casa-invernoUma casa com bom isolamento térmico preserva melhor o calor existente no seu interior diminuindo os custos com o aquecimento no Inverno.

Não vou enumerar aqui as medidas a adotar para melhorar o isolamento da sua casa. Muitas delas já devem ser do seu conhecimento e a grande maioria não são fáceis de implementar visto se tratarem de ineficiências na construção da própria casa.

Segundo a EDP, as janelas são responsáveis por 10 a 25% das trocas de calor com o exterior. Uma forma muito simples de eliminar estas trocas de calor, passa por calafetar os encaixes das janelas com fita adesiva de espuma.

Pode fazer um teste muito simples para verificar se as suas janelas necessitam desta intervenção. Acenda uma vela e vá passando-a lentamente em redor da janela, se a chama se mexer é porque está mal isolada.

De qualquer modo, se tiver possibilidades disso, aposte no isolamento de toda a sua casa. Seria vantajoso tanto a nível de conforto como energético.

Já agora, experimente agasalhar a sua casa para a manter mais quente!

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas o principal é o sótão!
    Eu explico: se morar numa vivenda, experimente forrar o chão que fica logo abaixo das telhas, com mantas de lã de rocha. Com este procedimento não vai mais necessitar de aquecimento central, ou aquecedores. Quem morar no último andar de um prédio também o poderá fazer, desde que tenha o acordo dos restantes condóminos. Este tema por si só já dá para escrever outro artigo. Confira!

    • Eu moro num prédio, mas conheço duas pessoas que fizeram isso e resulta. Deixaram de usar aquecimento no Inverno e refrigeração no Verão. É o melhor investimento que se pode fazer numa casa, e não fica caro!
      Já reparou na diferença de temperatura entre um apartamento no primeiro andar e outro no ultimo? Normalmente o ultimo costuma ser mais frio no Inverno e quente no Verão. Eu sei, porque já morei em ambas as situações.
      Concluindo, o isolamento do tecto é muito importante!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here