Como comprar e conservar marisco

Conheça algumas regras básicas para o ajudar a escolher e a conservar melhor o marisco.

Marisco

A não ser que consiga um bom desconto no MYGON ou tenham-lhe oferecido um pack Odisseias, uma ida a uma marisqueira, regra geral, sai-lhe mais caro do que comprar e cozinhar você mesmo o marisco… ou até mesmo comprá-lo já cozinhado.

O marisco é um alimento muito apreciado em muitas partes do mundo, mas pode ser um pouco intimidador para aqueles que nunca o compraram ou o prepararam. Se está interessado em adicionar mais marisco à sua dieta, mas não sabe por onde começar, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a comprar e conservar marisco de maneira segura e saborosa.

Assim, hoje trago-lhe algumas sugestões para melhor comprar e conservar marisco, quer o compre fresco ou congelado.

Escolher o marisco

Antes de mais, é importante ter em mente que o marisco fresco é, por norma, uma opção muito melhor do que o marisco congelado, pois possui um sabor mais intenso e uma textura mais firme. No entanto, é importante ter cuidado ao escolher o marisco fresco, pois pode ser facilmente contaminado e deteriorar rapidamente se não for armazenado corretamente.

  • Ao comprar marisco fresco, certifique-se que este está vivo.
  • Os mariscos de concha (tais como os mexilhões e as amêijoas) se estiverem com as conchas abertas, dê-lhes um leve toque. Se a concha não fechar, rejeite-os.
  • Ao escolher caranguejos ou lagostas, deverá ver as pernas a moverem-se. Veja também se a lagosta encaracola a cauda ao pegar-lhe.
  • Se comprar camarões já cozidos, verifique se a cauda está dobrada sobre o abdómen. Isso indica que foram cozidos ainda vivos.
  • Rejeite os camarões de cauda mole e estendida.
  • Ao comprar marisco congelado, verifique se não apresenta sinais de queimaduras pelo frio e não tem um odor desagradável.
  • Procure por estabelecimentos que tenham uma boa reputação e que estejam sempre abastecidos com marisco fresco.
  • Certifique-se de verificar a aparência do marisco antes de comprá-lo. O marisco fresco deve ter uma aparência brilhante e firme, sem manchas ou odor desagradável.

Conservar o marisco

Uma vez que tenha adquirido o seu marisco fresco, é importante armazená-lo corretamente para garantir que ele dure mais tempo. A melhor maneira de armazenar o marisco é colocá-lo num recipiente coberto e mantê-lo na parte mais fria do frigorífico, geralmente na prateleira inferior ou na porta. Se o marisco estiver embalado em papel ou numa saca de plástico, é importante removê-lo e colocá-lo num recipiente coberto antes de guardá-lo no frigorífico.

O marisco também pode ser congelado se não tiver a intenção de o consumir imediatamente. Para congelar o marisco, basta colocá-lo num saco de congelação hermético e armazená-lo no congelador. Quando estiver pronto para usá-lo, basta deixá-lo descongelar lentamente no frigorífico antes de cozinhá-lo.

Quando for cozinhar o marisco, é importante fazê-lo de maneira segura para evitar qualquer tipo de contaminação. Certifique-se de lavar as mãos e os utensílios de cozinha antes de manipular o marisco, e cozinhe o marisco até que esteja completamente cozido para garantir que ele esteja seguro para o consumo.

Eis algumas regras básicas para garantir a qualidade do marisco:

  • Mantenha o marisco sempre frio. Utilize um saco isotérmico para transportar o marisco da loja para casa.
  • Mantenha o marisco na embalagem original e na parte mais fria do frigorífico.
  • Se não planear consumir o marisco já cozido dentro de 1 ou 2 dias após a compra, opte por o congelar no máximo até 6 meses.
  • Caranguejos, santolas, sapateiras ou lagostas vivas, devem ser cozidas no próprio dia em que as comprou.
  • Não congele marisco que já tenha sido descongelado.
  • Descongele o marisco no frigorífico, nunca à temperatura ambiente.

Com essas dicas em mente, você pode desfrutar de marisco fresco e delicioso sempre que quiser.

Se tiver alguma sugestão relacionada com a escolha ou conservação de marisco, por favor deixe-a nos comentários. Também se aceitam receitas! 😛


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

9 Comentários

  1. O marisco é um alimento que se estraga muito facilmente, e a probabilidade de ficar sem condições de ser comido é muito alta, pois é facilmente contaminado por bactérias. Assim, o mais seguro, é que sejam consumidos no próprio dia em que são comprados.
    Ou então, melhor que isto, é não comer marisco. Assim poupo de 2 formas: na carteira, já que é um alimento muito caro e na saúde, porque facilmente se estraga podendo causar intoxicações alimentares.

  2. Custa a crer que (suposta) gente no seu perfeito juízo vá cozinhar animais vivos. Este é um exemplo do Homem na sua melhor vertente de humanidade.

  3. Quando compro marisco costumo comprar na praia (uma vez por ano) directamente ao pescador. É muito mais fresco e barato. Na passagem do ano compro uns camarões congelados, afinal é um dia especial! Algumas destas dicas já conhecia, outras não.

  4. Durante quanto tempo se pode guardar marisco já cozido no frigorífico?
    Ao fim de 3dias ainda se pode consumir ou congelar?

  5. comprei lambujinhas ontem estavam frescas coloquei no frigorifo em agua para fazer amanha ha noite para a passagem de ano gostava de saber se ainda estao em condicoes de serem servidas

  6. Congelar sapateiras vivas está errado ? Tenho feito sempre desta maneira e nunca tive problemas. Agradeço esclarecimento.

    1. Não está nada errado! Se as congelar vivas está correcto. Sempre fiz isso e nunca ouvi falar que estivesse a fazer algo de errado. Estão sempre ótimas.

  7. A sério ? Esse comentário foi possível ?ser vegetariano caso seja o caso da pessoa que fez este comentário no mínimo caricato ,é que os vegetais também são seres vivos e são comidos ou ainda vivos(saladas)ou cozidos vivos(ex.couve)pois por isso deixem-se de tretas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *