Como poupar energia e dinheiro nos meses de inverno

Como poupar energia e dinheiro durante os meses de inverno sem abdicar de uma casa quente? Saiba a resposta com estas dicas importantes!

cafe-inverno

Chegado o inverno, são muitas as famílias que têm que escolher entre ter a casa quente e ver a fatura do gás e da eletricidade a subir ou ter que andar mais agasalhado em casa para poupar muitos euros na fatura do mês.

O que muitas dessas famílias não sabem é que essa escolha não precisa de acontecer: é possível manter a casa a uma temperatura agradável conseguindo poupar dinheiro e energia!

Aprenda a utilizar melhor os seus caloríferos e aquecedores

Os caloríferos ou aquecedores são um dos grandes culpados pelo aumento das faturas de eletricidade durante os meses mais frios… e muito por culpa de não se saber como os utilizar melhor para que a casa fique aquecida por menos dinheiro!

Guia Poupe Mais

Aquecedor
Ao utilizar de forma mais eficiente o aquecedor, torna a sua casa mais confortável e poupa dinheiro.

Contrariamente à ideia comum, para poupar energia convém ligar um aquecedor mesmo nas divisões pouco ou não utilizadas, como quartos de hóspedes ou escritórios pouco utilizados no inverno. É aconselhado aquecer essas divisões a temperaturas que rondem os 12°C e os 15°C, isto para que se evite as grandes diferenças de temperatura na casa.

Grandes diferenças de temperatura fazem com que os aquecedores ligados aqueçam mais para tentar compensar a falta de ar quente, gastando mais energia!

Não coloque roupa a secar em cima dos radiadores. Em primeiro lugar, porque bloqueia a difusão do calor e, em segundo lugar, porque enche a casa de humidade – e quando há muita humidade em casa, a sensação de frio é ainda mais intensa.

Certifique-se de que não tem móveis pesados em frente aos radiadores, pois absorvem calor e impedem que o ar quente se espalhe por todo o lado.

Se tiver uma ventoinha de teto utilize-a no modo de inverno e em baixa velocidade, juntamente com o seu sistema de aquecimento. No modo de inverno, é invertido o sentido de rotação das lâminas da ventoinha, puxando o ar frio para o teto e empurrando o ar quente para as camadas mais baixas da divisão. Isto porque o ar quente é tipicamente mais leve do que o frio e por isso acumula-se no teto da casa.

Dependendo do local onde tem instalado os seus aquecedores, poderá aumentar ainda mais a eficiência energética aplicando refletores para radiadores.

Não precisa de aquecer todas as divisões da mesma forma!

É importante tentar manter um aquecimento uniforme na casa, aquecendo mesmo as divisões pouco utilizadas, mas uniforme não significa que deve aquecer todas com a mesma temperatura!

Para que o conforto e calor da sua casa corresponda a uma economia na sua fatura, tente que as divisões tenham as seguintes temperaturas:

  • as divisões pouco utilizadas: entre 12°C e 15°C;
  • os quartos: entre 16°C e 18°C – uma temperatura demasiado elevada nos quartos pode prejudicar o seu sono e evitar que consiga adormecer rapidamente;
  • as divisões mais utilizadas como cozinha ou sala de estar: entre 19°C e 20°C.

Dica Poupa e Ganha: Um grau a mais no seu aquecedor pode significar um aumento de 7% na sua fatura de eletricidade e/ou gás! Evite, portanto, aquecer sem necessidade a sua casa, mantendo uma temperatura uniforme e agradável.

Aproveite o calor natural: abra as cortinas e estores!

Mesmo durante os meses de frio, é possível aproveitar as vantagens do calor e luz solar. As janelas são uma das fontes de saída de ar quente, mas não deve ser por isso que deve deixar de as abrir.

Para utilizar as janelas como sinónimo de poupança de energia e aquecimento da casa deve começar por garantir que estas estão bem isoladas, para que não entre frio e que o calor produzido no interior não escape. Durante o dia, abra os estores para permitir a entrada da luz natural. Durante a noite, garanta que as persianas e as cortinas estão fechadas!

Dica Poupa e Ganha: Para isolar ainda melhor a sua casa durante a noite, pode colocar um cartão ou uma tábua de madeira entre o estore e a janela: isso vai evitar a saída de calor e ainda minimiza os barulhos!

Evite as correntes de ar e isole bem a sua casa

Ainda antes da chegada do frio, experimente fazer uma auditoria à sua casa para tentar perceber se tem problemas de isolamento térmico e se necessita de obras nesse sentido. Pode solicitar a companhias de eletricidade que façam uma auditoria energética à sua casa para o ajudar a perceber no que é que a sua casa pode melhorar.

Problemas de isolamento são os inimigos número 1 de poupança energética durante os meses de inverno! Uma casa com bom isolamento térmico preserva melhor o calor existente no seu interior diminuindo os custos com o aquecimento no Inverno.

Tente detetar possíveis correntes de ar por baixo de portas ou em janelas e procure proteções e soluções de isolamento. Descobrir esses pontos de melhoria antes de pôr o seu aquecedor no “on” leva a muitas poupanças de energia e de dinheiro.

Segundo a EDP, as janelas são responsáveis por 10 a 25% das trocas de calor com o exterior. Uma forma muito simples de eliminar estas trocas de calor, passa por calafetar os encaixes das janelas com fita adesiva de espuma.

Pode fazer um teste muito simples para verificar se as suas janelas necessitam desta intervenção. Acenda uma vela e vá passando-a lentamente em redor da janela, se a chama se mexer é porque está mal isolada.

De qualquer modo, se tiver possibilidades disso, aposte no isolamento de toda a sua casa. Seria vantajoso tanto a nível de conforto como energético.

“Vista” a sua casa

Nos dias mais frios, a nossa casa, tal como nós, fica mais quentinha se estiver bem agasalhada.

Uma casa preenchida com móveis de madeira, peças de decoração, quadros e principalmente roupa do lar, torna-se mais quente e acolhedora. É uma boa forma de evitar ou reduzir o consumo de energia com aquecimento.

Tapetes, carpetes, passadeiras, toalhas de mesa, cortinados, etc, são elementos que fazem parte da mencionada roupa do lar!

Cubra o chão com tapetes, coloque um cortinado mais grosso (mas que deixe a luz solar entrar), coloque toalhas nas mesas, use edredões nas camas… Resumindo, vista a sua casa!

Sabia que as paredes podem absorver cerca de 30% do calor da casa? Provavelmente já viu casas tradicionais com paredes decoradas com tapetes e tecidos. Em tempos, esta foi uma solução de aquecimento económica para uma sala. Hoje em dia, preferimos alternativas mais modernas, tais como grandes pinturas e espelhos, que funcionam tanto como elementos decorativos como isolantes.  Há também papéis de parede isolantes, em vários desenhos e materiais. Ao forrar uma parede de um lado da casa mais exposto ao frio, com papel de parede, mantém a temperatura interna da sala.

Se gosta de andar descalço pela casa mesmo no inverno, então assegure-se de colocar tapetes no chão. Quanto mais espessos forem os tapetes, melhor será o efeito de isolamento térmico. Opte por tapetes de lã em vez de sintético, pois além de ser uma solução de aquecimento mais económica, é também mais ecológica.


Poupar energia leva a grandes poupanças de dinheiro. Com estas dicas, não precisará de abdicar de um ambiente confortável na sua própria casa.

Partilhe com os seus amigos e conhecidos e leve a poupança de energia a mais pessoas!


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *