Compras planeadas, impulsivas ou compulsivas?

Que tipo de consumidor você é? Conheça os vários tipos de comportamentos dos consumidores e descubra com qual se identifica mais.

cartão de crédito

Considera que faz as suas compras de forma planeada, impulsiva ou compulsiva?

Para podermos responder a esta questão, vamos analisar esses três tipos de comportamentos. Para tal, vamos pegar num simples exemplo – a renovação do seu guarda-roupa.

Compra Planeada – você começa por identificar a necessidade de substituir uma peça do seu guarda-roupa (por exemplo, uma camisa), de seguida desenvolve o seguinte processo com o objetivo de satisfazer essa necessidade:

  • Reconhecimento da necessidadereflete sobre o tipo de produto que pretende adquirir com base na qualidade, marca, urgência na aquisição, etc.
  • Procura de Informação – desloca-se a várias lojas, experimenta várias camisas que julga corresponder às suas necessidades, pesquisas informações relacionadas com a qualidade do tecido, marca, preços, etc.
  • Avaliação de Alternativas – analisa toda a informação recolhida de acordo com os critérios que definiu e com a importância que atribui a cada um. Ou seja, tendo em mente as camisas que viu ou experimentou anteriormente, analisa as características de cada uma de modo a optar pela que vai ao encontro das suas necessidades.
  • Decisão de Compra – compra a camisa que obedece aos critérios de avaliação que definiu ou então desiste da compra por não encontrar nada que cumpra os requisitos definidos por si.
  • Comportamento Pós-compra – avalia a experiência e o grau de satisfação face às suas expectativas. Com base nessa avaliação, cria uma opinião que o ajudará a decidir em compras futuras.

Compra Impulsiva – apesar de ter uma ideia global sobre o que tem e não tem no seu guarda-roupa, você não tem por hábito fazer essa análise.
O seu guarda-roupa é abastecido com base na aquisição de produtos resultante de decisões de compra tomadas no momento.
Você desloca-se às lojas não só pela necessidade de comprar, mas também pelo simples prazer de as frequentar e a realização da compra resulta de um enorme desejo de comprar por comprar ou da gratificação emocional desse ato.

Compra Compulsiva – este tipo de compra não se destina a satisfazer uma necessidade de abastecer o seu guarda-roupa. Até pode ter um excesso de peças de roupa repetidas e mesmo falta de peças essenciais. Faz compras como forma de ultrapassar momentos de mal-estar, de angústia ou de depressão. É provável que tenha o seu guarda-roupa repleto de artigos que nunca usa.

E você, com que tipo de comportamento se identifica mais? Felizmente enquadro-me mais no de “Compra Planeada”!

Este texto foi elaborado com recurso a um livro que estou a ler: O Comportamento do Consumidor de Adelino Alves Cardoso.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

5 Comentários

  1. Eu acho que cada vez mais as compras estão a ser planeadas, mas por vezes é importante saber fazer compras impulsivas, já me aconteceu não as fazer e perder a oportunidade de ter esse artigo, porque entretanto foi adquirido, ou o preço mudou. Acho que de vez em quando até é saudável, mas é claro que a maioria das compras deve ser planeada, mas só se formos capazes de tomar uma decisão, para quem é muito indeciso aconselho pedir ajuda na parte final.

  2. Cada vez mais temos de planear as compras, mas existem tentações que nos fazem fazer compras compulsivas. Tantas promoções por vezes são aliciantes.

  3. O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.

    Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:

    * Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
    * Aumento progressivo do volume de compras.
    * Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
    * Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
    * Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
    * Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
    * Problemas financeiros causados por compras.

    Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para [email protected]

    Site:www.amiti.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *