2 truques pouco conhecidos para fazer um bom churrasco

Domina a arte do churrasco? Conheça dois simples truques para fazer melhores churrascos.

Churrasco

Não duvido que saiba como fazer um bom churrasco ou assar umas sardinhas no fogareiro a carvão, mas existem algumas técnicas pouco conhecidas que lhe permitirão sobressair-se na arte do churrasco!

O truque da garrafa

Antes de colocar o carvão, pegue numa garrafa de cerveja vazia e envolva-a em papel de jornal. Ponha-a no meio do fogareiro com o carvão em volta. Retire a garrafa deixando lá ficar o tubo de jornal e acenda o fogo. Desta forma aumenta a circulação do ar o que permitirá criar brasas mais rapidamente.

O truque da areia para gatos

Tanto a carne como o peixe vão libertando gordura, esta ao queimar irá reacender as brasas e a chama pode queimar o alimento. Nestas situações é comum borrifar-se água para acalmar as brasas.

Mas pode experimentar uma simples solução para evitar essas chamas. Espalhe uma camada de areia para gatos no fundo do fogareiro, ou seja, antes de colocar o carvão. Essa areia irá absorver grande parte da gordura que vai pingando da carne ou do peixe reduzindo a necessidade de borrifar as brasas com água.

Quer conhecer mais truques para ser o rei dos churrascos? Assista aos vídeos deste canal do Youtube: BarbecueTricks

Bons churrascos! 😉


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

36 Comentários

  1. Olá

    Essa eu vou experimentar brevemente…

    Já sabes ,se nao resultar venho aki e vingo-me (ainda nao sei como, mas dps vejo) :-))

    beijinhos

  2. Não entendi o truque da garrafa. Ao tirar a garrafa o carvão vai pressionar a folha de jornal e vai fechar esse local de passagem de corrente de ar…

  3. Olá João,
    Depende, se usares apenas uma folha de jornal, é bem capaz de acontecer o que descreves.
    Da próxima vez que eu utilizar o fogareiro, vou ver se me lembro de filmar para depois colocar aqui. 😉

  4. É de ideias destas que eu gosto 😀 Durante todo o Verão fiz churrascos e as vezes era um tormento. A partir de hoje, ninguém me bate na arte de virar frangos 🙂

  5. Eu estou como a Isa… A grande sorte do pessoal daqui também é que não sou eu que cuido dessas coisas senão estavam lixados… 🙂

  6. a técnica de ir borrifando eu já conhecia (apesar de não me didicar à arte do churrasco, volta e meia lá tenho de ir apagar o fogo 😉 ), agora a areia no fundo nunca me lembrou.

  7. Não custumo ser eu a tratar de acender o fogo, normalmente só vou cuidar do que está a assar, mas vou sugerir a quem o faz. Se dizem que resulta, eu acredito!

  8. Coloque sempre o lado mais gorduroso da carne virado para cima: a carne não fica seca (a gordura vai derretendo lentamente) e fica mais saborosa!

  9. GRELHADOS DE SONHO
    – Coloque sempre o lado mais gorduroso da carne virado para cima. Assim não se perde a gordura (se cair nas brasas pode dar origem a labaredas) e a carne fica mais saborosa.

    – Evite furar a carne e cortá-la demasiado fina antes de grelhar (deve ser cortada sempre no sentido oposto ao das fibras). Para a virar, use pinças em vez de garfos ou espetos.

    – Se gosta de carne mal passada, o truque é colocá-la na grelha e assim que começar a sangrar por cima, virá-la, esperar uns minutos e retirá-la de seguida.

    – Para assar legumes, o melhor é cozê-los ligeiramente e temperá-los com azeite e sal antes de os pôr na grelha.

    – As batatas (mesmo a batata doce) ficam deliciosas se forem grelhadas envoltas em papel de alumínio, com um pouco de sal.

    – Prefira sempre assar pedaços grandes ou nacos, que depois poderá cortar em fatias no prato. Assim consegue que a carne fiquei assada por fora e sumarenta por dentro.

    – Comece a assar no lado mais quente do grelhador, passando depois as peças para uma zona menos quente.

    – Nos churrascos com carvão, nunca se deve deitar a água para as brasas! O fumo e o vapor de água que se formam, são sujos e estragam o sabor da carne. O ideal é levantar a carne (retirar a grelha) até as chamas terem sido abafadas com cinzas ou areia.

  10. Para acalmarem as chamas podem sempre pegar em cinzas com o garfo do fogareiro por exemplo e espalharem por cima das brasas em chama. É limpinho
    Podem ainda acalmar o fogo atirando sal para cima das brasas mas este processo deve ser feito com cuidado pois o mesmo salta em contacto com as brasas

  11. Uau a parte da areia de gatos parece-me interessante, a da garrafa para uma loira é mais complicada hehehe

  12. O segundo é por exemplo nos bifes passar um pincel com azeite quase no fim de assar, ficam brilhantes e deliciosos

  13. Para não queimar tenho um grelhador que permite por a grelha uns niveis mais acima e assim já não queima.

  14. Para atiçar as chamas também podem usar sal e uma outra dica é usar o secador de cabelo, em poucos minutos tem umas brasas prontinhas a assar.

  15. Vamos ver se entendi bem pedras para gatos no fundo do fogareiro para absorver a gordura da comida.rsrs ja mais me passaria tal coisa pela cabeca 🙂

  16. E depois a da garrafa nao entendi bem talvez amanha ja consiga entender as dores nas costas estao a afetar me o cerebro lol

  17. E mais…essa do secador, dá para trocar por um abanico. O secador gasta luz, o abanico gasta a gordura e flacidez dos braços 😛

    1. Hehe essa flacidez dos braços chama-se músculo do adeus hehe pois é eu prefiro o abanico tb 😉

    2. Eu tb prefiro o abanico nao me tou a ver de secador em punho no meio da rua direito ao fogareiro lol

  18. Deixar a carne temperada do dia anterior é uma boa dica Sofia, fica mais apetitosa 😀 mas para mim é com muito alho e limão 😛

    1. Tem mesmo de ser de um dia para o outro na mha opiniao temperado na hora noa apanha o gosto do tempero

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *