores no contador em condições, porque os números são muito pequenos e a distancia do vidro que protege o relógio dificulta a visão. Sobre as novas empresas, também não percebo nada nem ainda consegui que me atendessem o telefone…eles, EDP é que acabaram por escolher EDP Comercial…
    Só sei que nestes 2 meses o aumento da minha factura é só a subir…Obrigado e agradeço que me informem.

  9. Se o problema fosse só o dinheiro roubado… Cliquem no link no meu nome em cima, e capacitem-se que as intenções da “rede inteligente” são bem mais nefastas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *